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Temáticas => Tecnicistas => Tópico iniciado por: nuno2500 em 15 de Junho de 2011, 16:33:23

Título: Reparação do motor PF-M
Enviado por: nuno2500 em 15 de Junho de 2011, 16:33:23
Ora de volta a casa e após uma tentativa à bruta de abrir um dos meus dois motores M que berraram no AeP2, meti mão à obra com mais calma. Aqui ficam as fotos do interior e a descrição do processo de abertura.


(https://lh4.googleusercontent.com/roDgA4pyKX0FebCRjrharv6Ji02D4AWd-2vyk-Wnw7FC-ptRrbxhao-EXTzzFIFtnmFgLfrOTSUtxoP3jYpppdvCFA=s512)


Primeiro que tudo, tal como os motores de comboio 9V, a abertura só se pode fazer cortando o ABS. Aqueles encaixes que se vêem nas foto acima, servem para trancar as duas peças exteriores e têm que ser desbastados com um x-ato ou algo parecido. Neste caso como fiz uma tentativa à bruta as marcas notam-se muito mas para a próxima uso um x-ato de forma cirúrgica e acredito que o resultado seja mais limpinho.


Depois é ir desmontando as engrenagens planetárias e limpar tudo. Não usei lubrificante porque não tenho aquele de lítio que parece que é o único que não ataca o plástico. Com o motor cá fora, liguei-o à caixa de pilhas para confirmar se era ou não do motor. Funcionou à primeira. Caso necessário, pode-se entornar álcool lá para dentro e fazer rodar o eixo o que vai disolver sujidade que possa existir nos contactos internos (já fiz isto nos de 9v e resultou). Depois é voltar a montar tudo com calma e usar o parafuso da tampa para voltar a fechar o motor.


E pronto, poderei não o usar num moc onde seja muito forçado mas pode ir para o andrade ou para a roda gigante ou algo onde seja poupado a grandes esforços.


(https://lh6.googleusercontent.com/oa4MbwN3MvGM77i7lN-SjDSJfZqy-TWL7ho-RF7e10E8UcOVpsUgNL0xTyYgJAZbQET81jyfMcKDznBCbEs9GU6pmg=s512)
(https://lh6.googleusercontent.com/OBEg6ryjVfNjno52I6bWD5IpiDMvJL3S4ZFGXaZxlCh7JnP3aILtf_wR6WrOxwKrg6uthQRzLsI7ZsxfngKIY3a-KQ=s512) 
(https://lh4.googleusercontent.com/HYOBzCCRETXNgPYcwPHyp1VNylotI8cRTlCNmrdVuwf1IatvmB45pR4bWOgHgCVascGsAnSwQhdVv5AXjvWWqj5w3A=s512)
Título: Re: Reparação do motor PF-M
Enviado por: hugosantos em 15 de Junho de 2011, 16:54:21
Algumas perguntas:

O motor funcionava, ainda que mal, quando o retiraste do MOC?

O motor não funcionava apenas por acumulação de sujidade?

Após reparação dirias que em percentagem qual a performance do motor daqui para a frente?

Obrigado pelas imagens e dos passos que seguiste, és realmente o Sr Engenhocas  ;D
Título: Re: Reparação do motor PF-M
Enviado por: nuno2500 em 15 de Junho de 2011, 17:05:15
Algumas perguntas:

O motor funcionava, ainda que mal, quando o retiraste do MOC?

O motor não funcionava apenas por acumulação de sujidade?

Após reparação dirias que em percentagem qual a performance do motor daqui para a frente?

Obrigado pelas imagens e dos passos que seguiste, és realmente o Sr Engenhocas  ;D


LOL Pareces um médico  ;)


O motor ficou completamente parado no AeP2. Não sei a razão mas acredito na acomulação do pó ou pó do desgaste das gears nos contactos. Por outro lado como é um sistema de  engrenagens planetárias fechado, pode acumular esse pó ou sujidade lá dentro e impedir o rodar das seis gears pequenas. Agora estou a abrir um que roda mas tem muito pouca força. Quando souber o resultado digo qualquer coisa.


O que já reparei, parece ter a mesma força quando o tento parar à mão apertando um eixo. Vamos ver com o tempo.
 
Título: Re: Reparação do motor PF-M
Enviado por: nuno2500 em 15 de Junho de 2011, 17:31:36
Ora bem, o segundo motor M que abri hoje funcionava mas lento e sem força. Segui o processo que descrevi no início do tópico e abri-o. Verifiquei que o motor fora da caixa e ligado a pilhas rodava lento na mesma. Estes motores são muito semelhantes aos dos carrinhos das pistas de slot (não dos profissionais) dos quais eu ja tenho algum conhecimento do interior de quando era puto. Decidi abri-lo e vejam o estado dos contactos do motor:


(https://lh5.googleusercontent.com/ToybUdBrVHaamQfeYnKza-cfzzNZlOEkCsfJeaol8YBnLd_DiLFsuJorIFoBbSV3bwsWkJFPlCjLoN38mWwPvEbYDQ=s512)



(https://lh3.googleusercontent.com/pSxsKMkd7xfDNm8SLpfrYHv5GQcMBwfJAy3fjJB0QvPSxVeoCVmHbv_r6ilD7fWb00Clv4_DjEMFTEPSHyHB-S8cHA=s512)


O algodão não engana:


(https://lh4.googleusercontent.com/2KCuZ_ZHdlFLa7UM-qE_J_WLFYWqxOpsuxSQLrymjhG7wn1drokZ0R7ScG3vDN7Ubo3EGXpkJuBdqw8nnvwwGNiI-Q=s512)


Atenção que estes contactos são muito finos e frágeis. É necessário muita calma e na dúvida não forçar.


(https://lh3.googleusercontent.com/NJsjWmi_sMm5BJHiZvQ4blxlmu2NJjOnQ1PI5zf35Ufz9qU_mK0Z9SrQG6AEaGs7MBzbwjst7GTcVFVYz-21QH4O2w=s512)


No processo de fechar o motor é necessário muito cuidado para o eixo entrar entre os dois contactos e não os empurrar o que os iria danificar.




Já está a funcionar, penso que senão normalmente, de forma a ter uso.







Título: Re: Reparação do motor PF-M
Enviado por: Nine em 15 de Junho de 2011, 17:50:53

Não queres passar isto para a wiki e/ou para o Helpdesk ?

Grande tutorial :)
Título: Re: Reparação do motor PF-M
Enviado por: nuno2500 em 15 de Junho de 2011, 18:01:28

Não queres passar isto para a wiki e/ou para o Helpdesk ?

Grande tutorial :)


Se calhar fica melhor no helpdesk não? Hoje já não tenho tempo mas dentro de dias farei algo para o helpdesk e depois vou linkar no eurobricks.
Título: Re: Reparação do motor PF-M
Enviado por: Nine em 15 de Junho de 2011, 18:13:15

Não queres passar isto para a wiki e/ou para o Helpdesk ?

Grande tutorial :)


Se calhar fica melhor no helpdesk não? Hoje já não tenho tempo mas dentro de dias farei algo para o helpdesk e depois vou linkar no eurobricks.


A vantagem da wiki era poder ser atualizada com o tempo, é mais fácil do que no fórum.

Chegou-se a falar nisso, criar um secção para tutoriais na wiki, mas penso que não chegou a ir para a frente.
Título: Re: Reparação do motor PF-M
Enviado por: Tito em 15 de Junho de 2011, 18:17:59
Bom trabalho Nuno. Tu és mesmo o gajo das engenhocas. Um dia destes ainda partilho contigo umas ideias que fervilham na minha cabeça...

Onde quer que seja colocado, convém reorganizar tudo no mesmo testo e, de preferência, remover as referências à primeira pessoa.  ;)

Se for para a Wiki, pergunta se tiveres alguma dúvida. Se for para o fórum, podes responder mesmo neste tópico e eu depois movo para o helpdesk.
Título: Re: Reparação do motor PF-M
Enviado por: Americo Verde em 15 de Junho de 2011, 23:31:42
Definitivamente deveria de estar nos dois locais para que não seja esquecido nem num lado nem noutro.
Quando tivermos algo avariado, falamos com o Nuno :) S
Título: Re: Reparação do motor PF-M
Enviado por: Tito em 16 de Junho de 2011, 00:02:47
Dois locais não! Isso é meio caminho andado para as informações ficarem incoerentes em pouco tempo.
Título: Re: Reparação do motor PF-M
Enviado por: Americo Verde em 16 de Junho de 2011, 00:07:47
Dois locais não! Isso é meio caminho andado para as informações ficarem incoerentes em pouco tempo.

Isto é um tópico que vai ser actualizado?
Título: Re: Reparação do motor PF-M
Enviado por: Tito em 16 de Junho de 2011, 00:09:56
Dois locais não! Isso é meio caminho andado para as informações ficarem incoerentes em pouco tempo.

Isto é um tópico que vai ser actualizado?

Não sei! Mas se for começam logo as incoerências.
Título: Re: Reparação do motor PF-M
Enviado por: Americo Verde em 16 de Junho de 2011, 00:12:11
Então que se decida onde fique melhor e prefiro a wiki para este tipo de informação, apesar que em algum sítio deveria haver uma referência a isto.
Título: Re: Reparação do motor PF-M
Enviado por: Nine em 16 de Junho de 2011, 09:40:35
Então que se decida onde fique melhor e prefiro a wiki para este tipo de informação, apesar que em algum sítio deveria haver uma referência a isto.

Um tópico fixo no Helpdesk com um link para os tutoriais da wiki.
Título: Re: Reparação do motor PF-M
Enviado por: Americo Verde em 17 de Junho de 2011, 08:29:34
Então que se decida onde fique melhor e prefiro a wiki para este tipo de informação, apesar que em algum sítio deveria haver uma referência a isto.

Um tópico fixo no Helpdesk com um link para os tutoriais da wiki.

Isso!
Título: Re: Reparação do motor PF-M
Enviado por: nuno2500 em 17 de Junho de 2011, 10:34:02
Então que se decida onde fique melhor e prefiro a wiki para este tipo de informação, apesar que em algum sítio deveria haver uma referência a isto.

Um tópico fixo no Helpdesk com um link para os tutoriais da wiki.

Isso!


Em breve, talvez ainda hoje,
Título: Re: Reparação do motor PF-M
Enviado por: chasplas em 17 de Junho de 2011, 20:20:37
Ola,

Muito interesante, agora ja sabemos que encontrar tras o ABS.  :-)d

Os motores DC en geral tenhen o problema da "cinza"  que se crea nos contactos.  :facepalm:

Na industria, este tipo de motores precisan de mantenemento continuo por causa de isto e outras  coisas.

Título: Re: Reparação do motor PF-M
Enviado por: Mortymore em 02 de Julho de 2011, 11:21:04
...Caso necessário, pode-se entornar álcool lá para dentro e fazer rodar o eixo o que vai disolver sujidade que possa existir nos contactos internos (já fiz isto nos de 9v e resultou)...

Para uso em material eléctrico e electrónico, recomendo apenas o uso de álcool isopropílico (http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lcool_isoprop%C3%ADlico) para evitar oxidação. Pode é não ser fácil de encontrar à venda e talvez não seja propriamente barato.  :-\

Abraço
Título: Re: Reparação do motor PF-M
Enviado por: nuno2500 em 02 de Julho de 2011, 12:12:15
...Caso necessário, pode-se entornar álcool lá para dentro e fazer rodar o eixo o que vai disolver sujidade que possa existir nos contactos internos (já fiz isto nos de 9v e resultou)...

Para uso em material eléctrico e electrónico, recomendo apenas o uso de álcool isopropílico (http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lcool_isoprop%C3%ADlico) para evitar oxidação. Pode é não ser fácil de encontrar à venda e talvez não seja propriamente barato.  :-\

Abraço


Boa dica, obrigado.
Título: Re: Reparação do motor PF-M
Enviado por: Tito em 02 de Julho de 2011, 16:10:26
Nuno, não queres colocar na Wiki? É muito mais fácil para ser actualizado por qualquer pessoa.