Tive que ficar várias horas na estação do Entroncamento e aproveitei a oportunidade para apreciar o material ferroviário que está ali armazenado.
Chamou-me a atenção uma grua do início do séc XX que tinha a particularidade de usar uma corrente mecânica em vez de cabos.
Observei-a com atenção mas não consegui perceber como funcionava, pois parecia não fazer sentido.
Ao chegar a casa tentei fazer uma grua com a corrente da Lego (chain links), e depressa descobri que havia uma forma de funcionar muito melhor do que como estava inicialmente a pensar.
Os elos da corrente passam por uma roda dentada e a extremidade fica solta. Tal e qual como no modelo real, que passou subitamente a fazer sentido!
O moc é muito simples como podem ver. Na parte de trás tem dois bricks 2x6 que servem de contrapeso e os elos da corrente ficam armazenados no meio quando não estão a ser usados.
Não sei se alguém já tinha feito uma coisa destas em lego, mas conforme se vê, a ideia tem mais de um século. Se alguém quiser vou deixar umas dicas: Eu usei uma gear 8 teeth com uma peça lisa do outro lado para manter a corrente na posição. Ao rodar a gear a corrente anda para um lado ou para o outro. Mas quando se puxa a corrente, ela não se move, o que é muito vantajoso. Tenham em atenção que existem vários modelos de gear 8 teeth e nem todas obtém resultados perfeitos.
http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=523995
Acho que conseguiste fazer uma boa réplica.
Está no ponto! Melhor não conseguiria, grande trabalho ;)
Boas Daniel, como sempre consegues umas engenhocas interessantes. :)
Já tinha visto uma grua deste tipo algures, no entanto não pensei muito como seria o funcionamento. Como exercício está muito bom, mas agora o pessoal consegue por muitos mais detalhes na parte estética. Continua! :)
Pois. Para começar acho que tinha que trocar o preto por outra cor, talvez cinzento escuro. Depois aplicar algumas alterações para dar um aspecto mais arredondado. Acho que era possivel. Mas com as peças que tenho aqui estou um pouco limitado!
Bem, como o exercício para descobrir como funcionava o engenho, está perfeito :)