image/svg+xml

Autor Tópico: [MOC] Sonhos para uns... desespero para outros...  (Lida 3195 vezes)

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50490
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] Sonhos para uns... desespero para outros...
« Responder #15 em: 09 de Julho de 2009, 08:11:48 »
Bem.. só acho que poderias ter um cuidado maior com as fotografias. Tens um tutorial do rupi no quadro "helpdesk" que dá umas dicas interessantes como devemos fotografar os MOCs.

Não é que interesse muito, afinal é um MOC, mas utilizas uma técnica ilegal ao colocar os beams technic numa plate.

Mortymore

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 638
  • just4fun
    • BrickShelf
Re: [MOC] Sonhos para uns... desespero para outros...
« Responder #16 em: 09 de Julho de 2009, 11:14:57 »
Desculpem isto ir off-topic:

... mas utilizas uma técnica ilegal ao colocar os beams technic numa plate.

Tinha a ideia leiga que logo que as peças LEGO encaixem, tudo seria possível.
Contudo, tenho lido aqui e ali, comentários sobre a "ilegalidade" de alguns tipos de "união de facto".  ;D

Ainda andei em tempos à procura de alguma compilação ou livro de regras LEGO, porque afinal, se à regras, deveria haver um "código com as leis". Como até hoje não encontrei nada, se possível gostaria que me indicassem onde se pode encontrar o tal livrinho com as regras de contrução LEGO.
Obrigado por qualquer esclarecimento.  ;)

Abraço
« Última modificação: 09 de Julho de 2009, 11:16:43 por Mortymore »

marcosbessa

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 5534
  • LEGO Senior Designer
    • A minha janela para o mundo!
Re: [MOC] Sonhos para uns... desespero para outros...
« Responder #17 em: 09 de Julho de 2009, 11:28:27 »
Aqui tens um link para uma apresentação power point feita para o Brickfest 2006.....

Sei que isto já foi aqui apresentado algures, mas não me apeteceu procurar no forum.... Não sei que pesquisas andaste a fazer, mas eu com um simples "illegal lego technics" encontrei este ficheiro na primeira página de resultados!  :?

Mortymore

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 638
  • just4fun
    • BrickShelf
Re: [MOC] Sonhos para uns... desespero para outros...
« Responder #18 em: 09 de Julho de 2009, 11:43:24 »
... Não sei que pesquisas andaste a fazer, mas eu com um simples "illegal lego technics" encontrei este ficheiro na primeira página de resultados!  :?

A diferença por vezes está no uso de uma palavra "mágica".

Vou ver isso, obrigado  ;)

Abraço

PS: Já vi e achei muito pobrezinho, pois particularmente sobre peças Technic quase nada é dito.  ^:)^
Estava à espera que própria LEGO tivesse um manual sobre as regras do seu jogo, e foi esse o caminho que andei a seguir, sem sucesso até à data.
« Última modificação: 09 de Julho de 2009, 11:50:06 por Mortymore »

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: [MOC] Sonhos para uns... desespero para outros...
« Responder #19 em: 09 de Julho de 2009, 14:37:26 »
PS: Já vi e achei muito pobrezinho, pois particularmente sobre peças Technic quase nada é dito.  ^:)^
Estava à espera que própria LEGO tivesse um manual sobre as regras do seu jogo, e foi esse o caminho que andei a seguir, sem sucesso até à data.

A regra é única e extremamente simples: se a peça ficar colocada em esforço, está colocada ilegalmente.
A definição de esforço não inclui, por razões óbvias, a deformação intrínseca dos studs/antistuds necessária ao encaixe padrão.

O resto das peças é que - para efeito de determinação da ilegalidade - se considera como indeformável no papel (assim, se em projecto a peça não encaixa, é "ilegal" quando se tenta construir em ABS)


Pedro

Mortymore

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 638
  • just4fun
    • BrickShelf
Re: [MOC] Sonhos para uns... desespero para outros...
« Responder #20 em: 09 de Julho de 2009, 15:23:19 »

A regra é única e extremamente simples: se a peça ficar colocada em esforço, está colocada ilegalmente.
A definição de esforço não inclui, por razões óbvias, a deformação intrínseca dos studs/antistuds necessária ao encaixe padrão.


Antes de mais obrigado.

Contudo acho que essa regra universal é no mínimo vaga, e certamente gostaria de a ver clarificada pelo menos com uma lista de exemplos mais composta.
Talvez para quem já leva uma vida de brincadeira com os tijolinhos de plástico, essas regras estejam perfeitamente "encaixadas" e sejam claras. Mas para quem começa, ou lida com LEGO de forma ocasional, seria bom ter isso tudo explicado de forma clara, e na verdade o manual cujo link foi anteriormente disponibilizado pelo marcosbessa, peca apenas por ser parco em exemplos, pois julgo que haverá muito mais violações às regras que podiam ser demonstradas.

É pá!... não sei... quando vejo manuais do utilizador que até se dão ao trabalho de informar que não se devem colocar gatos a secar no microondas ou a lavar na máquina da louça ou roupa, esperava que no mínimo a LEGO com a quantidade de anos que tem de existência, já tivesse uma manual de boas práticas mais elaborado. Se calhar estou a pedir demais.  ^:)^
 
Abraço

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: [MOC] Sonhos para uns... desespero para outros...
« Responder #21 em: 09 de Julho de 2009, 17:16:22 »
É pá!... não sei... quando vejo manuais do utilizador que até se dão ao trabalho de informar que não se devem colocar gatos a secar no microondas ou a lavar na máquina da louça ou roupa, esperava que no mínimo a LEGO com a quantidade de anos que tem de existência, já tivesse uma manual de boas práticas mais elaborado. Se calhar estou a pedir demais.  ^:)^

Sensibilidade e bom senso. :)

A sensibilidade neste caso é para perceber quando uma peça está em esforço. Para isso é preciso conhecer a geometria das peças, e em casos particulares o material. Se antes de construir uma coisa podes saber facilmente? Não. A menos que sejas um tarado da geometria, a fim de fazer cálculos com precisão micrométrica.
Agora, há uma coisa que facilita: LEGO é para pôr mãos à obra, experimentar, e não ficar pelo papel. Se a coisa é forçada, abandona-se a ideia e contorna-se o problema. É para brincar. Se uma ponte de LEGO falhar, reconstrói-se - não morre gente, o problema da responsabilidade não se coloca.

Duvido que um fabricante de brinquedos queira editar uns milhares de páginas com as especificações de cada peça, e os milhões de combinações possíveis e "impossíveis", para um universo marginal de potenciais interessados. E esse é o bom senso. A definição é vaga - mas é eficaz.


Pedro

Mortymore

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 638
  • just4fun
    • BrickShelf
Re: [MOC] Sonhos para uns... desespero para outros...
« Responder #22 em: 09 de Julho de 2009, 17:40:15 »

Duvido que um fabricante de brinquedos queira editar uns milhares de páginas com as especificações de cada peça, e os milhões de combinações possíveis e "impossíveis", para um universo marginal de potenciais interessados. E esse é o bom senso. A definição é vaga - mas é eficaz.


Desculpa discordar mas não vejo onde é que está o bom senso quando as coisas se colocam em posições extremadas:
"1 ou 2 exemplos" vs "milhares de exemplos"

Mas, não só concordo que a LEGO não estaria na disposição de editar milhares de exemplos, como ainda acrescentaria que se o fizesse ninguém estaria disposto a ler um calhamaço desses. Por isso não faria certamente sentido uma edição dessa envergadura.

O bom senso a mim diz-me que, "uma lista de exemplos mais composta", seria bem vinda. Mas também me diz que não adianta falar mais nisso.   8)

Obrigado pelos esclarecimentos prestados.  ;)

Abraço
« Última modificação: 09 de Julho de 2009, 18:15:15 por Mortymore »

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: [MOC] Sonhos para uns... desespero para outros...
« Responder #23 em: 09 de Julho de 2009, 17:45:19 »
Mas também me diz que não adianta falar mais nisso.   8)

O mais está a mais. Fora isso, a frase é perfeita :)


Pedro

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50490
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] Sonhos para uns... desespero para outros...
« Responder #24 em: 09 de Julho de 2009, 18:36:16 »
Atenção que as técnicas ilegais tem que ver com a utilização delas em sets da própria LEGO. A LEGO nunca referiu que os seus clientes não pudessem utilizar a técnica x ou y, no máximo tem alguns conselhos em alguns livros de instruções.

Eu já vi uma apresentação mais recente com a introdução de, por exemplo, novas peças como o novo cone 1x1. Mas haver um "manual" com todas os encaixes proibidos não existe e duvido que a LEGO faça qualquer coisa do género.. simplesmente porque iria ser interminável :)
O que normalmente acontece são duas coisas. Se o LEGO Designer tem uma dúvida sobre uma qualquer conexão, vai ao departamento (cujo o nome já não me lembro) e pergunta, eles estudam o assunto e dão ou não o seu aval.
Todos os sets passam por várias fases depois de serem "concluídos" pelo LEGO Designer, uma delas envolve o mesmo departamento que falei acima.
Na edição anterior do Grande Jogo surgiu uma dúvida se uma determinada ligação era legal (pelos requisitos da LEGO) e fizemos algo do género.. perguntámos a um LEGO Designer que foi por sua vez fazer a pergunta ao tal departamento que respondeu com uma negativa :)

tânia

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 11618
  • Ditadora...olha, decide tu!!
    • Pasta do brickshelf
Re: [MOC] Sonhos para uns... desespero para outros...
« Responder #25 em: 09 de Julho de 2009, 22:19:14 »
Bem, esta discussão (sobre o tema do MOC, entenda-se), só se destaca mais [e agora vou ser muito sincera] devido à simplicidade do MOC no que toca a técnicas, forma e estética.
Convenhamos que o tema é não dos preferidos da humanidade em geral (no entanto convém não esquecê-lo, para que não se repita), mas realmente se tivesses apresentado algo mais elaborado em termos de LEGO, onde tivesses investido mais tempo e mais criatividade provavelmente o tema passaria um pouco ao lado, não teria este destaque e o MOC poderia então ser devidamente comentado.
Por exemplo ao analisar o teu MOC, os dois elementos que chamam logo a atenção são o minifig e as suásticas...dois elementos que nem deveriam ser os mais importantes, tendo em conta que o mecanismo de cortar (seja o que for), é à partida algo que possa interessar os AFOLs.
Acho que um MOC deve agradar ou desagradar os AFOLs pela construção per se e não pelo tema mas para isso não basta colar uma história por trás para que tenha alguma projecção. As histórias funcionam sim, mas o MOC, seja ele de que técnica for, precisa de um nível mínimo de criatividade e mais importante, o desenvolvimento e construção sustentáveis de acordo com a história subjacente.
Reparem que neste caso, muito pouco se falou no MOC até agora e muito mais se debateu sobre questões à volta dele.


@F.L.D. - Se este é um tema que te atrai, não tenho nada contra, mas espero que possas dedicar-te um pouco mais nos teus projectos futuros, ok?
tânia
boas construções!

F. L. D.

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 932
  • Vignette theme. Why not?
Re: [MOC] Sonhos para uns... desespero para outros...
« Responder #26 em: 11 de Julho de 2009, 18:01:17 »
Muito obrigado ;)  Vou seguir o conselho.


Este (devido à minha idade) foi o primeiro MOC que apresentei e que continha um mecanismo,  vou apresentar outro MOC em techic (1º completamente em techic) portanto é possivel que não seja o melhor que já viram :-\.

Mortymore

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 638
  • just4fun
    • BrickShelf
Re: [MOC] Sonhos para uns... desespero para outros...
« Responder #27 em: 11 de Julho de 2009, 18:12:31 »
Julgo que, especialmente quando estamos a começar, é sempre benéfico apresentar qualquer tipo de MOC, melhor ou... menos bom, pois dessa forma podemos receber feedback do nosso trabalho, para tentar-mos perceber se estamos a ir bem, o que podemos melhorar, o que estamos a fazer mal...

Não podemos é ter vergonha de apresentar as nossas criações, enm ficar melindrados com as correcções que nos façam, pois estas serão certamente bem intencionadas e destinadas a ajudar-nos a chegar mais longe.
Claro que apartir de um determindado estágio, todos nós vamos fazendo experiências que por vezes saem frustradas, e que pelo que já aprendemos entretanto, somos perfeitamente capazes de perceber que dali saiu uma porcaria sem haver necessidade de pedir opinião a alguém.
Mas até os sabem muito disto, e que fazem grandes obras, veêm aqui e a ali alguém a fazer uma boa sugestão ou correcção, e isso é sempre benéfico. Perfeito ninguém é, mas todos podemos melhorar.  ;)

Por isso... não te acanhes.  :-)d

Abraço

marcosbessa

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 5534
  • LEGO Senior Designer
    • A minha janela para o mundo!
Re: [MOC] Sonhos para uns... desespero para outros...
« Responder #28 em: 11 de Julho de 2009, 18:35:31 »
Julgo que, especialmente quando estamos a começar, é sempre benéfico apresentar qualquer tipo de MOC, melhor ou... menos bom, pois dessa forma podemos receber feedback do nosso trabalho, para tentar-mos perceber se estamos a ir bem, o que podemos melhorar, o que estamos a fazer mal...

Não podemos é ter vergonha de apresentar as nossas criações, enm ficar melindrados com as correcções que nos façam, pois estas serão certamente bem intencionadas e destinadas a ajudar-nos a chegar mais longe.
Claro que apartir de um determindado estágio, todos nós vamos fazendo experiências que por vezes saem frustradas, e que pelo que já aprendemos entretanto, somos perfeitamente capazes de perceber que dali saiu uma porcaria sem haver necessidade de pedir opinião a alguém.
Mas até os sabem muito disto, e que fazem grandes obras, veêm aqui e a ali alguém a fazer uma boa sugestão ou correcção, e isso é sempre benéfico. Perfeito ninguém é, mas todos podemos melhorar.  ;)

Por isso... não te acanhes.  :-)d

Abraço

Muito bem dito (escrito!)!  ;)