image/svg+xml

Autor Tópico: [Tutorial] Criação de pastas no Brickshelf  (Lida 3758 vezes)

pedroagnelo

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 14366
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
[Tutorial] Criação de pastas no Brickshelf
« em: 02 de Abril de 2007, 19:19:30 »
Para começar é necessário estar registado no Brickshelf (seguir o link)

http://www.brickshelf.com/cgi-bin/newuser.cgi

Depois de preenchidos os campos será enviado um email para a conta fornecida com a chave de activação (normalmente demora apenas alguns minutos). Uma vez activada a conta estamos prontos!

Nota: Ao activar a conta do Brickshelf é também activada uma conta com o mesmo username e password no www.maj.com. Esta conta não é moderada e pode (deve) conter todo o material não relacionado com LEGO.

Depois de activada a conta, fazemos login e aparece um ecrã vazio (o conteúdo da nossa galeria). Antes de criar pastas devo recordar que não existem comandos para mover conteúdos de uma pasta para outra, por isso não devem colocar nada, excepto talvez o avatar, na pasta principal (ver a esta).

Como podem ver eu coloquei o avatar nesta pasta e criei três sub-pastas (mas vocês podem escolher quantas criar).

Para criar uma pasta propriamente dita temos que entrar na pasta desejada (por defeito após o login entramos na pasta principal) e clicamos em "Add a folder" no canto superior direito. Aparece um menu com um quadro e três campos de preenchimento. Para criar com sucesso uma pasta temos que escolher pelo menos uma das tags (do quadro). Acessoriamente, e se não existir a opção pretendida, podemos escrever a tag no campo "Additional Keywords".
O nome da pasta tem algumas restrições: só pode conter os caracteres A a Z (maiúsculas e minúsculas), algarismos de 0 a 9 e hífens "-"; o nome não pode começar por um hífen e tem que ter pelo menos dois caracteres. O nome da pasta NÃO PODE conter espaços ou acentuação!!!.
Para terminar falta apenas a descrição, esta pretende-se que seja um breve sumário do conteúdo da pasta e aceita todos os caracteres (inclui o espaço) excepto a acentuação (eu recomendo a escrita em inglês, o que elimina este pormenor).

Para adicionar conteúdos a uma pasta clicamos na opção "Upload", na barra superior (o conteúdo aceite no Brickshelf  resume-se a ficheiros de imagem, ficheiros de Ldraw e ficheiros de texto. Os arquivos zip são descompactados automaticamente. Vários ficheiros como .mp3, .html, .exe serão apagados automaticamente e todos os uploads são sujeitos a moderação antes de serem tornados públicos, no entanto os deep links funcionam logo (um deep link é um endereço que dirige directamente a uma imagem por exemplo - deve portanto terminar em *.jpg ou outra extensão de ficheiro de imagem ou texto).

Após uma sessão de upload, se não aparecerem os Thumbnails pode ser necessário fazer rescan das imagens novas clicando em "Rescan"

Nota: o conteúdo não relacionado com LEGO será apagado pelo moderador.

Para terminar, os botões "Edit" e "Edit this" servem para modificar as tags e a descrição de uma pasta (o nome não pode ser editado); Edit para uma subpasta e Edit this para a pasta na qual estamos.

Espero que o tutorial vos seja de alguma utilidade e se tiverem alguma questão estejam à vontade para a colocar no quadro ou directamente a mim por mensagem pessoal.
« Última modificação: 26 de Junho de 2012, 23:41:19 por adm_i »
Pedro Agnelo