image/svg+xml

Autor Tópico: [MOC] Gray Havens - fonte  (Lida 1190 vezes)

Reekardoo

  • ...
  • **
  • Mensagens: 477
  • Eu é mais LEGO(s)!
[MOC] Gray Havens - fonte
« em: 07 de Novembro de 2014, 22:55:02 »
Boas,

venho apresentar o meu novo MOC e projecto no ideas.lego - https://ideas.lego.com/projects/84919

Inserido na temática Gray Havens, fica aqui um apontamento do grande MOC que nunca irei terminar  :facepalm:



Espero que gostem e que apoiem.

Obrigado

hugo.tx

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2823
  • SGT Teixeira
Re: [MOC] Gray Havens - fonte
« Responder #1 em: 08 de Novembro de 2014, 00:31:25 »
Gostei e apoiei. aproveitei para apoiar mais alguns MOCs teus que gostei bastante  ;)

Seraph

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1424
  • ...
Re: [MOC] Gray Havens - fonte
« Responder #2 em: 08 de Novembro de 2014, 11:34:54 »
Tal como a maioria dos MOCs que apresentas, gosto e apesar deste MOC ser um pouco simples tem pormenores muito bons. No entanto, acho que à excepção do tema que criaste, Galaxy Command, e mais algumas propostas tuas, a maioria nunca irá passar no LEGO Ideas pela sua dimensão, pelo nº de peças, pelo detalhe da construção, não estou a dizer com isto que o que apresentas não presta, pelo contrário é tudo muito bom! Mas devias propor  ideias mais simples, que facilmente podemos imaginar dentro de uma caixa à venda nas prateleiras de lojas de brinquedos. Penso que com a tua criatividade e técnica podes vir a ter um projecto finalista no LEGO Ideas, só tens de conseguir imaginar que essa criação podia ser um Set oficial!

Reekardoo

  • ...
  • **
  • Mensagens: 477
  • Eu é mais LEGO(s)!
Re: [MOC] Gray Havens - fonte
« Responder #3 em: 08 de Novembro de 2014, 23:33:48 »
Gostei e apoiei. aproveitei para apoiar mais alguns MOCs teus que gostei bastante  ;)

Obrigado  :-)d

Reekardoo

  • ...
  • **
  • Mensagens: 477
  • Eu é mais LEGO(s)!
Re: [MOC] Gray Havens - fonte
« Responder #4 em: 09 de Novembro de 2014, 00:08:25 »
Tal como a maioria dos MOCs que apresentas, gosto e apesar deste MOC ser um pouco simples tem pormenores muito bons. No entanto, acho que à excepção do tema que criaste, Galaxy Command, e mais algumas propostas tuas, a maioria nunca irá passar no LEGO Ideas pela sua dimensão, pelo nº de peças, pelo detalhe da construção, não estou a dizer com isto que o que apresentas não presta, pelo contrário é tudo muito bom! Mas devias propor  ideias mais simples, que facilmente podemos imaginar dentro de uma caixa à venda nas prateleiras de lojas de brinquedos. Penso que com a tua criatividade e técnica podes vir a ter um projecto finalista no LEGO Ideas, só tens de conseguir imaginar que essa criação podia ser um Set oficial!

O que eu sempre disse - e por muitas vezes fui criticado por postar no ideas - é que faço do ideas uma plataforma de exposição dos meus MOCs. E apostei nesta plataforma porque para além de ser uma galeria como outra, trazia uma possibilidade de ver o set produzido.

Quando criei os primeiros sets de facto tentei nortear-me pelos princípio de que eu acho que devem ter os sets - desde selecção de cores, jogabilidade, design, facilidade de construção, técnicas etc... de forma a agradar a miúdos e graúdos.

Descobri contudo que para chamar a atenção do grande público temos que fazer coisas que chamem a atenção e não que necessariamente tenham os factores de um set.

O ideas serve essencialmente para lançar sets que apelam a uma audiência mais adulta. vejam-se os IPs que passaram os 10000. São cenas dos anos 80. Não são essencialmente miúdos que vão lá apoiar. Até porque no antigo cuusoo até havia uma limitação de idade para aa presentação de ideias... mas isso é outra coisa.

Em suma, ao apresentar coisas simples nunca chegarei aos 10000 a não ser que tenha um IP forte e a sorte de conseguir pub a um vasto nível. O que nunca consegui. Tenho mais de 500 amigos no face e nem 50 devem apoiar as minhas cenas. Publico em vários fóruns e o máximo que consegui foram 500 apoiante numa semana - o que já é obra e foi com um projecto do avatar...

Consciencializei-me que o ideas serve para mostrar o meu trabalho mas tenho e sempre tive noção que só em raros casos (o exo suit é um deles) é que realmente os parâmetros de um set e o concept ideas se vão encontrar... senão analisemos:

Shinkai - não é um set para crianças. É para adultos. O playability é limitadíssimo. Contudo conseguiu lá chegar por se tratar de uma marco. É para adultos.

Hayabusa - igual... triando o facto espaço que alguns miúdos gostam é mero display. Adultos...tb.

Regresso ao futuro - o 1º a merecer quanto a mim ser um set - playability q.b., design +/-, minifiguras engraçadas, construção acessível. Porém é um tema que só chegou lá por ser um I.P. de agrado a graúdos... os miúdos gostam mas não se identificam assim tanto quanto isso. A máquina de marketing da LEGO sabe o que faz contudo e o facto é que o set esgotou - mas creio que foi por ser mais um coleccionável e não porque os miúdos vêem na loja e pedem aos pais.

Mars science laboratory - é como o Hayabusa... é giro, tá na moda... construção engraçada se bem que os technic não sejam do agrado de muitos miúdos e de alguns graúdos tb... em suma, carece de playability a meu ver. é mais um display

Ghostbuster - tal e qual o regresso ao futuro com a excepção de que o tema está a ser relançado e algumas crianças reconhecem o conceito dos desenhos animados. Além disso, o set está muito bem conseguido e a técnica das janelas é simples e engraçada. O único set ao qual eu verdadeiramente concedo que preenche todos os meus criteriosos pontos, com a excepção do...

Exo suit - o mais fenomenal exemplo de que qualquer bom set pode chegar lá! Pois... mas o pessoal esquece-se que quem fez aquele set foi o peter e o MOC já era conhecido no flickr por milhares de pessoas pelo que já tinha uma fanbase pré estabelecida (ainda que totalmente merecida). Reúne todos os critérios mas não vi mais nenhum projecto sem IP chegar lá... é difícil.

research institute - é o set do politicamente correcto. Até é giro e abrange uma área mal explorada pela LEGO e que serve a todos os amantes de city. Reúne os critérios mas tirando o dinossauro é muito lame (mas isso é opinião pessoal - há quem goste obviamente)


E depois veja-se o meu projecto do guilherme tell. Tirando a questão nacionalísitca (que pode levantar questões) o set obedece aos princípio de jogabilidade, minifiguras apelativas, construção simples e design limpo mas ainda com uma ou outra técnica para além de ter uma seleção de peças relevantes para MOCs...... número de apoiantes? 50....


Em suma, quando dizem que se mudar isto ou aquilo o set pode passar no review, dou-vos total razão. Se fosse fazer um crítica séria a todos os meus sets, talvez cinco escapassem incólumes. Não é por isso que deixo de apoiar e apostar neles e noutros sets que gosto. isto Porque antes de entrar na review, tenho que chegar aos 10000. Depois disso compete à LEGO analisar as respostas dadas e ver se o negócio é viável. E o meu desgin fica sujeito ás alterações deles. É por isso que digo ao pessoal: se gostam, votem! É de borla e apenas releva a vossa opinião de valor e quantos acham que as pessoas comprariam. Não pensem que ao votarem sem intenção de comprar estão a ludibriar quem quer que seja. Apenas estão a preencher de forma gratuita um estudo de mercado. Ou seja, primeiro chegar aos 10000 com um produto que as pessoas achem apelativo (independentemente dos critérios que eu acho correctos), depois trabalhar com o pessoal do review para tentar resolver esses problemas se possível. Se não, paciência, consegui mostrar que 10000 pessoas GOSTAM, (e não compram) do meu conceito - isso só por si já revela que o produto tem potencial ainda que necessite de reformulação...

Compreendo o que me dizes quanto aos sets apresentados e concordo a 99%. Porém essa importância só existe depois de chegar aos 10000. E se apresentar tais sets como referes, face ao meu background, falta de máquina de marketing e "amizades" a nível quer de LEGO e não LEGO, é difícil chegar lá se não tiver MOCs que sobressaiam. One step at a time... mas estou perfeitamente ciente das limitações de design de um set oficial da LEGO :)


Estou-me a esticar mas este é um tema apaxonante para mim e já ponderei fazer um doutoramente na relação do crowdsourcing com os direitos autorais que é algo que é extremamente difuso e que varia consoante as legislações ainda que haja uma fundo de direito comercial inerente ao assunto.

Enfim, desculpem-me o extenso texto mas gosto de falar disto :)

Abraço


Reekardoo

  • ...
  • **
  • Mensagens: 477
  • Eu é mais LEGO(s)!
Re: [MOC] Gray Havens - fonte
« Responder #5 em: 09 de Novembro de 2014, 00:29:04 »
P.S. - só para lembrar também que existe um outro factor de ponderação para se valorizar o voto como honesto ou não - a LEGO sabe quem compra online, e a pass de acesso ao ideas é igual ao site da LEGO, logo, a LEGO sabe quem são os votantes que efectivamente gastam dinheiro na loja online. Não é fundamental mas também conta ;)