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Autor Tópico: Carris metálicos e componentes associados  (Lida 778 vezes)

lfaria

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Carris metálicos e componentes associados
« em: 26 de Janeiro de 2021, 16:50:22 »
Desde que a LEGO abandonou o sistema 9V (que durou 15 anos) e os seus carris metálicos que a via férrea LEGO tem sido motorizada por baterias (ou pilhas) e rola sobre carris de ABS. As únicas variações na bitola standard (L) que se tem visto são novas geometrias de curva (mais abertas para permitir comboios mais longos).

A motorização a partir de baterias tem algumas vantagens:
- Mais geometrias possíveis da via (porque não há o perigo de inversão de polaridade)
- Controle de velocidade independente de vários veículos (porque o movimento de cada veículo não está ligado à tensão / polaridade presente nos carris)

Mas tem também algumas desvantagens:
- A capacidade das baterias (ou pilhas) é finita.  :(
- A alimentação de elementos de via (sinais e motores de agulhas, p.ex.) tem que ser autónoma, em vez de poder alimentar-se pela via.

Periodicamente há quem tente reavivar o tempo da alimentação pelos carris.
Há uns anos (2014) houve a proposta da ME Models de fazer carris em alumínio. Foram ao Kickstarter pedir dinheiro e conseguiram, mas depois a produção enfrentou problemas e tal e coisa... enfim, sabem como são os projetos do Kickstarter: uns tem sucesso, e outro não.  :-\

Claro que reavivar únicamente os carris não chega, porque entretanto apareceram muitas outras coisas, como por exemplo o controlo remoto. Inicialmente por infra-vermelhos com comandos específicos, mais recentemente por bluetooth via um qualquer telemóvel.

Alimentação pelos carris e comando remoto em simultâneo de vários comboios só é possível com motores algo diferentes dos que havia no tempo dos 9V:

Os 70358, que têm a velocidade proporcional à tensão da via e a direção conforme a polaridade na via.
Motores que permitam tudo ao mesmo tempo teriam que ter a captação de energia separada da aplicação ao motor.

Há até neste fórum quem proponha alimentação por carris só em algumas zonas da via para carga das baterias a bordo e carris de plástico (que são bem mais baratos que os metálicos) na maioria da restante via (onde a alimentação seria assegurada por baterias). Mas isto continua a implicar que o comboio tem que transportar a(s) bateria(s), componente pesado e volumoso...

Recentemente apareceu mais uma proposta nesta área: A Fx Bricks, fabricante dos controladores PFx Brick propõe fazer ambas, integradas naquilo a que chama Fx Track System
A ideia foi divulgada em 2019 e os primeiro carris (retas) chegam agora, junto com planos sobre as motorizações.

A empresa, canadiana, é uma parceria entre o Michael Gale e o Jason Allemann AKA JKBrickWorks, a produção é maioritáriamente no extremo oriente, e a distribuição será feita inicialmente de Hong Kong e mais tarde também do Canadá (da Europa ainda indefinido).

O que acham desta ideia / produto / sistema?
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2021, 19:15:13 por lfaria »

lfaria

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Re: Carris metálicos e componentes associados
« Responder #1 em: 08 de Fevereiro de 2021, 12:14:49 »
Recentemente apareceu mais uma proposta nesta área: A Fx Bricks, fabricante dos controladores PFx Brick propõe fazer ambas, integradas naquilo a que chama Fx Track System
A ideia foi divulgada em 2019 e os primeiro carris (retas) chegam agora, junto com planos sobre as motorizações.

No site l-gauge.org têm extensões à biblioteca de peças LDraw (e BlueBrick) com estas (e outras) novas linhas.

lfaria

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Re: Carris metálicos e componentes associados
« Responder #2 em: 12 de Março de 2021, 13:05:23 »
O site Brickset acabou de publicar uma review a ests novos carris, comercializados na Europa pela JB Spielwaren.
Por agora há retas de 32 studs de comprimento e curvas R72 (de comprimento equivalente).

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« Última modificação: 12 de Março de 2021, 15:23:44 por lfaria »

hsousa

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Re: Carris metálicos e componentes associados
« Responder #3 em: 12 de Março de 2021, 14:09:46 »
Novamente, o sistem de 9v apareceu quando os conjuntos Lego estavam guardados no sotão há já algum tempo.

Até ao ano passado, para mim só existiam comboios de 12v, que passava horas a sonhar pelos catálogos  :inlove:

Para quem tem layouts de carris alimentados a 9v esta nova linha de produtos vem colmatar uma grande falha, pois os preços dos carris são incrivelmente altos. Bom, nada que se compare ao custo de um motor vemelho de 12v :D mas isso já são outras cantigas ;)

lfaria

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Re: Carris metálicos e componentes associados
« Responder #4 em: 10 de Junho de 2021, 16:22:17 »
O site Brickset acabou de publicar uma review a ests novos carris, comercializados na Europa pela JB Spielwaren.
Por agora há retas de 32 studs de comprimento e curvas R72 (de comprimento equivalente).

This is so awesome!

Entretanto há mais 2 componentes quase à venda (anunciadas para o final de Agosto próximo): retas S8, de 8 studs de comprimento, e curvas R88 (as curvas da LEGO nesta bitola sempre foram R40).

Relembro o plano de geometrias da FX Bricks:
« Última modificação: 10 de Julho de 2021, 16:34:58 por lfaria »

lfaria

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Re: Carris metálicos e componentes associados
« Responder #5 em: 10 de Julho de 2021, 17:23:20 »
Têm um novo catálogo (Verão 2021) online.
Inclui vários layouts de exemplo, go check it!

Aparentemente vão vender agulhas em pack (esquerda + direita + pequenas secções necessárias ao alinhamento), está para breve.

A. Pedroso

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Re: Carris metálicos e componentes associados
« Responder #6 em: 16 de Julho de 2021, 11:30:08 »
Já tinha visto no Brickset o review aos componentes da FxTrack na procura bibliográfica e o catálogo de Verão é uma grande ajuda em termos de técnicas de layout :D
Infelizmente não há cruzamentos e ligações em Y como na TrixBrix por causa dos curto circuitos :happy-sweat:
Ainda assim, nas ligações "wye" com a FxTrack pode-se isolar com papel como se fazia nas de Lego, certo? :)
André Pedroso

lfaria

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Re: Carris metálicos e componentes associados
« Responder #7 em: 16 de Julho de 2021, 13:35:06 »
Ainda assim, nas ligações "wye" com a FxTrack pode-se isolar com papel como se fazia nas de Lego, certo? :)

Claro, pode-se sempre isolar a secção de via dessa forma.  ;)