image/svg+xml

Autor Tópico: [Tutorial] Edição de Imagens Digitais  (Lida 10049 vezes)

rupi

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 7034
    • my brickshelf
[Tutorial] Edição de Imagens Digitais
« em: 26 de Dezembro de 2007, 19:00:39 »
Vamos á segunda parte do tutorial sobre fotografia: a edição de imagens.
O programa que habitualmente uso é o Photoshop, mas há vários outros para a mesma função, alguns até gratuitos ;) (Gimp).
Qualquer fotografia digital, mesmo se aparentemente não apresentar nenhum problema, pode sempre melhorar um pouco (ou muito) com algum trabalho num programa de edição de imagem.

Estes são os procedimentos mais básicos:

- Enquadramento, ou reenquadramento se quiserem (crop).
Nas máquinas digitais compactas o pequeno ecrã ou mesmo o visor óptico nunca é de fiar e há sempre o factor "distracção", uma pessoao dispara sem dar muita atenção à composição.
Basta seleccionar a ferramenta "crop" e escolher o formato ou mesmo o tamanho ideal que desejámos para a fotografia.
Podemos cortar no formato que quisermos, embora eu prefira sempre manter as proporções da foto original (4:3 ou 3:2).
http://www.brickshelf.com/gallery/rupi/coisas/PhotoTips/08_crop.jpg

- Ajuste de níveis (adjust levels).
Esta ferramenta serve básicamente para corrigir a cor e a luminosidade de uma fotografia. É para mim a melhor ferramenta e a mais frequentemente utilizada.
Menu: Image> Adjustments>Levels
Na janela "levels" aparece o "histograma" da imagem. A partir daqui podemos ajustar os níveis da imagem nos três canais ao mesmo tempo (RGB) ou seleccionar separadamente e fazer um ajuste mais fino em cada um R, G e B (Red, Green, Blue).
Funciona movendo os cursores (pequenas setas, preta, cinza e branca) por debaixo do gráfico. Movendo a preta para a direita escurecemos as partes mais escuras da imagem, movendo a branca para a esquerda clareamos as partes mais claras da imagem, movendo a cinza no meio escurecemos ou clareamos a imagem no seu todo. Numa imagem com uma exposição perfeita, teóricamente o seu histograma faz uma curva mais ou menos regular (tipo uma montanha :D) dentro das setas alvo.
Esta ferramenta é especialmente útil para fazer o chamado "balanço de brancos" (white balance). Corrigir tonalidades que uma foto pode ter devido ao tipo de luz utilizada (natural, incandescente, fluorescente). Exemplo: se a foto estiver azulada vamos ao canal Blue fazer o ajuste necessário, se estiver avermelhada, vamos ao Red, etc...
Dica: balanço de brancos com um só clique: do lado direito do histograma aparecem três pipetas, escolhemos a branca e clicamos com ela numa zona branca da fotografia (que soubermos que é branca no original). Se o resultado for muito exagerado, "ctrl Z", e clicamos noutra zona mais clara ainda se possível,até o resultado ser satisfatório.
http://www.brickshelf.com/gallery/rupi/coisas/PhotoTips/09_adjust_levels.jpg

- Tamanho da imagem (resolução em pixeis).
O tamanho da  fotografia deve ser adequado ao que pretendemos fazer com ela, imprimir (mais resolução), ver no ecrã, ou postar na net (menos resolução).
Menu: Image>Image size
Para enviar para o brickshelf ou outro site qualquer, o ideal (habitual) é a imagem não ultrapassar os 800 pixeis em nenhuma das dimensões. Isto por vários motivos, tempo de upload/download, tamanho adequado para visualizar na maiorida dos monitores, também para alguma segurança do autor, que assim garante que ninguem vai utilizar ou aproriar-se das suas imagens para outra coisa que não visualizar no computardor (as imagens com alta resolução mantém-se apenas em sua propriedade e são uma prova da sua autoria se necessário).
http://www.brickshelf.com/gallery/rupi/coisas/PhotoTips/10_image_size.jpg

- Compressão da imagem.
As fotografias digitais, mesmo não tendo muita resolução podem ocupar vários Mb de espaço, quando não é necessário a máxima qualidade (para impressão em grandes formatos, por exemplo), pode-se usar algoritmos de compressão que "aparentemente" não retiram qualidade á imagem. O mais usual é o Jpeg (Joint Photographic Experts Group). Este formato de imagem permite comprimir muito, ou pouco a imagem, de acordo com o desejado.
No final do trabalho, ao guardar a imagem com os ajustes desejados, deve-se dar sempre outro nome à fotografia alterada, para nunca gravar por cima do ficheiro original, isto é mesmo importante, da mesma maneira que nunca se deitam fora os negativos das fotografias tradicionais.
Menu: File>Save as>
Aparece a janela de opções do Jpeg, onde se pode ajustar o nível de compressão deslizando o cursor e onde é possível ver o tamanho com que a imagem irá ficar e também (se o preview estiver seleccionado) a qualidade da imagem no monitor. Facílimo.
Consegue-se uma imagem com 800x600 pixeis, com boa qualidade para visualizar no monitor e com 100 a 150kb de tamanho.
http://www.brickshelf.com/gallery/rupi/coisas/PhotoTips/11_jpeg_compression.jpg

Pasta com todas as imagens no BS
http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=291252

E está pronto! :)
Espero que tenha sido de alguma ajuda, qualquer coisa podem perguntar que se eu souber e tiver tempo...
« Última modificação: 26 de Junho de 2012, 23:48:26 por adm_i »