image/svg+xml

Autor Tópico: [MOC] Metro de Lisboa  (Lida 8292 vezes)

Sujiro

  • ...
  • **
  • Mensagens: 482
  • 4C1 5-3RG-10B4T1-5T4 Trains
    • brickshelf
[MOC] Metro de Lisboa
« em: 28 de Maio de 2008, 22:01:49 »
Alguns já o conhecem, mas gostava de mostrar a quem ainda não o viu ;)

tentei replicar o metropolitano de Lisboa, embora pareça simples tem aqui técnicas snot nas portas e elas abrem todas(exemlo na pasta brickshef) agora este sim ao contrario dos meus outros comboios tem um comprimento menor embora maior que os sets normais, e pode fazer as curvas a alta velocidade sem descarrilar, o buffer da carruagem frontal não são de íman, usei outra técnica de construção para tambem serem o mais fieis possíveis ao original e também funciona na compelação de carruagens

fica ai a imagem do original e do moc





e mais umas imagens de outras perspectivas, interiores, portas abertas etc na pasta do BS
http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=319782

espero que gostem  :)

(edit do título)
« Última modificação: 28 de Maio de 2008, 22:11:21 por LBaixinho »

ruialmeida

  • ...
  • **
  • Mensagens: 350
  • aproveita o momento
    • Galeria no brickshelf.com
Re: [MOC] Metro de Lisboa
« Responder #1 em: 28 de Maio de 2008, 22:11:56 »
 :-)d  está simplesmente espectacular, muito bom trabalho  :-)d

rupi

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 7031
    • my brickshelf
Re: [MOC] Metro de Lisboa
« Responder #2 em: 28 de Maio de 2008, 22:43:50 »
Isto está mesmo muito bom :o
Parabéns, grande trabalho. Imagino feito em bricks  ::)

pedroagnelo

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 14366
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
Re: [MOC] Metro de Lisboa
« Responder #3 em: 28 de Maio de 2008, 23:57:08 »
Gostei! Muito fiel ao original, falta a versão em bricks ;)

Um conselho: reforça o mecanismo de fixação das portas, só com um braço é muito frágil
Pedro Agnelo

Sujiro

  • ...
  • **
  • Mensagens: 482
  • 4C1 5-3RG-10B4T1-5T4 Trains
    • brickshelf
Re: [MOC] Metro de Lisboa
« Responder #4 em: 29 de Maio de 2008, 00:18:06 »
Gostei! Muito fiel ao original, falta a versão em bricks ;)

Um conselho: reforça o mecanismo de fixação das portas, só com um braço é muito frágil
reforçarei em brick(caso venha a conseguir fazelo, como foi feito em ldd é compilcado acertar o angulo certo dosbarços, está lá só mesmo para dar a ideia, esta é a versão LDD vou fazer a segunda versão já em MLCad com as peças que quero e com uma diferenças, ligação interna entre carruagens,

essa versão em MLCad é que sim será para pensar torna-lo real(quando tiver melhor de t€mpo)

muito Obrigado pelos comentarios  :-)d

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] Metro de Lisboa
« Responder #5 em: 29 de Maio de 2008, 06:57:39 »
Parabéns, está linda e facilmente reconhecível.  :-)d

Quanto a não descarrilar.. não sei não.. acredito que nas mãos de alguns irresponsáveis que adoram mandar material para o chão nos eventos que participam isso até nem seja muito difícil... ;D (private joke)

Quanto ao mecanismo de abrir as portas, não é novo, mas sempre o achei muito curtido (já cheguei a usar um similar num MOC). Assim à primeira vista estás com três problemas (além do apontado pelo Agnelo). Falta-te uma protuberância qualquer na parte de fora da porta para a poder abrir.. que teria que ser discreta porque a versão real não a tem. O segundo problema está na antena (3957) que irá soltar-se com facilidade quando estiveres a abrir uma das portas.. o terceiro problema é que não sei se os mecanismos (braços de robots e o t) se irão atropelar uns aos outros..
Coisas que acho que não serão muito difíceis de corrigir :D

Sujiro

  • ...
  • **
  • Mensagens: 482
  • 4C1 5-3RG-10B4T1-5T4 Trains
    • brickshelf
Re: [MOC] Metro de Lisboa
« Responder #6 em: 29 de Maio de 2008, 14:47:13 »
Parabéns, está linda e facilmente reconhecível.  :-)d

Quanto a não descarrilar.. não sei não.. acredito que nas mãos de alguns irresponsáveis que adoram mandar material para o chão nos eventos que participam isso até nem seja muito difícil... ;D (private joke)

Quanto ao mecanismo de abrir as portas, não é novo, mas sempre o achei muito curtido (já cheguei a usar um similar num MOC). Assim à primeira vista estás com três problemas (além do apontado pelo Agnelo). Falta-te uma protuberância qualquer na parte de fora da porta para a poder abrir.. que teria que ser discreta porque a versão real não a tem. O segundo problema está na antena (3957) que irá soltar-se com facilidade quando estiveres a abrir uma das portas.. o terceiro problema é que não sei se os mecanismos (braços de robots e o t) se irão atropelar unsaos outros..
Coisas que acho que não serão muito difíceis de corrigir :D


já começas com as duvidas nos meus mocs?(kidding) :P

va eu respondo a tudo:P

sim as portas mereciam 2 braços e isso já foi respondido, acreca de ter algo para o abrir no ldd nao encontrei a peça certa em azul, claro que em real irei usar algo ligeiramente ressaido para as puxar, acerca dos braços encavalitados, eles tão desnivelados não tocam uns nos outros, acerca da (3957) posso substituir por(2921) agarrado à estrutura da carruagem e fica bom

agora um Off topic, descubri uma maneira de fazer longas curvas com angulos menos apertados, perfeito para os vagoes compridos e realistas como os meus, mas isso depois digo por ai como se faz  ;)

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] Metro de Lisboa
« Responder #7 em: 29 de Maio de 2008, 15:01:41 »
Já fico mais descansado ;D
Com o uso (2921) acho que irá aguentar bem.. mas se puseres dois braços por porta aquilo irá ficar uma confusão de braços :D
Como é por dentro ninguém vê ;D

(...)
agora um Off topic, descubri uma maneira de fazer longas curvas com angulos menos apertados, perfeito para os vagoes compridos e realistas como os meus, mas isso depois digo por ai como se faz  ;)

Mas nas linhas ou nos vagões?

Andy

  • ...
  • **
  • Mensagens: 163
    • http://chronicaslunares.blogspot.com
Re: [MOC] Metro de Lisboa
« Responder #8 em: 29 de Maio de 2008, 15:51:13 »
Sujiro fica aqui um desafio pa ti, fazeres o modelo do comboio Fertagus, que faz a travessia Setubal / Lisboa pela ponte 25 de Abril.
é um comboio esteticamente muito bonito, com linhas modernas.

Acho que es o homem ideal para esta missão. ;D

http://www.luso.u-net.com/03fertag.jpg
"We choose to go to the Moon.."

Sujiro

  • ...
  • **
  • Mensagens: 482
  • 4C1 5-3RG-10B4T1-5T4 Trains
    • brickshelf
Re: [MOC] Metro de Lisboa
« Responder #9 em: 29 de Maio de 2008, 16:06:20 »
Sujiro fica aqui um desafio pa ti, fazeres o modelo do comboio Fertagus, que faz a travessia Setubal / Lisboa pela ponte 25 de Abril.
é um comboio esteticamente muito bonito, com linhas modernas.

Acho que es o homem ideal para esta missão. ;D

http://www.luso.u-net.com/03fertag.jpg

boas andy :)

já fiz o mesmo modelo só com as cores da CP (branco e verde) a única diferença é que os da fertagus tem o "focinho" branco e são azuis, vês aqui o mesmo modelo mas com cores da CP
http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=318634

 ;D

Ribatagus

  • Visitante
Re: [MOC] Metro de Lisboa
« Responder #10 em: 29 de Maio de 2008, 16:06:39 »
Sujiro fica aqui um desafio pa ti, fazeres o modelo do comboio Fertagus, que faz a travessia Setubal / Lisboa pela ponte 25 de Abril.
é um comboio esteticamente muito bonito, com linhas modernas.

Acho que es o homem ideal para esta missão. ;D

http://www.luso.u-net.com/03fertag.jpg

Isto é fácil para ele: Estes comboios da Fertagus são iguais aos da linha da Azambuja:

apenas alterando as cores a partir deste que ele já fez:

ficas com o da Fertagus feito...  :-)||
Vê aqui!
http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=318634


edit: entretanto o "autor" postou-o! :D

Sujiro

  • ...
  • **
  • Mensagens: 482
  • 4C1 5-3RG-10B4T1-5T4 Trains
    • brickshelf
Re: [MOC] Metro de Lisboa
« Responder #11 em: 29 de Maio de 2008, 16:07:44 »


Mas nas linhas ou nos vagões?

nas linhas, vi numa revista da NLTCO como fazer curvas reais para comboios de escala real

Sujiro

  • ...
  • **
  • Mensagens: 482
  • 4C1 5-3RG-10B4T1-5T4 Trains
    • brickshelf
Re: [MOC] Metro de Lisboa
« Responder #12 em: 29 de Maio de 2008, 16:09:30 »
Obrigado Ribatagus :-)d

Ribatagus

  • Visitante
Re: [MOC] Metro de Lisboa
« Responder #13 em: 29 de Maio de 2008, 16:19:33 »


Mas nas linhas ou nos vagões?

nas linhas, vi numa revista da NLTCO como fazer curvas reais para comboios de escala real

Estarás a falar da técnica de "distanciar" os carris nas curvas, com a ajuda de "jumpers", aumentando assim o ângulo das curvas?

(numa pesquisa rápida não consegui encontrar essa técnica, creio que é conhecida do pessoal... se tiverem fotos disso, postem-nas aqui)

-------------
A fazer a pesquisa da técnica das linhas, encontrei esta versão do combóio urbano

http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=34212

Achei-a muito interessante, e inda por cima 6-wide! Gostei da forma das portas, apesar de não funcionais!

Ribatagus

  • Visitante
Re: [MOC] Metro de Lisboa
« Responder #14 em: 29 de Maio de 2008, 16:22:34 »
Obrigado Ribatagus :-)d

 :-)d Já agora, não te esqueças de apresentar este "urbano" também, que ainda não foi devidamente apresentado no seu próprio tópico!
E se não for pedir muito, mete mais fotos com os detalhes não só da carruagem das "pontas", mas também da carruagem central! ;) (tão a faltar fotos de detalhe dessa)