image/svg+xml

Autor Tópico: [MOC] SEKSS Vagão CP de transporte de automoveis ligeiros  (Lida 7809 vezes)

Sujiro

  • ...
  • **
  • Mensagens: 482
  • 4C1 5-3RG-10B4T1-5T4 Trains
    • brickshelf
[MOC] SEKSS Vagão CP de transporte de automoveis ligeiros
« em: 26 de Junho de 2008, 02:02:36 »
réplica do vagão de transporte de carros, usado nos comboios de mercadorias e interregionais

Feita de uma maneira bem simples como mostra o primeiro render

As laterais são totalmente Snot, só a base dos dois pisos e os boggies é que tem o tipo de construção normal tem umas aberturas para a entrada e saída de veículos ou passagem para o vagão seguinte.



BrickShelf http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=326137

Obrigado
Sérgio Batista
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2012, 11:16:42 por NaNeto »

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: [MOC] SEKSS Vagão CP de transporte de automoveis ligeiros
« Responder #1 em: 26 de Junho de 2008, 04:10:14 »
Se colocares um carrinho com 4 bricks de alura em cima da plataforma superior, qual fica a altura daí à superfície do carril?

A lateral parece um bocado frágil para funcionar com peças, mas o design está muito interessante: só mesmo e SNOT é que se consegue ter um vagão elegante :)


Pedro

ztp

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3442
  • José Proença
    • Flickr
Re: [MOC] SEKSS Vagão CP de transporte de automoveis ligeiros
« Responder #2 em: 26 de Junho de 2008, 08:23:47 »
as laterais são totalmente Snot, só a base dos dois pisos e os boggies é que tem o tipo de construção normal tem umas aberturas para a entrada e saída de veículos ou passagem para o vagão seguinte.

Muito interessante mesmo!

cromido

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2126
  • Technician
    • Brickshelf
Re: [MOC] SEKSS Vagão CP de transporte de automoveis ligeiros
« Responder #3 em: 26 de Junho de 2008, 11:03:39 »
Está excelente :o

Acho que, em Lego real, só se desintegra se levar carros em cima ou nas curvas apertadas


Qual é a largura?

Sujiro

  • ...
  • **
  • Mensagens: 482
  • 4C1 5-3RG-10B4T1-5T4 Trains
    • brickshelf
Re: [MOC] SEKSS Vagão CP de transporte de automoveis ligeiros
« Responder #4 em: 26 de Junho de 2008, 12:15:10 »
Se colocares um carrinho com 4 bricks de alura em cima da plataforma superior, qual fica a altura daí à superfície do carril?

A lateral parece um bocado frágil para funcionar com peças, mas o design está muito interessante: só mesmo e SNOT é que se consegue ter um vagão elegante :)


Pedro

do carro 4 de altura até ao carril cerca de 5 bricks e 2plates no proprio vagao mais uns 2,5 nos boggies cerca de 10/11 bricks

fragil? já viste a quantidade de studs que agarram as laterais? 96 studs ao todo para segurar as duas laterais


nas curvas, não há problema, pois os boggies giram a 180 graus


a largura é 5 wide nas plataformas mais 1plate+1tile de lado, dá aproximadamente 7wide ao todo
« Última modificação: 26 de Junho de 2008, 12:17:12 por Sujiro »

ussnegreli

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1749
  • O estradeiro da turma...
    • Town Truck Brick
Re: [MOC] SEKSS Vagão CP de transporte de automoveis ligeiros
« Responder #5 em: 26 de Junho de 2008, 12:25:25 »
Fantástico!

A construção das laterais ficaram ótimas :-)d

Os vagões de carga são os meus preferidos  8)
Visitem o blog Town Truck Brick

blueblock

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3490
  • O Prof de Física
    • Brickshelf
Re: [MOC] SEKSS Vagão CP de transporte de automoveis ligeiros
« Responder #6 em: 26 de Junho de 2008, 13:44:55 »
está muito bonito!
mas concordo com o pedro quantyo aos lados: as wing plates (ou lá como se chamam...) ligadas por tiles, não devewm aguemtar muito bem o peso dos carros em cima...

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: [MOC] SEKSS Vagão CP de transporte de automoveis ligeiros
« Responder #7 em: 27 de Junho de 2008, 11:31:55 »
fragil? já viste a quantidade de studs que agarram as laterais? 96 studs ao todo para segurar as duas laterais

É que LEGO não é aço, não é soldado no lugar. Na ausência de estruturas triangulares (impossíveis num vagão destes, claro), ele tem a rigidez lateral duma embalagem de cartão :)


Pedro

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] SEKSS Vagão CP de transporte de automoveis ligeiros
« Responder #8 em: 02 de Julho de 2008, 22:14:24 »
Há que lembrar também que há peças de materiais, studs de tamanhos e "tubes" diferentes. Isso leva a que haja diferentes "clutch powers" para diferentes combinações de peças.
É por isso que a LEGO tem regras para não "juntar" determinadas tipo de peças porque o clutch power pode ser fraquissimo ou mesmo demasiado forte para se poder separar as peças após a conexão.

Enquanto não experimentares com peças em ABS (e já agora, também em PC) não podes ter muita certeza se determinadas soluções são viáveis ou não. Principalmente tendo em conta que os modelos que fazem são para circular..

Sujiro

  • ...
  • **
  • Mensagens: 482
  • 4C1 5-3RG-10B4T1-5T4 Trains
    • brickshelf
Re: [MOC] SEKSS Vagão CP de transporte de automoveis ligeiros
« Responder #9 em: 03 de Julho de 2008, 00:23:04 »
Há que lembrar também que há peças de materiais, studs de tamanhos e "tubes" diferentes. Isso leva a que haja diferentes "clutch powers" para diferentes combinações de peças.
É por isso que a LEGO tem regras para não "juntar" determinadas tipo de peças porque o clutch power pode ser fraquissimo ou mesmo demasiado forte para se poder separar as peças após a conexão.

Enquanto não experimentares com peças em ABS (e já agora, também em PC) não podes ter muita certeza se determinadas soluções são viáveis ou não. Principalmente tendo em conta que os modelos que fazem são para circular..

não fiz o teste em ABS com as peças exactas do modelo em LDD mas fiz com peças que tenho até um pouco menos resistentesnte e com peso e andamento e funciona no meu teste o unico suporte entre o primeiro e segundo piso, são apenas 4 plates 2x8 e com 3 carros em sima e 3 em baixo (iguais e identicos ao que veio no set 7989(delux cargo train) e a puxar pela velocidade maxima em curva e contra curva aguentou na boa, por isso não tenho duvidas

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] SEKSS Vagão CP de transporte de automoveis ligeiros
« Responder #10 em: 03 de Julho de 2008, 08:49:06 »
Há que lembrar também que há peças de materiais, studs de tamanhos e "tubes" diferentes. Isso leva a que haja diferentes "clutch powers" para diferentes combinações de peças.
É por isso que a LEGO tem regras para não "juntar" determinadas tipo de peças porque o clutch power pode ser fraquissimo ou mesmo demasiado forte para se poder separar as peças após a conexão.

Enquanto não experimentares com peças em ABS (e já agora, também em PC) não podes ter muita certeza se determinadas soluções são viáveis ou não. Principalmente tendo em conta que os modelos que fazem são para circular..

não fiz o teste em ABS com as peças exactas do modelo em LDD mas fiz com peças que tenho até um pouco menos resistentesnte e com peso e andamento e funciona no meu teste o unico suporte entre o primeiro e segundo piso, são apenas 4 plates 2x8 e com 3 carros em sima e 3 em baixo (iguais e identicos ao que veio no set 7989(delux cargo train) e a puxar pela velocidade maxima em curva e contra curva aguentou na boa, por isso não tenho duvidas

apenas 4 plates 2x8??... quantos studs "agarram" em cada lado e a quê? Testaste durante quanto tempo? É que o efeito da trepidação só é notado após algum tempo.
O utilizar técnicas que resultam em conexões fracas não me faz impressão (aliás, utilizo-as regularmente), o problema é que pelo que percebi queres mesmo meter o material a circular!

Sujiro

  • ...
  • **
  • Mensagens: 482
  • 4C1 5-3RG-10B4T1-5T4 Trains
    • brickshelf
Re: [MOC] SEKSS Vagão CP de transporte de automoveis ligeiros
« Responder #11 em: 03 de Julho de 2008, 11:20:10 »
2 plataformas com 40 studs de comprimento com estes "pilares" não nas pontas mas a 1/4 das pontas e aguentou

 este moc alem de plates ainda tem tiles e estão encaixados ao longo de todo o vagão forrando com a junção de duas placas laterais feitas e sustentas com plates e por cima tiles que sao encaixadas lateralmente a 80 studs de cada lado (40 na plataforma de baixo, outros 40 na plataforma de cima) força de encaixe mais que suficiente, para ser funcional, visto que fiz um teste muito mais extremo e aguentou

deixei o comboio circular 1 hora, enquanto fui ao café  ;D

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] SEKSS Vagão CP de transporte de automoveis ligeiros
« Responder #12 em: 03 de Julho de 2008, 22:40:17 »
 ;D lol

Sim, com essas peças acho que era suficiente para aguentar. Tinha pensado noutras combinações :)

Claro que resistiria a uma circulação normal... nada como algumas experiências que alguma gente faz em certos eventos..  8)  ;D

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: [MOC] SEKSS Vagão CP de transporte de automoveis ligeiros
« Responder #13 em: 04 de Julho de 2008, 01:12:00 »
Claro que resistiria a uma circulação normal... nada como algumas experiências que alguma gente faz em certos eventos..  8)  ;D

 >:(


Pedro

valter

  • Visitante
Re: [MOC] SEKSS Vagão CP de transporte de automoveis ligeiros
« Responder #14 em: 19 de Setembro de 2008, 21:14:52 »
Queria saber se era possivel darem-me alguma informação sobre este vosso transporte. tenho um carro em portugal e queria transporta-lo atravez desta empresa para o reuno unido. se me puderem dar alguma informação agradeci. cumprimentos......    valter carvalho.