image/svg+xml

Autor Tópico: [Discussão] LEGO DCC  (Lida 12379 vezes)

pedroagnelo

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 14366
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
[Discussão] LEGO DCC
« em: 11 de Dezembro de 2006, 18:00:34 »
Neste post falou-se em DCC e integração em combóios LEGO.

Como sabia que já alguém o tinha feito ponho aqui o link: http://www.ngltc.org/train_depot/tddcc.htm

Há mais um protótipo que usa um rcx em vez de um pc mas não sei o endereço.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2006, 18:03:30 por pedroagnelo »
Pedro Agnelo

Nine

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 5016
    • A pasta do Brickshelf
Re: [Discussão] LEGO DCC
« Responder #1 em: 11 de Dezembro de 2006, 18:31:08 »
É pena não ter continuado a actualizar a página.
Não dá para arranjar um email para entrar em contacto com o autor para ver como está o projecto, era porreiro ver o resultado final.
Nine

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: [Discussão] LEGO DCC
« Responder #2 em: 11 de Dezembro de 2006, 22:17:08 »
É pena não ter continuado a actualizar a página.
Não dá para arranjar um email para entrar em contacto com o autor para ver como está o projecto, era porreiro ver o resultado final.

Acho que o autor deste texto é o Matt Bates - o mesmo que criou o Track Designer.

Pode ser contactado através da página do NGLTC - ele é um membro conhecido da comunidade, e concerteza alguém reorientará o e-mail.

Mas ainda a propósito do assunto, houve várias discussões no lugnet.trains: as minhas conclusões pessoais vão no sentido da possibilidade de adaptação (com modificações mínimas e geralmente pouco invasivas), mas do custo excessivo do material usado. Para quem não pretender modificar os motores de origem, a recomendação vai para comprar "segundos motores" modificáveis - sendo que os ditos motores são das peças mais caras que a LEGO fabrica :(

Paradoxalmente, o DCC é mais útil em maquetes com muitas locomotivas em simultâneo (e dilui mais o custo unitário), embora seja mais incomportável financeiramente, devido à compra dos motores extra e dos codificadores/descodificadores.


Pedro

pedroagnelo

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 14366
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
Re: [Discussão] LEGO DCC
« Responder #3 em: 12 de Dezembro de 2006, 05:05:35 »
(...)mas do custo excessivo do material usado(...)

Por isso mesmo no outro post coloquei um link para DIY (Do It Yourself). Pessoalmente tenho facilidade em trabalhar com soldas e criar circuitos integrados, mas mais uma vez não tenho comboios (senão até era capaz de inventar um bocado ;)). Em vez de comprar tudo feito, comprava um de cada e depois fazia como na China...
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2006, 05:07:14 por pedroagnelo »
Pedro Agnelo

pedroagnelo

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 14366
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
Re: [Discussão] LEGO DCC
« Responder #4 em: 12 de Dezembro de 2006, 20:56:33 »
A propósito do tema vejam isto:
http://www.lidl.pt/pt/home.nsf/pages/c.o.20061218.p.Conjunto_ferroviario

Será que "...com descodificador digital..." dá para adaptar?

O conjunto é da Marklin e a escala é HO (tenho a versão impressa do panfleto)!!
Pedro Agnelo

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: [Discussão] LEGO DCC
« Responder #5 em: 12 de Dezembro de 2006, 21:35:49 »
A propósito do tema vejam isto:
http://www.lidl.pt/pt/home.nsf/pages/c.o.20061218.p.Conjunto_ferroviario

Será que "...com descodificador digital..." dá para adaptar?

O conjunto é da Marklin e a escala é HO (tenho a versão impressa do panfleto)!!

Não sei (suponho que dê - mas canibalizarias uma locomotiva da Märklin? :))

O mais crítico é o codificador e o seu interface para PC.


Pedro

pedroagnelo

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 14366
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
Re: [Discussão] LEGO DCC
« Responder #6 em: 12 de Dezembro de 2006, 22:50:58 »
A propósito do tema vejam isto:
http://www.lidl.pt/pt/home.nsf/pages/c.o.20061218.p.Conjunto_ferroviario

Será que "...com descodificador digital..." dá para adaptar?

O conjunto é da Marklin e a escala é HO (tenho a versão impressa do panfleto)!!

Não sei (suponho que dê - mas canibalizarias uma locomotiva da Märklin? :))

O mais crítico é o codificador e o seu interface para PC.
Pedro

Claro que sim!!
O codificador é muito mais fácil de fazer do que pensas, mais trabalhoso seria o interface (mas quem conhecer bem linguagens como java e afins faria isso facilmente)
Pedro Agnelo

Nine

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 5016
    • A pasta do Brickshelf
Re: [Discussão] LEGO DCC
« Responder #7 em: 13 de Dezembro de 2006, 22:58:01 »
codificador é muito mais fácil de fazer do que pensas, mais trabalhoso seria o interface (mas quem conhecer bem linguagens como java e afins faria isso facilmente)

Eu tenho conhecimentos de Java ...
Nine

simao28

  • ..
  • *
  • Mensagens: 37
Re: [Discussão] LEGO DCC
« Responder #8 em: 27 de Junho de 2007, 21:05:43 »
Viva

Continuando o off-topic do MOC da 1501...

Nos modelos de comboios em 1:87, quando se quer transformar uma locomotiva analógica em digital, o que se faz é comprar um "decoder" (penso que quaisquers 30 euros ou menos - sem som) e encaixar na placa que exista ou adapatar quando não há.
A adaptação consistem em ligar a toma de corrente, das rodas, ao decoder e depois o decoder ao motor. Esquemas para esta ligação há muitos e como os fios são coloridos é bem fácil....o mais dificil é o soldar :)

Depois é preciso comprar uma central digital (transformador + box de comunicação à linha + rato ou comando de controlo), isto já pela ordem dos 100 euros ou mais. E há várias marcas.... Roco, trix .... (marklin acho dificil porque usa corrente alternada e as linhas têm um terceiro carril....era complicado adaptar isso em Lego).

Usando por exemplo o sistema Roco...de longe o mais usual na europa, temos:

Central de comando = tranf + box preta + rato vermelho (http://www.roco.cc/content.php?id=1914)
Decoder Roco mais simples... (permite usar funcões extras...como luzes ou outros) - 1 por locomotiva

Depois isto permite modificar parametros dos comboios como, velocidade max, rapidez de arranques e travagens, etc...


Como isto é muita informação de uma só vez, é melhor irem perguntando mais coisas de cada vez :)


Abraço


Albérico Duarte

Abraço,
Albérico Duarte

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: [Discussão] LEGO DCC
« Responder #9 em: 27 de Junho de 2007, 21:14:15 »
Usando por exemplo o sistema Roco...de longe o mais usual na europa, temos:

Central de comando = tranf + box preta + rato vermelho (http://www.roco.cc/content.php?id=1914)
Decoder Roco mais simples... (permite usar funcões extras...como luzes ou outros) - 1 por locomotiva

Depois isto permite modificar parametros dos comboios como, velocidade max, rapidez de arranques e travagens, etc...

Então, vamos supôr o seguinte: numa maqueta com cerca de 50m de pista (com vários ramais lá pelo meio, onde se sente a perda), e umas 15 locomotivas, qual seria o investimento só em material específico DCC? Vamos admitir que não interessam funções adicionais como som, e que a luz se pretende manter com intensidade constante.

Assim por alto: 15 x 30 euros para instalar um descodificador em cada motor, mais o codificador/central de comando de 100 euros? "Só" 550 euros?  :)

Não seria necessário "reforçar" a alimentação da linha?


Pedro

pedroagnelo

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 14366
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
Re: [Discussão] LEGO DCC
« Responder #10 em: 27 de Junho de 2007, 22:45:38 »
Não seria necessário "reforçar" a alimentação da linha?

Tenho quase a certeza que sim, já li sobre experiências com linhas LEGO e tinha o comprimento de carril que cada transformador suporta versus o número de motores nessa linha. Era numa página pessoal de um americano... (NGLTC?)

Eu tenho uma pergunta: Como se faz a adição de um booster?
Pedro Agnelo

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: [Discussão] LEGO DCC
« Responder #11 em: 27 de Junho de 2007, 22:50:59 »
Eu tenho uma pergunta: Como se faz a adição de um booster?

Partilho essa questão. Não me parece que faça grande sentido ligar os cabos todos ao mesmo alimentador (só se ficassem todos com o mesmo comprimento?), mas não sei até que ponto é seguro ligar vários alimentadores no mesmo circuito.


Pedro

simao28

  • ..
  • *
  • Mensagens: 37
Re: [Discussão] LEGO DCC
« Responder #12 em: 27 de Junho de 2007, 22:56:01 »
Usando por exemplo o sistema Roco...de longe o mais usual na europa, temos:

Central de comando = tranf + box preta + rato vermelho (http://www.roco.cc/content.php?id=1914)
Decoder Roco mais simples... (permite usar funcões extras...como luzes ou outros) - 1 por locomotiva

Depois isto permite modificar parametros dos comboios como, velocidade max, rapidez de arranques e travagens, etc...

Então, vamos supôr o seguinte: numa maqueta com cerca de 50m de pista (com vários ramais lá pelo meio, onde se sente a perda), e umas 15 locomotivas, qual seria o investimento só em material específico DCC? Vamos admitir que não interessam funções adicionais como som, e que a luz se pretende manter com intensidade constante.

Assim por alto: 15 x 30 euros para instalar um descodificador em cada motor, mais o codificador/central de comando de 100 euros? "Só" 550 euros?  :)

Não seria necessário "reforçar" a alimentação da linha?


Pedro


De certeza que tinhas de reforçar a alimmentação. Penso ser possivel adicionar outro trans formador na boa....acho.
Mas há outra coisa... é  preciso ver bem se o "decoder" aguenta o peso do comboio.....isto está feito para coisas mais pequenas.

Melhor é mesmo informares-te(rem-se) numa boa loja de modelismo... Lisboa -> www.comboioselectricos.com    Porto -> www.ollopt.com


Abraço

Albérico
Abraço,
Albérico Duarte

pedroagnelo

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 14366
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
Re: [Discussão] LEGO DCC
« Responder #13 em: 27 de Junho de 2007, 22:59:00 »
(...)Porto -> www.ollopt.com

Gordo?

Já agora Simão: Conheces algum tutorial de DIY para fazer a conversão? Relativamente ao DCC aguentar o comboio, tem que se utilizar um de escala N e acoplar uma resistência porque normalmente trabalham a 12V
« Última modificação: 27 de Junho de 2007, 23:04:12 por pedroagnelo »
Pedro Agnelo

simao28

  • ..
  • *
  • Mensagens: 37
Re: [Discussão] LEGO DCC
« Responder #14 em: 27 de Junho de 2007, 23:06:42 »
(...)Porto -> www.ollopt.com

Gordo?

Já agora Simão: Conheces algum tutorial de DIY para fazer a conversão? Relativamente ao DCC aguentar o comboio, tem que se utilizar um de escala N e acoplar uma resistência porque normalmente trabalham a 12V

Desculpa mas não sei o que é DIY  ::)
Porque utilizam um de escala N? Para ser mais pequeno? É que os de escala N são para maquinas menos pesadas que não puxem muito peso atrás
Abraço,
Albérico Duarte