image/svg+xml

Autor Tópico: [MOC] O exame  (Lida 8274 vezes)

rupi

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 7034
    • my brickshelf
[MOC] O exame
« em: 22 de Fevereiro de 2007, 15:52:16 »
Este pequeno moc vem em primeiro lugar preencher uma lacuna no que toca a temas de mocs lego, isto é, nem só de castelos e piratas, policias e bombeiros vivem os pequeninos seres que habitam na Legoland.
Sinto que estou a desbravar caminho nesta área e a abrir terreno para outros que queiram também abordar estes assuntos, isto é uma espécie de "reality show" em lego.
Podem achar que estou a cair no facilitismo, que estou a explorar as emoções das pessoas, mas devo dizer que nada que se possa alguma vez construir em lego será tão ridículo, dramático, violento, inútil, belo, comovente... como a própria realidade.
Á primeira vista pode não parecer lógico relacionar Lego com endoscopias, eu próprio pensava assim há uns tempos atrás, até que assisti a uma animada conversa no fórum sobre este assunto, então houve um clic que se fez, ou um clac, ou um nheec, (o som de duas peças lego das antigas, a encaixar).
Agora quando penso nisto, surpreende-me que ainda não tenha sido feito nada utilizando midstorms neste tema. Tenho visto tanta coisa: robôs de todas as formas, máquinas de vender bebidas, fábricas de carros, acho que um aparelho de endoscopia seria até uma coisa básica de se fazer comparado com estas (é claro que os vídeos no youtube teriam que ter bolinha no canto).

Bem, em relação ao meu moc propriamente dito, devo dizer que fiz alguma investigação, pois não gosto de pegar nas peças e construir de qualquer maneira, tento sempre de dar um toque realista aos meus mocs. Alias como AFOL sou contra a juniorização das peças, o que neste caso, convenhamos, ainda iria tornar as coisas mais dolorosas.
Falou-se dos novos aparelhos de endoscopia e os exames actuais, mas eu resolvi fazer uma vinheta sobre isto retratando, não o tempo actual mas, fazendo uma reconstituição de época e fiz um consultório de endoscopia como era nos anos 80.
Ora bem na actualidade as coisas são muito mais fáceis, com os avanços da tecnologia, micro câmaras com 10 megapixeis, cabos de fibra óptica, tubos de 5mm, etc,...
O pessoal até nem se importa de ir ao médico fazer estes exames, no fim ainda quer trazer o dvd para ver em casa ou no ipod, como nas ecografias dos bebés. Hoje em dia podemos dizer que fazer estes exames não custa nada, é como se costuma dizer "pêra doce".
Mas, nos anos 80, as coisas não eram assim tão fáceis. Para verem como as coisas evoluíram, naquela altura não havia dvd, não havia câmaras digitais,
e o pessoal se queria trazer musica no bolso tinha que andar com um walkman do tamanho e com o peso de um tijolo de 7.
O que é que se usava então nessa altura para obter e gravar imagens vídeo? sim eram as velhas cassetes VHS! Agora estão a imaginar a cena, não é? A parte do cabo de 5 mm era o mais fácil (o médico até poderia fazer o exame sem cabo, usando a bateria) o pior era mesmo a câmara de vídeo!!!
Neste momento devo avisar que as imagens que vão ver não são próprias para crianças e poderão chocar as pessoas mais sensíveis.
Só para terminar a introdução, que já vai longa, resta-me dizer que o maior problema que tive foi escolher o minifg. Decidi-me pelo Ryo dos Exo-force, desculpem-me os fãs do tema, mas pelo menos agora já sabem porque é que o boneco tem aquelas duas caras.
Portanto, se continuarem a ler e avançarem para as imagens é por vossa conta e risco....

Médico preparando o material
http://www.brickshelf.com/gallery/rupi/endoscopy/endoscopy03.jpg

Médico verificando se tem cassete na câmara, bolas! é a das férias no Egipto, vou ter de gravar por cima.
http://www.brickshelf.com/gallery/rupi/endoscopy/endoscopy05.jpg

Médico preparando-se para iniciar o exame
http://www.brickshelf.com/gallery/rupi/endoscopy/endoscopy06.jpg

Médico na necessidade de exame mais rigoroso recorrendo ao capacete de visão nocturna, equipado com botija de oxigénio e recorrendo á grua cirúrgica
http://www.brickshelf.com/gallery/rupi/endoscopy/endoscopy10.jpg

Médico, onde está o médico?...
http://www.brickshelf.com/gallery/rupi/endoscopy/endoscopy11.jpg

Se no final o paciente sobrevivia era sempre bom sinal (para o médico claro pois ia receber pela consulta).
http://www.brickshelf.com/gallery/rupi/endoscopy/endoscopy12.jpg

pasta completa http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=235851

Só me resta dizer que depois de escrever esta história passei a noite quase branco, estas imagens não me saíam da cabeça.
E a partir desse dia sinto sempre um arrepio na espinha, quando me lembro que muita gente ainda usa as velhinhas cassetes de VHS...



EDIT: Image added by LFaria to replace lost attach
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2015, 14:52:56 por lfaria »

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: O exame
« Responder #1 em: 22 de Fevereiro de 2007, 15:58:34 »
 ;D ;D ;D ;D

O médico??  ;D

Andei literalmente aos tombos... lol

obrigado por estes momentos bem dispostos... pelo menos para alguns  ;D

Alex

  • Núcleo de Gestão
  • *****
  • Mensagens: 10024
    • My Flickr Page
Re: O exame
« Responder #2 em: 22 de Fevereiro de 2007, 16:09:31 »
Hoje em dia podemos dizer que fazer estes exames não custa nada, é como se costuma dizer "pêra doce".

Pêra doce o tanas...xissa...se soubesses o que eu berrei...

Bem, fico contente por duas coisas...o meu rabo serviu de inspiração para alguém (mais uma frase para o Namath), e a outra é que ainda bem que não fiz o exame nos anos 80  :P

Parabéns pelo MOC  ;)
Citação de: Namath
Antes pequeno e brincalhão do que grande e trapalhão
Grande Namath ;D

Biczzz

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4453
  • Fui eu que fiz os carrinhos 🚗
    • My LEGO @ Flickr
Re: O exame
« Responder #3 em: 22 de Fevereiro de 2007, 16:34:04 »
Desse exame é que eu não estava à espera  ;D ;D ;D ;D
E porque é que um médico vai para um lugar daqueles armado com uma moto-serra? E como é que sai de lá impecável?

Por favor não respondam! Acho que não quero saber.  :D

Mais um MOC muito bom e muito engraçado, parabéns!  ;D

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: O exame
« Responder #4 em: 22 de Fevereiro de 2007, 16:35:54 »
Se eu continuo a ler posts do rupi no trabalho, ainda me arrisco a ser despedido por me rojar no chão a rir...  :D

Ideia original, aplicação magistral das peças. Estilo muito vinhético! Parabéns!


Pedro

Nine

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 5016
    • A pasta do Brickshelf
Re: O exame
« Responder #5 em: 22 de Fevereiro de 2007, 18:24:42 »
O enquadramento da história com o MOC fica 5 estrelas.

Agora acho melhor traduzir para inglês antes que apareça no The Brothers Brick e os tipos começarem a fazer filmes  ;D.
Nine

pedroagnelo

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 14366
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
Re: O exame
« Responder #6 em: 22 de Fevereiro de 2007, 18:31:49 »
Agora quando penso nisto, surpreende-me que ainda não tenha sido feito nada utilizando midstorms neste tema. Tenho visto tanta coisa: robôs de todas as formas, máquinas de vender bebidas, fábricas de carros, acho que um aparelho de endoscopia seria até uma coisa básica de se fazer comparado com estas (é claro que os vídeos no youtube teriam que ter bolinha no canto).

LOL!!! Muito bom como de costume ;D

As razões para ainda ninguém ter feito um endoscópio em LEGO serão:
a) Não há muitas cobaias disponíveis (e não pensem em animais domésticos)
b) Pessoalmente não teria muito gosto em enfiar peças pelo cu de alguém acima

(pelo menos é a minha opinião)
Pedro Agnelo

tânia

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 11618
  • Ditadora...olha, decide tu!!
    • Pasta do brickshelf
Re: O exame
« Responder #7 em: 22 de Fevereiro de 2007, 18:58:31 »
Andei literalmente aos tombos... lol

Idem

o meu rabo serviu de inspiração para alguém (mais uma frase para o Namath)

LOL

Ideia original, aplicação magistral das peças. Estilo muito vinhético! Parabéns!

Idem

Agora acho melhor traduzir para inglês antes que apareça no The Brothers Brick e os tipos começarem a fazer filmes  ;D.

Concordo.
Muito bom, adorei o gabinete médico também. ;D

tânia
boas construções!

Biczzz

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4453
  • Fui eu que fiz os carrinhos 🚗
    • My LEGO @ Flickr
Re: O exame
« Responder #8 em: 22 de Fevereiro de 2007, 19:03:30 »
Uma ideia seria fazeres as imagens tipo banda desenhada, com as legendas com duas versões, em português e inglês. Não deve dar muito trabalho, muitos programas já fazem os "balões" de diálogo automaticamente, e o tipo de letra também é fácil de arranjar.
Nem era preciso mexer em mais nada, a qualidade das fotografias é muito boa.


(...)
LOL!!! Muito bom como de costume ;D

As razões para ainda ninguém ter feito um endoscópio em LEGO serão:
a) Não há muitas cobaias disponíveis (e não pensem em animais domésticos)
b) Pessoalmente não teria muito gosto em enfiar peças pelo cu de alguém acima

(pelo menos é a minha opinião)

E seria precisa uma qualidade de montagem acima da média, senão ainda ficava lá algum bocado do aparelho. E depois para tirar é que era um problema, duvido que a peça 6007 servisse para alguma coisa nesse caso.  ;D

rupi

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 7034
    • my brickshelf
Re: O exame
« Responder #9 em: 22 de Fevereiro de 2007, 21:21:40 »
 :D
Obrigado pelas palavras, fico muito contente por terem gostado.
E agrada-me que esteja a fomentar a discussão.
A aplicação do Mindstorms em coisas relacionadas já não soa tão desfasada como podia parecer no início. Para sossegar os mais sensíveis: é claro que não seria para aplicar em seres vivos (há aqui pessoal ainda mais sádico do que eu  :o) o que eu pensei era "torturar" uns Bionicles e coisas do género. ;D

Biczz, a tua ideia de fazer tipo BD com isto já me tinha passado pela cabeça, já agora se me indicasses esse programa que faz os balões eu agradecia (eu estava a pensar desenhar tudo á mão no freehand). ;)
Obrigadão.

tânia

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 11618
  • Ditadora...olha, decide tu!!
    • Pasta do brickshelf
Re: O exame
« Responder #10 em: 22 de Fevereiro de 2007, 21:56:26 »
(eu estava a pensar desenhar tudo á mão no freehand). ;)
Obrigadão.

Isto é o que eu chamo de amor à arte! :D
tânia
boas construções!

Biczzz

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4453
  • Fui eu que fiz os carrinhos 🚗
    • My LEGO @ Flickr
Re: O exame
« Responder #11 em: 22 de Fevereiro de 2007, 22:58:27 »
O Paint Shop Pro tem uma função chamada preset shapes que cria esses balões automaticamente, depois é só acrescentar o texto.
Outra opção seria usar um programa de desenho vectorial e criar um balão. Depois de criado copia-se e cola-se nos desenhos finais e acrescenta-se o texto.
Os programas que fazem isso que eu conheço são o Inkscape (www.inkscape.org) e o Real Draw Pro (www.mediachance.com).
O tipo de letra podes encontrar em http://www.urbanfonts.com/
Nunca usei o Freehand nem sei como funciona, não era aquele programa que servia para criar as animações em flash para os sites?

pedroagnelo

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 14366
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
Re: O exame
« Responder #12 em: 22 de Fevereiro de 2007, 23:08:03 »
O Paint Shop Pro tem uma função chamada preset shapes que cria esses balões automaticamente, depois é só acrescentar o texto.
Outra opção seria usar um programa de desenho vectorial e criar um balão. Depois de criado copia-se e cola-se nos desenhos finais e acrescenta-se o texto.
Os programas que fazem isso que eu conheço são o Inkscape (www.inkscape.org) e o Real Draw Pro (www.mediachance.com).
O tipo de letra podes encontrar em http://www.urbanfonts.com/
(...)

O PSP também faz isso (paint shop pro). Tens que seleccionar criar em vectorial
Pedro Agnelo

rupi

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 7034
    • my brickshelf
Re: O exame
« Responder #13 em: 22 de Fevereiro de 2007, 23:23:44 »
O Paint Shop Pro tem uma função chamada preset shapes que cria esses balões automaticamente, depois é só acrescentar o texto.
Outra opção seria usar um programa de desenho vectorial e criar um balão. Depois de criado copia-se e cola-se nos desenhos finais e acrescenta-se o texto.
Os programas que fazem isso que eu conheço são o Inkscape (www.inkscape.org) e o Real Draw Pro (www.mediachance.com).
O tipo de letra podes encontrar em http://www.urbanfonts.com/
Nunca usei o Freehand nem sei como funciona, não era aquele programa que servia para criar as animações em flash para os sites?

O freehand é um programa de desenho vectorial, mais ou menos como o inkscape ou o coreldraw. Era básicamente o que eu ia fazer desenhar vectorialmente e depois colocar nas imagens.
Por acaso experimentei o inkscape há dias e gostei bastante, mas ainda não conheço o suficiente.
Pensei que conhecias algum programa que já tivesse templates de pranchas de BD ou assim e que fizesse as coisas mais ou menos automáticamente :D
De qualquer modo não é assim tão trabalhoso pois vou fazer só uma prancha não um livro completo.
Obrigado pelas dicas de qualquer maneira ;)

Nine

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 5016
    • A pasta do Brickshelf
Re: O exame
« Responder #14 em: 22 de Fevereiro de 2007, 23:49:22 »
Procurei na net mas apenas encontrei isto, não é gratuito mas têm licença para 30 dias, deve chegar para fazer a banda desenhada  :D
Nine