image/svg+xml

Autor Tópico: GBC 0937  (Lida 39324 vezes)

Nine

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 5016
    • A pasta do Brickshelf
GBC 0937
« em: 15 de Junho de 2010, 23:52:29 »

Este será o tópico principal para a discussão sobre o tema de GBC.

Gostaria que na próxima edição existisse um número maior de expositores e de módulos, por isso à que começar a mexer para o pessoal não se esquecer ;)

Poderíamos por melhorar o artigo da wiki, ficava como ponto de partida para quem estivesse interessado em arrancar.

O link da página é GBCwiki

Dêem uma vista de olhos e depois digam o que acham o que falta para se acrescentar.

Depois passamos aos módulos, ideias e métodos de construção.
Nine

nuno2500

  • Visitante
Re:GBC 0937
« Responder #1 em: 16 de Junho de 2010, 10:55:28 »
Tou nessa.

Americo Verde

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 15475
  • Old School. Gang member.
Re:GBC 0937
« Responder #2 em: 16 de Junho de 2010, 10:58:20 »
Tou nessa.

Podes contar com uma participação mais forte da minha parte para o próximo evento GBC!
"Create like a god, command like a king, work like a slave!"

Nine

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 5016
    • A pasta do Brickshelf
Re:GBC 0937
« Responder #3 em: 16 de Junho de 2010, 12:43:32 »
O pessoal cá do norte que não tiver bolas de GBC eu posso emprestar algumas.
Nine

hugosantos

  • LEGO Ambassador
  • ****
  • Mensagens: 13236
  • O Polivalente
    • Flickr
Re:GBC 0937
« Responder #4 em: 16 de Junho de 2010, 13:09:53 »
Por agora não tenho grande tempo, mas como já referi gosto muito deste genero de invenções! Com certeza irei tentar fazer pelo menos um módulo para o próximo ano. Necessitarei de bolas para testar o modulo, mais peças technic e quem tiver paciencia para me dar umas dicas também vou aceitar. Acerca de motores e engrenagens não tenho grandes bases e ainda não consegui tomar contacto com as peças que surgiram durante a minha black age.

Já vi uns videos no youtube de um circuito chines e aquilo tem que se lhe diga, dá para tirar boas ideias.

This is Comunidade 0937!!!

marcosbessa

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 5534
  • LEGO Senior Designer
    • A minha janela para o mundo!
Re:GBC 0937
« Responder #5 em: 16 de Junho de 2010, 13:21:17 »
Até eu me venho sentindo tentado a enveredar por estes caminhos, vejam lá vocês!  :?

A ver se durante este ano arranjo um bocadinho para experimentar...

Tito

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 8514
Re:GBC 0937
« Responder #6 em: 16 de Junho de 2010, 13:24:29 »
Eu já emprestei 10 bolas ao Nuno. O meu módulo foi testado com 5 e portou-se lindamente.

Tenho andado a pensar numa maneira de ligar a transmissão entre vários módulos... Assim era possível ter 2 ou 3 módulos controlados por um único motor. No entanto, não se esqueçam que a gravidade faz coisas engraçadas e podemos ter muitos módulos sem motores.

Uma coisa que me ocorreu há pouco tempo, depois de ver uns exemplos na net, foi investir em Bricks 1x2 trans-clear para fechar algumas zonas dos módulos. O resultado é uma máquina tipo tombola do totoloto.

Quando tiver tempo vou começar a pensar nas alterações a fazer ao artigo da Wiki.
"Desmontar MOCs faz parte do Ciclo de Vida do ABS!"

ups

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 4348
Re:GBC 0937
« Responder #7 em: 16 de Junho de 2010, 13:28:15 »
Pode-se investir em mais bolas. Compra conjunta?
Fundador da Comunidade0938!

Nine

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 5016
    • A pasta do Brickshelf
Re:GBC 0937
« Responder #8 em: 16 de Junho de 2010, 13:52:51 »
Se fizeres um módulo tal como está nos standards, receber as bolas a 10 studs de altura e deixar cair a 10 studs de altura, não dá para ter um módulo só por gravidade.

Agora podes ter um mecanismo simples para fazer a elevação das 10 bolas e a partir daí fazer um mecanismo só pela força da gravidade.

Pode-se investir em mais bolas. Compra conjunta?

Como foi feita uma à pouco tempo não sei se haverá muitos interessados, mas o pessoal que se manifeste.
Nine

Tito

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 8514
Re:GBC 0937
« Responder #9 em: 16 de Junho de 2010, 14:03:46 »
Se fizeres um módulo tal como está nos standards, receber as bolas a 10 studs de altura e deixar cair a 10 studs de altura, não dá para ter um módulo só por gravidade.

Agora podes ter um mecanismo simples para fazer a elevação das 10 bolas e a partir daí fazer um mecanismo só pela força da gravidade.

Então e se passarem a haver 3 tipos de módulos?

- Normal - recebe e larga bolas à altura de 10 Bricks;
- Elevador - recebe as bolas à altura de 10 bricks e eleva-as tão alto quanto possível;
- Gravidade - recebe as bolas tão alto quanto possível e larga-as a uma altura variável.
"Desmontar MOCs faz parte do Ciclo de Vida do ABS!"

Catarino

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4326
    • Youtube
Re:GBC 0937
« Responder #10 em: 16 de Junho de 2010, 14:11:03 »
Acho que os módulos têm sempre de receber e largar a 10 bricks de altura.

O que se passa pelo meio do percurso já é ao critério de cada um.

É que assim tito, uma pessoa que crie um módulo que eleve as bolas até ao céu, está dependente de alguém que construa um módulo que receba as bolas vindas do céu...

Parece-me a mim que não faz sentido criar distinção de módulos.
É melhor ficar-se pelo standart. Resulta sempre se o pessoal construir por essas linhas directórias.

Nine

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 5016
    • A pasta do Brickshelf
Re:GBC 0937
« Responder #11 em: 16 de Junho de 2010, 14:11:57 »
O problema é que essa divisão exige que tenhas uma relação entre os módulos, necessitas que um elevador por um de gravidade ou lá perto. Depois se formos a uma exposição internacional fica mais difícil inserir-los nos displays.

Preferia que se fizesse assim, mantém-se o standard, quem tiver problemas de disponibilidade de motores constrói os módulos facilitando a sua substituição, na altura dos eventos tentamos encontrar entre nós quem tem motores disponíveis.
Nine

hugosantos

  • LEGO Ambassador
  • ****
  • Mensagens: 13236
  • O Polivalente
    • Flickr
Re:GBC 0937
« Responder #12 em: 16 de Junho de 2010, 14:21:42 »
Eu alinho em pelo menos umas 30 bolas sejam de basquetebol ou futebol.
This is Comunidade 0937!!!

ups

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 4348
Re:GBC 0937
« Responder #13 em: 16 de Junho de 2010, 14:33:40 »
E um módulo com NXT que divida as bolas em futebol e basquetebol :D
Fundador da Comunidade0938!

Tito

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 8514
Re:GBC 0937
« Responder #14 em: 16 de Junho de 2010, 15:49:57 »
E um módulo com NXT que divida as bolas em futebol e basquetebol :D

Já vi num vídeo no youtube. Era brutal e relativamente fácil de fazer, depois cada tipo de bolas podia seguir um caminho diferente.
"Desmontar MOCs faz parte do Ciclo de Vida do ABS!"