The Copenhagen Experiments

Em 2006 surgiu um projecto para melhorar a zona de Halmtorvet, Copenhaga. Toda esta parte da cidade é conhecida como o habitat dos indesejados vagueando pelas suas ruas na calada da noite senhoras de reputação duvidosa, tendo sido alvo de um projecto de reabilitação urbana.

O plano de Bjarke é transformar a Fábrica Benzons nas Torres LEGO.Utilizando a plataforma LDD construiu todo o projecto em apenas dois dias; concluída esta etapa colocou o seu pedido através dos canais da LEGO Factory em em algumas semanas recebeu em sua casa a encomenda com as peças. Sem mais demoras começou a construção “real” do seu projecto para as LEGO Towers e apenas dois dias depois tornaram-se realidade como uma miniatura (veja: http://www.big.dk/ e clique no ícone sobre a marca LEGO).

A experiência foi bastante bem recebida pela crítica e assim a maquete vai ser exibida em Nova Iorque na Galeria Storefront a partir de 2 de Outubro à escala de 1:50. As suas medidas são aproximadamente 2 metros de largura por dois de comprimento e 3 de altura, tendo sido utilizados cerca de 250.000 peças LEGO.

O edifício regressará à Dinamarca no outono de 2008 onde será exposto no Centro de Arquitectura Dinamarquês. As “LEGO Towers” receberam alguma atenção por parte de diversos blogs e também pelo nosso fórum, tendo inclusivé marcado presença no programa televisivo “Den 11. Time” no canal Dinamarquês DR2.

Mais informações e imagens disponíveis em:

http://forum0937.miniancora.com/index.php?topic=2070

http://somethingrotten.wordpress.com/2007/09/12/and-then-god-created-lego

http://gizmodo.com/gadgets/lego-towers/architect-makes-scale…

http://www.designerblog.it/post/1532/le-torri-di-lego-del-bjarke-ingels-group

http://www.dezeen.com/2007/09/10/lego-towers-by-bjarke-ingels-group

“Den 11. time – DR2 link  Algumas notas sobre Bjarke Ingels

Através de uma série de projectos e edificios premiados, Bjarke Ingels ganhou uma reputação internacional como membro de uma nova geração de arquitectos que combinam uma análise perspicaz, experimentação variada, responsabilidade social e humor.

Em 2004 foi-lhe atribuido o Leão de Ouro na Bienal de Veneza pelo “Stavanger Concert House” e no ano seguinte recebeu o “Forum Award” pelas casas VM. Recentemente foi nomeado para o prestigiado Prémio Mies van der Rohe pelas “Maritime Youth Houses” e pelas casas VM assim como para o Prémio International Iakov Chernikhov.

Em simultâneo com a execução dos seus projectos, Bjarke Ingels tem desempenhado o cargo de professor convidado na Universidade Rice de Arquitectura, posição para a qual foi igualmente pela Escola de Design da Universidade de Harvard na primavera de 2007.


Publicado

em

por

Etiquetas: