Entrevista com o Hippotam

 

Olá Hippotam!
Olá Pedro!

Vamos falar um pouco sobre ti: Quem és tu? O que fazes e de onde é que vens?
O meu nome real é Marcin Danielak. Tenho 33 anos, casado e com filhos. Moro na bonita cidade de Cracóvia (Kraków), Polónia. Trabalho na área das TI como director de qualidade num centro de investigação de uma empresa franco-polaca.

Como descobriste o LEGO? Lembras-te do teu primeiro conjunto?
Eu costumava brincar com LEGO quando era pequeno, no final da década de 70. Dos primeiros conjuntos lembro-me do 456 Spirit of St. Louis, 192 Policemen e 696 Bus Stop. Mas os meus dias de ouro chegariam anos mais tarde, com o 918 Space Transport e o 6950 Mobile Rocket Transport. Também tive um dos primeiros conjuntos Technic, o 853.

Qual é o teu tema favorito e o que gostas mais de construir?
Eu adoro os temas System, particularmente Castelo e Espaço mas na realidade tenho projectos para quase todos os temas, como por exemplo Western, Steampunk or Adventurers. São tão fixes!

Tiveste uma dark age? Porquê?
Sim, a minha dark age durou cerca de 20 anos! Abandonei o LEGO quando tinha 12 anos e comprei o meu primeiro computador. Tive a sorte de a minha mãe guardar todas as minhas peças e assim poder recuperá-las quando tinha 32. Obrigado Mãe! (se estiveres a ler isto!)
 
O que é que te atrai mais no LEGO que fez com que o elegesses o teu hóbi?
Eu considero que LEGO oferece uma mistura única de arte, coleccionismo e construção de modelos. Cada um destes poderia ser um hóbi só por si mas LEGO tem-nos todos. Isto quer dizer que podemos construir um modelo detalhado de objectos reais ou criar o nosso próprio mundo e histórias limitados a colecção. Ou separar sim, separar também é divertido, acalma-me.
 
Podes dizer-nos algumas coisas sobre a comunidade AFOL na Polónia?
A julgar pelo número de membros registados no LUGPOL, estimo que haverá cerca de 400 AFOLs activos na Polónia, com idades e interesses diferentes.
Deveremos ser semelhantes a outras comunidades, por isso vou referir algumas coisas que nos são únicas.
Primeiro, temos um grande concurso local, o Brick Transport Tycoon, da responsabilidade do meu amigo Nexus. Segundo, temos uma exposição anual em Kielce apoiada pelo Museu do Brinquedo e organizada por Maciej Drwiga. Terceiro, temos algumas estrelas (frequentemente referidas em blogs de culto) que falam por si. Provavelmente já ouviram algo sobre os tractores do Misterzumbi, as naves do Jerac ou as motas do V1, só para nomear alguns. Quarto, temos um grupo de tecnicistas muito activo a partir os seus camiões de trial em pedaços aí pelos campos. E por último mas não menos importante: este ano temos um desafio entre a comunidade Polaca e a Portuguesa sobre o Classic Castle Contest V. E Vinho do Porto
 
Como é que conheceste a Comunidade 0937?
Um dia qualquer encontrei O Exame do Rupi no Brickshelf. Decidi coloca-lo no blog e uns dias mais tarde reparei que várias pessoas me estavam a visitar a partir de um endereço estranho: forum0937.miniancora.com. Portanto fui lá ver quem eram essas pessoas e foi assim que descobri a Comunidade. Por falar nisso, demorei bastante tempo para perceber o que esse número quer dizer
De qualquer forma, vocês foram tão amigáveis que decide visitarvos regularmente e publicar todas as minhas criações no Fórum 0937. E fui visitado pelo Manel, é fantástico!
 
Onde é que procuras inspiração para os teus MOCs? E quem é que tens nos Favoritos?
Há muitos criadores cujo trabalho eu admiro. Dan Jassim é provavelmente o responsável por me tirar da Dark Age. O Nelson Yrizarry mostrou-me a importância do detalhe e do humor. As criações do Takeshi Itou e do Jojo Koehler fizeram-me um Casteleiro. Recentemente construí alguns modelos de Espaço e a culpa é do Jerac…
Mas na maioria das vezes a inspiração não vem das criações de outros. Eu prefiro imaginar o modelo na minha cabeça primeiro e depois procuro soluções alheias para os problemas de construção. Gosto de construir coisas que nunca foram feitas antes.

Podes dizer-nos qual é a tua criação preferida de todos os tempos? Porquê?
Não, é impossível escolher só um. É como perguntar pela canção preferida, há muitas.
Mas se estivermos a falar das minhas criações, a favorita é sempre a última, por isso é o HCV Armadillo. Mas acho que o meu melhor trabalho até agora é a Operation Lethal Duck.

É claro que não podia acabar esta entrevista sem falarmos do Klocki, podes dizer-nos algo sobre o blog?
Comecei o Klocki com vários objectivos em mente.
Primeiro atingir e infectar os não AFOLs com o vírus LEGO. Estas pessoas não visitam fóruns de comunidades por isso nem sequer sabem que estão na dark age. Acredito que o Klocki é responsável por trazer de volta alguns grandes criadores, como por exemplo o Crises.
Segundo há muitas notícias relacionadas com LEGO, criações e ideias a surgirem, algumas passam despercebidas mesmo pelas fans. Alguém tinha que lhes dar destaque. Este ainda é um objective apesar de actualmente o meu tempo livre só me permitir mostrar uma em cada dez histórias interessantes que leio todos os dias. Conto com a grande ajuda do Nexus e do Sariel mas ainda assim muita coisa interessante não é blogada pura e simplesmente há demasiadas.
Terceiro Queria promover o nosso hóbi, que é muito raro na Polónia e muitas vezes considerado como infantil. Temos tido alguns sucessos neste campo, um dos maiores foi o concurso Klocki z czuba, organizado em conjunto com um portal Polaco de renome
Por isso visitem o Klocki, é escrito em polaco e inglês. Estou a trabalhar no meu Português mas demora

 

Para a discussão no fórum:

http://forum0937.miniancora.com/index.php?topic=2550.msg39672#msg39672

 

Link para o Klocki:

http://klocki.blox.pl/html


Publicado

em

por

Etiquetas: