Relato do LEGOWorld 2007 – Dia 02

Outro ponto é que normalmente os expositores estão constantemente a mexer nos seus displays. Ora montam alguma coisa, ora movem construções, ora desmontam algo. São muitas as construções que são mexidas durante o evento.

Durante o dia basicamente ficamos a conversar ininterruptamente, são eles italianos, franceses, belgas, alemães, ingleses, alemães, dinamarqueses e LEGO Designers. Na sua maior parte são todos muito simpáticos e conversadores. O tema de conversa principal é invariavelmente LEGO. Mas as conversas também chegam a outros temas, como as diferenças culturais. Os convites para outros eventos sucederam-se. Os belgas já no final de Novembro, os franceses no final de Junho, os italianos em Julho, os dinamarqueses em Setembro, toda a gente queria que prometêssemos que iríamos estar presente nos seus eventos. A ver se para o próximo ano conseguimos participar em pelo menos um evento. A escolha é difícil e muito provavelmente as datas são o que terão maior peso na decisão.

legoworld 2007Claro que também há que aproveitar a quantidade de pontos de venda. Logo após a entrada existem várias lojas bricklink. Ou seja o pessoal pega nas coisinhas todas e coloca em bancas/tendas. Por norma os sets em segunda mão estão em saquetas ziplogs com as respectivas instruções. Os preços são os normalmente aplicados nos BrickLink. Há a vantagem de não se pagar portes e poder-se verificar o estado da mercadoria. Há também peças à venda. Normalmente com um preço por cada ou por conjunto fechado em ziplog. A variedade é imensa e concentra-se em peças e sets do final dos anos 80 até ao início da década corrente.

A LEGO também tem os seus postos de venda mais no interior do evento. Duas Pick a brick, uma com 7 cêntimos a grama onde se pode escolher bags de sets e peças. A outra onde se pode escolher peça a peça a 8 cêntimos a grama. A variedade da primeira é grande mas da segunda é muito reduzida, mas o preço só compensa em alguns tipos de peças. O pior de tudo é fazer o digging no meio de tanta gente a fazer o mesmo. As peças e as bags estavam em caixas de cartão ou cestos de plástico que não eram nada funcionais com tanta gente à volta. No segundo havia também algumas pequenas caixas que continham só um tipo de peças, mas nada de especial. Outros pontos de venda de LEGO presentes eram a shop@home com alguns exclusivos e duas lojas com outro tipo de produtos tipo t-shirts, banners, com objectos de merchandising mais antigos etc.

Havia também a Intertoys, cadeia de lojas de brinquedos holandesa. Possuía um espaço considerável no evento com uma selecção de produtos exclusivamente de LEGO. Praticamente todo o sortido europeu de sets excluindo os exclusivos shop@home.

Pode-se perguntar se não eram um exagero de lojas. Não, não era. Praticamente todos os visitantes compravam alguma coisa. Nos primeiros dias fiquei com a sensação que toda a gente era AFOL. Mas não, simplesmente o LEGO é um passatempo instituído e toda a gente tem algum em casa. Todas as lojas tinham sempre gente à volta. Vi literalmente largas centenas de sacos enormes da Intertoys e pasmem-se, a caixa que vi mais vezes a ser carregada era um pack com a nova estação amarela, o comboio de mercadorias e duas caixas de linhas, tudo por 180 euros. A caixa era tão grande que às vezes faltava pouco para ser maior que o felizardo comprador.

Durante o jantar na cantina do recinto tiveram lugar algumas apresentações por funcionários da LEGO. Uma do coordenador da LEGO para relações com as comunidades, o chefe do Jan e de nome Richard Stollery que não trouxe propriamente novidades à comunidade, foi mais uma apresentação de ele próprio, da sua função e expectativas. A segunda já foi bem mais interessante porque foi feita por um funcionário da LEGO ligado à qualidade. Ficamos a saber as razões por detrás do problema das cores e que esse problema está praticamente resolvido, é evidente que ainda estão no mercado sets e peças com problemas na qualidade das cores mas logo que esse stock acabar o problema ficará definitivamente resolvido.

Foi feito um forte apelo à comunicação sempre que um set tenha algum tipo de defeito. Explicou que os números gravados junto ao código de barras indicam a data e a fábrica em que o set foi feito. Explicou também que em caso de problemas de qualidade deverão ser inidicados os números que estão gravados no interior das peças, que são a referência da mesma, nº do molde e nº da cavidade (nada que o pessoal já não adivinhasse). Explicou também outras coisas, mas era tanta informação ao mesmo tempo que toda a gente no fim pediu foi a apresentação em PowerPoint, o Jan ficou de tratar disso. A terceira e última apresentação do dia foi bem curta, o tema era Star Wars e serviu só para abrir o apetite para a apresentação do dia seguinte.

legoworld 2007Depois do jantar foi a vez de apanhar o Eus Bus. Ia praticamente cheio toda a gente estava bem-disposta e expectante para o dia seguinte. O destino era o bungalow dos belgas onde alguns AFOLs se iriam encontrar. Foi a oportunidade de apresentar o Manel ao pessoal. A primeira coisa que nos avisaram foi que cada um tinha que levar a sua cadeira. Os franceses mostraram-se mais inventivos levando um sofá! Foi chegando gente, mais gente, mais os belgas que só vinham durante o fim de semana e claro que ao fim de algum tempo não havia espaço para estar toda a gente sentada, portanto toca a alguns prescindirem da sua cadeira para se sentarem no chão.

legoworld 2007Durante o encontro a boa disposição foi o mote. Seguiram-se montes de momentos cómicos. Deu tempo também para conhecer melhor o Jan e AFOLs de vários países. Meia-hora de conversa com o Jan foi no mínimo proveitosa. Toda a gente quer ter um pouco de tempo de antena com ele e ele é muito simpático e prestável. Dá para perceber que é um bom profissional e que o contacto pessoal funciona melhor que via internet. É também bastante alegre e sempre à espreita de uma oportunidade para se rir.

Nesta festa falaram-se de muitos assuntos e foi também aqui que a Tânia teve uma primeira ideia para uma actividade envolvendo vários LUGs que iria ser apresentada aos outros durante os próximos dias.

Acima de tudo galhofou-se muito.


Publicado

em

por

Etiquetas: