Entrevista com o Andrew Becraft

Falemos um pouco de ti: quem és tu? O que fazes, de onde és?
Bem, o meu nome é Andrew Becraft mas online a grande maior parte das pessoas conhece-me como “Dunechaser”. Vivo em Seatle com a minha mulher e as minhas duas cadelas (uma chamada Pugsly e uma outra chamada Josephine); trabalho como escritor técnico para a Microsoft.
Considero Seatle a minha terra mas nasci e cresci no Japão, onde vivi até aos 15 anos. Hoje em dia sou LEGO Ambassador, constructor e blogger. 🙂

Como foi o teu primeiro contacto com LEGO? Lembras-te do teu primeiro set?
As minhas recordações mais antigas são de momentos em que construía com o meu pai, que tinha alguns dos primeiros sets Expert Builder.
Ainda tenho uma instruções original do 956 Auto Chassis, de 1977. Mas esse era o “LEGO do Papá” e eu também tive direito a ter LEGO meu.
Não me lembro exactamente qual foi o primeiro set que me ofereceram mas baseado em fotografias da altura (1976-1977, quando tinha dois  ou três anos); julgo que uns dos primeiros sets foram o 194 LEGO Building Set with People/Family e o 370 Esquadra da policia.

Qual é o teu tema favorito e o que te dá mais prazer construir?
Devido a constrangimentos de tempo e espaço na minha “vida real”, não construo tanto quanto gostaria mas considero-me sobretudo um fan de Castelo e Espaço. Gosto de experimentar todos os temas e no ano passado fiz algumas criações steampunk, microscale, castelo e pós-apocalíptico.

Acho que não é segredo para ninguém que a minha verdadeira obsessão é o minifig! Adoro tudo o que se relacione com minifigs e adoro também imaginar a criação de novos personagens e a recriação de pessoas reais em LEGO.

Tiveste uma Dark Age (porquê?)
Porque o meu irmão Nathan é quatro anos e meio mais novo do que eu, ele estava apenas a começar a realmente gostar de LEGO quando eu estava a iniciar o secundário (logo depois da nossa  mudança para os Estados Unidos em 1989). Este facto manteve o meu interesse e continuei a construir, embora eu não  tenha pedido ou comprado nenhum set novo para mim durante o secundário e a universidade.

A minha mulher e eu casamo-nos entre o nosso terceiro e quarto anos da universidade e quando trouxe todo o meu velho LEGO para o nosso primeiro e minúsculo apartamento senti vontade de ver o que a LEGO estaria a fazer de novo. Isto foi em 1996 e a combinação entre o tema Ninjas (um tema Japonês!) e os Adventurers (arqueologia!) arrancaram-me imediatamente à minha dark age de compras.

Que te atrai mais no LEGO para o escolheres como hobby?
As possibilidades ilimitadas! Tenho também de admitir que o LEGO mexe com o meu profundamente enraizado instinto de colecionador. Heh heh …

Podes falar-nos da comunidade AFOL nos Estados Unidos?
Isso é realmente um pouco difícil de responder, por um par de razões.
Primeiro que tudo, eu fui um lurker no início comunidade online durante quatro ou
cinco anos antes me juntar ao FBTB em 2002, e foi só realmente em 2005 que me tornei verdadeiramente ciente de todas as coisas que os fans de LEGO estavam a fazer em encontros de LUGs, fests, cons, e outros eventos.
Para ser honesto, eu sei muito mais sobre a comunidade LEGO online mundial do que propriamente sobre a comunidade aqui nos Estados Unidos.
(O meu primeiro encontro foi em 2006, e em Outubro do mesmo ano participei no BrickCon).

Em segundo lugar, a comunidade de fans de LEGO nos E.U. é muito diversificada – pelo menos em termos dos seus interesses (e claro, a maioria dos fans são rapazes). Em encontros de LUG e outros eventos, eu junto-me ao pessoal de castelo, com quem tenho mais em comum.
    
Como te cruzaste com a Comunidade 0937?
Penso que a minha resposta vai ser na mesma linha que a do Hippotam / Marcin!
Um membro 0937 apareceu no meu velho blog no Blogspot há uns anos atrás e perguntei-me por que razão  todas essas pessoas de Portugal foram repente visitar o blog. 😀

Onde vais buscar inspiração para os teus MOCs? Quem tens nos Favoritos?
Utilizo o feed (RSS ou Atom) para atualizações no Brickshelf, Flickr, e blogs, por isso o meu favorito LEGO na barra do Safari está cheio de centenas de URLs. Para os meus MOCs, consigo montes de inspiração como membro do Builders’ Lounge. Muitos dos melhores construtores são também membros, posso ver rapidamente as suas últimas criações e obter deles feedback útil das minhas próprias criações.

Qual é a tua criação preferida de todos os tempos? (Própria ou não) Porquê?
Esta é difícil! Eu gosto de muitos MOCs por razões muito diferentes. Gosto da aeronave Golias do Dave DeGobbi pela a sua dimensão e todas as suas partes móveis. Em contraste, adoro as vinhetas do Nelson Yrizarry pela sua simplicidade e elegância. Respeito profundamente os minifig customizers, como o Armothe como pela a sua habilidade e arte.
Se eu tiver que escolher apenas um, penso que o meu actual favorito é o display Undead Army do Vargo Steve.

Qual é a tua peça LEGO favorita?
Outra questão complicada! Vamos ver … Além de peças minifig? Bem, esta é presentemente a minha favorita (sujeito a mudanças a qualquer momento e sem
aviso prévio por escrito ou verbal), mas eu realmente gosto da slope “queijo” ou “cheese”  1x1x2/3. Permitem aos construtores adicionar um nível de pormenor tanto em pequenos e grandes MOCs que não era possível anteriormente e mesmo usados sozinhos eles têm montes de possibilidades interessantes.

Podes explicar o aparecimento do blog The Brothers Brick?
Quem inicialmente me inspirou para começar o meu próprio blog foram o Bruce Hietbrink do VignetteBricks e o Azumu do LEGO-BINGO. Chamei-o de “Dunechaser’s
Blocklog ” e ele foi pensado para ser um blog sobre minifigs apresentando principalmente os meus próprios MOCs.
Rapidamente comecei a destacar criações de minifigs de outras pessoas, e também MOCs de outras pessoas. Após cerca de um ano, eu pedi ao Josh Wedin do Classic Castle.com para se juntar a mim para dividir um pouco o trabalho. Uma vez que já não era apenas o “Dunechaser’s” blog, realizamos um concurso e mudamos o nome para The Brothers Brick (contando histórias como a dos irmãos Grimm, só que em LEGO – e a palavra “Brick” também funciona como espécie de verbo por aqui).

A partir daí, juntaram-se mais quatro contribuidores e o blog passou a ter o seu próprio domínio, Brothers-Brick.com. Este verão o blog fará 3 anos!

O que pensas do actual cenário internacional dos blogs sobre LEGO?

É impressionante o quanto a blogosfera tem crescido nos últimos dois anos!
A minha própria ignorância é parcialmente a culpada, sem dúvida, mas na minha listagem de blogs em 2005 haviam apenas um punhado de links – todos Inglês ou Japonês.
Hoje em dia, parece que existe um óptimo blog em quase todos as línguas para a qual existe uma comunidade AFOL razoável – Polaco, Alemão, Francês e claro, Português!

Em última análise LEGO é uma media visual. Tijolos são as próprias palavras que usamos para comunicar uns com os outros na linguagem universal
LEGO das nossas criações.

Página no Flickr.


Publicado

em

por

Etiquetas: