Entrevista com Rui Valdrez

Deste de que data está a LEGO presente no mercado Português?

A LEGO está presente no mercado Português desde os finais dos anos 40, início dos 50 mas só em 1975 foi criada a LEGO Portugal por Sr. Lothar Bader ( na altura director Geral LEGO Espanha ) e em 1 de Janeiro de 1980 foi substituído em Portugal pelo Dr. Martim Menezes ( director geral da LEGO Portugal até 1999).  A partir desta data e até hoje, a LEGO Portugal está a ser gerida através da LEGO Espanha .

E como define esse percurso?

Como em todos os percursos existem momentos altos e outros mais baixos, mas o mais importante é que a LEGO é uma marca com uma presença incontestável no mercado Português, e isso deve-se ao excelente trabalho feito até ao momento… e com perspectiva a durar por muito tempo.

Qual é a sua função na empresa LEGO e de quando data a sua relação profissional com a LEGO?

Sou o responsável comercial da LEGO em Portugal onde reporto ao responsável pela LEGO na Ibéria Sr. César Ridruejo que se encontra em Madrid. Estou a trabalhar na LEGO Portugal oficialmente desde 1997.

Quais, na sua opinião, são as maiores dificuldades do mercado Português. Há características que o distinguem do resto da Europa?  

 Uma das maiores dificuldades do mercado Português é o facto deste ser um mercado que representa unicamente 10,6 milhões de habitantes, e sua localização geográfica dentro da Europa não ser das mais favoráveis.  A LEGO é uma Companhia gerida a nível Global cujo seu coração é a comercialização e facturação de Brinquedos que visa o desenvolvimento da criatividade, imaginação, intelectualização, motricidade e sociabilidade das crianças, e que possui um grande carisma que fascina e envolve os mais adultos . Em Portugal temos uma grande presença da Marca LEGO com mais de uma dezena de Lojas LEGO Wear ” franchising ” e com uns excelentes grupos fans de LEGO, e o que têm vindo a demonstrar é que,  este “pequeno” Grande País tem pernas para andar…

Qual foi o impacto sentido em Portugal após reorganização interna tendo como alvo a produção e a distribuição, levada a cabo em 2006?

 O impacto não foi muito grande no momento, mas podemos neste momento começar a analisá -lo com os resultados de 2007 a nível global e local. A nível global  a LEGO teve um benefício antes de impostos de 190 milhões de euros frente a 172 milhões de euros de 2006 com uma margem operativa (ROS) de 18,1% em 2007, onde neste momento estamos entre as companhias mais rentáveis do mundo do sector. A Nível Local, segundo NPD Portugal, a LEGO, dentro do segmento do brinquedo em 2007, teve um crescimento +35,2% onde o mercado cresceu unicamente um  + 8,4%  levando desta forma a LEGO a estar dentro das 5 maiores companhias que comercializam e facturam brinquedos em Portugal , não esquecendo que só vendemos brinquedos de construção…

 Qual é neste momento o panorama das vendas LEGO em Portugal? 
   

  O panorama é muito positivo em virtude dos resultados do grupo em 2007  ( NPD (  + 35,2% acumulado ano )) e o bom crescimento que temos até ao momento (2008) onde NDP indica que o mercado Português de Brinquedos decresce    – 0,8% e a LEGO cresce    + 33,2% acumulado a Maio…  Podemos concluir que, a LEGO em Portugal está a ter um excelente crescimento aumentando a nossa quota de mercado. Espero que, no Futuro as indicações sejam idênticas.

Qual o enfoque publicitário em que a LEGO aposta em Portugal?

O Enfoque na publicidade que mais aposta é na publicidade PRR” imprensa” onde por media mensal, saem mais 20 divulgações de produtos na imprensa, onde em curto prazo entre 1 a 3 anos pensamos investir 4 a 5 vezes mais em publicidade para que desta forma possamos manter a “chama” LEGO mais viva em Portugal.

O que falta para Portugal poder ter uma loja LEGO (Brand Store)?

 Como já indiquei, em Portugal temos aproximadamente 14 Lojas LEGO Wear, que penso ser dos países do mundo com mais LEGO Wear´s  “per capita”, onde creio que deve condicionar possivelmente a abertura de uma “brand Store”, mas irei fazer chegar aos responsáveis da LEGO o nosso desejo. Vamos ver…

Que papel vê para os AFOLs no contexto nacional?

 O papel dos AFOLs é muito importante, pois afirma e confirma que a “Chama” LEGO está muito viva em Portugal, sendo das marcas, a nível mundial, reconhecida como uma marca entre o “Target adulto ” formado por autênticos fans que foram crianças que cresceram a brincar com LEGO e que cativam e cultivam cultura LEGO. Desta forma, em Portugal aos AFOLs deve ser dado o seu real valor.

Como encara o impacto do Evento TomarLEGO?

 O Evento de Tomar teve aproximadamente 7.000 a 10.000 visitantes com divulgação na imprensa nacional, incluindo na própria Dinamarca e sua embaixada. Desta forma, podemos encarar como um magnífico evento merecedor de demonstração e como um exemplo a ser seguido muitas vezes .

E quais são as suas expectativas para as edições futuras?

Da minha parte, como representante da LEGO, estou e estarei sempre disponível para poder apoiar (ainda mais), para que possamos ter num futuro próximo o ” Evento de Tomar” como um dos vários magníficos eventos desenvolvidos em Portugal, com parceria das comunidades LEGO.


Publicado

em

por

Etiquetas: