MOC do Mês de Julho de 2008

Pequena descrição do MOC:
Este MOC representa uma cena de naufrágio de uma embarcação viking resultante de um encontro com um monstro marinho, o Mostrengo.

As razões para construir este MOC:
Fiz o MOC para a prova de temas descontinuados do Grande Jogo 0937. A minha ideia inicial era (e foi) um MOC na onda do tema Vikings apostando na característica forte do tema Vikings vs Monstros (mais ou menos mitológicos). O resultado não foi exactamente o que imaginei pois queria ter feito um MOC mais próximo ao tipo de sets do tema, mas as coisas evoluíram noutro sentido e acabou por ser mais uma escultura do que um playset. Enfim, nem sempre se pode ter tudo

Maiores dificuldades:
Não houve grandes dificuldades na construção deste MOC. A maior dificuldade é sempre a inicial de tentar fazer qualquer coisa que goste e mais ou menos fiel à ideia que tenho, com as peças que tenho disponíveis. Mas com o desenvolvimento da construção as coisas vão se ajustando e quase sempre consigo chegar a um compromisso entre o que imaginei e o resultado final.
Neste caso a cabeça do Mostrengo foi o que fiz primeiro e foi tudo de seguida, não demorou muito tempo pois já tinha a ideia e as peças para o que queria fazer. A cabeça, (e dá para perceber isso) foi quase exclusivamente feita com as peças do set 7657. A parte que demorou mais tempo do que eu imaginava, foi a mão a sair da água. Para tal tive que me desenrascar com os hinge-bricks e plates que tinha disponíveis (por isso é que ficou apenas com 4 dedos).
 
Um pormenor que tiveste dificuldade em fazer e que te deu um prazer enorme em o conseguir ultrapassar ou uma técnica que utilizaste com particular satisfação:
A minha técnica preferida é encaixar bricks (e de baixo para cima de preferência). Quando consigo fazer o que quero só com peças básicas e studs up, isso chega-me, mas nem sempre se consegue o efeito pretendido dessa maneira. Neste caso usei as BURPS (rochas) que fazem os ombros do Mostrengo deitadas na baseplate, ou seja o chamado SNOT. Normalmente não me preocupo muito com técnicas, vou mexendo, rodando e experimentando sempre com as peças na mão, se houver uma solução mais simples é essa a minha preferida.
 
Farás alterações / melhoramentos?
Talvez Não acho que o MOC esteja perfeito, há sempre coisas a melhorar. Embora deva dizer que há mais probabilidades de ser desmontado do que ser melhorado. Assim de repente posso dizer que gostava de aumentar mais uma baseplate e melhorar os destroços do barco.
 
Inspirações (se existem):
Para este MOC a inspiração ou estímulo para a construção, foi em primeiro lugar, a participação na prova de MOCs do Grande Jogo 0937, depois foi a figura mitológica do Adamastor ou Mostrengo, como lhe chamou Fernando Pessoa. Mas a criação final nunca pretendeu ser muito fiel ás descrições do monstro ou sequer á época histórica em causa. Que eu saiba os Vikings nunca contornaram a costa de África

Características, Medidas, nº de peças, peças raras (quais):
Calculo por alto que tenha umas 400-500 peças. As dimensões são uma baseplate de 32×32 (25×25 cm) e tem 17 cm de altura. Peças raras acho que não tem nenhuma, aliás até tem peças que não o são propriamente, são sobras de peças.

O MOC foi apresentado neste tópico do Fórum 0937. 


Publicado

em

por

Etiquetas: