Bem-vindo ao site oficial da Comunidade 0937

Somos um grupo de fãs de LEGO sediado em Portugal e fundado em 2006.
Temos como missão promover este passatempo para todas as idades, realizando exposições e encontros um pouco por todo o país. Disponibilizamos ainda este espaço online, uma plataforma de discussão e informação que é também a principal porta de entrada para novos membros que se queiram iniciar neste passatempo.
Clique aqui para saber mais sobre nós.

MOC do Mês de Julho de 2008

Pequena descrição do MOC:
Este MOC representa uma cena de naufrágio de uma embarcação viking resultante de um encontro com um monstro marinho, o Mostrengo.

As razões para construir este MOC:
Fiz o MOC para a prova de temas descontinuados do Grande Jogo 0937. A minha ideia inicial era (e foi) um MOC na onda do tema Vikings apostando na característica forte do tema Vikings vs Monstros (mais ou menos mitológicos). O resultado não foi exactamente o que imaginei pois queria ter feito um MOC mais próximo ao tipo de sets do tema, mas as coisas evoluíram noutro sentido e acabou por ser mais uma escultura do que um playset. Enfim, nem sempre se pode ter tudo

Maiores dificuldades:
Não houve grandes dificuldades na construção deste MOC. A maior dificuldade é sempre a inicial de tentar fazer qualquer coisa que goste e mais ou menos fiel à ideia que tenho, com as peças que tenho disponíveis. Mas com o desenvolvimento da construção as coisas vão se ajustando e quase sempre consigo chegar a um compromisso entre o que imaginei e o resultado final.
Neste caso a cabeça do Mostrengo foi o que fiz primeiro e foi tudo de seguida, não demorou muito tempo pois já tinha a ideia e as peças para o que queria fazer. A cabeça, (e dá para perceber isso) foi quase exclusivamente feita com as peças do set 7657. A parte que demorou mais tempo do que eu imaginava, foi a mão a sair da água. Para tal tive que me desenrascar com os hinge-bricks e plates que tinha disponíveis (por isso é que ficou apenas com 4 dedos).
 
Um pormenor que tiveste dificuldade em fazer e que te deu um prazer enorme em o conseguir ultrapassar ou uma técnica que utilizaste com particular satisfação:
A minha técnica preferida é encaixar bricks (e de baixo para cima de preferência). Quando consigo fazer o que quero só com peças básicas e studs up, isso chega-me, mas nem sempre se consegue o efeito pretendido dessa maneira. Neste caso usei as BURPS (rochas) que fazem os ombros do Mostrengo deitadas na baseplate, ou seja o chamado SNOT. Normalmente não me preocupo muito com técnicas, vou mexendo, rodando e experimentando sempre com as peças na mão, se houver uma solução mais simples é essa a minha preferida.
 
Farás alterações / melhoramentos?
Talvez Não acho que o MOC esteja perfeito, há sempre coisas a melhorar. Embora deva dizer que há mais probabilidades de ser desmontado do que ser melhorado. Assim de repente posso dizer que gostava de aumentar mais uma baseplate e melhorar os destroços do barco.
 
Inspirações (se existem):
Para este MOC a inspiração ou estímulo para a construção, foi em primeiro lugar, a participação na prova de MOCs do Grande Jogo 0937, depois foi a figura mitológica do Adamastor ou Mostrengo, como lhe chamou Fernando Pessoa. Mas a criação final nunca pretendeu ser muito fiel ás descrições do monstro ou sequer á época histórica em causa. Que eu saiba os Vikings nunca contornaram a costa de África

Características, Medidas, nº de peças, peças raras (quais):
Calculo por alto que tenha umas 400-500 peças. As dimensões são uma baseplate de 32×32 (25×25 cm) e tem 17 cm de altura. Peças raras acho que não tem nenhuma, aliás até tem peças que não o são propriamente, são sobras de peças.

O MOC foi apresentado neste tópico do Fórum 0937. 

Comments are closed.