MOC do Mês de Agosto de 2008

Pequena descrição do MOC:
É um camião todo-terreno, com tracção às quatro rodas e está preparado para ultrapassar alguns obstáculos mais exigentes.

A razão deste MOC:
Foi construído para participar no Trial 0937, respeitando as regras da classe 1.

Maiores dificuldades:
Construir eixos e chassis capazes de aguentar a enorme força dos motores. A força do motor XL é tanta que, numa fase inicial, os eixos do camião desfaziam-se. O camião também não é muito grande e outra dificuldade foi conseguir compactar todos os mecanismos, tentando ao mesmo tempo manter o centro de gravidade baixo.

Um pormenor que tiveste dificuldade em fazer e que te deu um prazer enorme em o conseguir ultrapassar ou uma técnica que utilizaste com particular satisfação:
O camião é quase todo construído com peças Technic studless. Fiquei muito satisfeito por o ter conseguido fazer dessa forma, tornando-o resistente mas sem comprometer as formas da carroçaria.

Farás alterações / melhoramentos?
Este camião foi feito aproveitando elementos de um modelo anterior e ainda há espaço para evoluir. A primeira evolução apareceu em Viana do Castelo, na primeira prova do Trial 0937. Uma das diferenças foram os eixos reforçados.

Inspirações (se existem):
Não foi inspirado por nenhum modelo em particular. No entanto, o funcionamento da suspensão foi baseado no Unimog do Pedro Agnelo.

Características, Medidas, nº de peças, peças raras (quais):
Usa o sistema Power Functions (motores, caixa de pilhas, comando e receptor IR), tem tracção às quatro rodas, direcção, suspensão pendular e motor de pistões boxer com 6 cilindros. A cabine levanta para um melhor acesso aos mecanismos do camião e dois dos diferenciais são de escorregamento limitado. Os diferenciais traseiro e dianteiro permitem um desbloqueamento completo.
As dimensões são aproximadamente 31cm de comprimento, 20 cm de largura e 20 cm de altura.
Não sei quantas peças tem, mas não deverá exceder as 700. Não tem peças raras, mas usa bastantes Technic Bush 1/2 Type I que já não aparecem em nenhum set.


Publicado

em

por

Etiquetas: