Bem-vindo ao site oficial da Comunidade 0937

Somos um grupo de fãs de LEGO sediado em Portugal e fundado em 2006.
Temos como missão promover este passatempo para todas as idades, realizando exposições e encontros um pouco por todo o país. Disponibilizamos ainda este espaço online, uma plataforma de discussão e informação que é também a principal porta de entrada para novos membros que se queiram iniciar neste passatempo.
Clique aqui para saber mais sobre nós.

MOC do Mês de Abril de 2009

Pequena descrição do MOC
É um forte para guardar a costa de ataques de piratas, similar aos construídos em Portugal durante o séc. XVII.

Razões para construir este MOC
A principal razão da construção do MOC foi a integração no display Piratas no próximo evento da Comunidade 0937, o 2º TOMARLEGO.
Decidi abordar um forte mais realista do que aqueles que habitualmente se vê em MOCs e sets do tema, no entanto tive que fazer algumas adaptações devido à escala utilizada no resto do display.

Maiores dificuldades
Não senti nenhuma dificuldade em especial na construção do forte. Talvez realce o trabalho com a adaptação da escala do forte entre os modelos reais e o necessário para o display.
Um detalhe que tiveste dificuldade em fazer e que te deu um enorme prazer em conseguir superar ou uma técnica que utilizaste com uma grande satisfação.
O detalhe que realço é mesmo a inclinação de parte das paredes com a utilização de slopes 75º. Não senti muita dificuldade a chegar a esta solução porque deu certo logo à primeira tentativa.

Farás modificações/melhoramentos?
Estou neste momento a alongar a costa para ser encaixado no display. Muito provavelmente irei fazer algumas adaptações no landscape e aproveitarei para melhorar alguns pormenores. Apesar de já ter dito que talvez o alongasse após o 2º TOMARLEGO, não o devo fazer tão cedo.

Inspirações
A principal inspiração foram os fortes da zona onde vivo. O Forte do Cão em Âncora, o Forte da Lagarteira em Vila Praia de Âncora e o Forte da Ínsua em Moledo. No entanto tive que fazer umas adaptações tendo em conta a escala utilizada no display e utilizar o branco em vez de cinzas para situá-lo nas Caraíbas.

Características, dimensões, nº de peças e peças raras
Construí a primeira versão em duas tardes no início de Fevereiro. Depois de o mostrar num mini-encontro em Viana do Castelo fiz algumas modificações. Ficou esquecido por quase dois meses até ter as peças necessárias para o acabar. A base do MOC tem 64×64 studs (cerca de 51x51cm) e tem uma altura de mais ou menos 14 bricks (excluindo o mastro da bandeira). Não faço a mínima ideia de quantas peças possui, mas deve chegar às duas mil. Não tem nenhuma peça particularmente rara (pelo menos não me apercebi disso), no entanto tem uma quantidade apreciável de bricks 1×2 brancos e tiles 2×2 cinzentas.

Comments are closed.