MOC do Mês de Junho de 2009

Pequena descrição do MOC:
Trata-se de um Cineteatro clássico, com dupla fachada e cheio de pormenores quer ao nível da construção, quer nas cenas retratadas em volta do prédio.

A razão deste MOC:
Este MOC foi totalmente idealizado e concebido com o propósito de ser parte integrante do Display de Cidade do 2.º TOMARLEGO. Começou por ser uma simples casa com um estilo mais clássico e pormenorizado. Definido o design das janelas, foi começar a construir 4 iguais e estudar a melhor forma de as dispor numa parede. Com alguns ajustes e experiências, lá resultou o que me veio a parecer uma óptima oportunidade de introduzir algum glamour na cidade.

Maiores dificuldades:
Na construção de um MOC já com estas dimensões, para mim, as maiores dificuldades normalmente prendem-se com o campo financeiro: por norma, é necessário um maior investimento! Neste Cineteatro não foi excepção. No entanto, tenho a destacar o telhado (ou cobertura) do prédio. Tinha uma área de 48×48 para cobrir e sem uma estrutura interna capaz de suportar algo muito complexo e pesado. Acabei por resolver o problema com 3 baseplates de 16×32 apoiadas directamente em studs, complementadas com algumas plates e com um único pilar ao centro do edifício para suportar o peso maior da cabine de acesso ao terraço. Acho que resultou bastante bem para a solução simples que foi.

Um pormenor que tiveste dificuldade em fazer e que te deu um prazer enorme em o conseguir ultrapassar ou uma técnica que utilizaste com particular satisfação:
Tenho vários elementos dos quais me orgulho nesta construção (as janelas, o relógio, os vasos…), mas aquele que mais me deixou satisfeito no momento em que o concluí foi, sem dúvida, a estátua na “segunda” fachada do prédio. Tinha a ideia de querer colocar alguma coisa imponente e diferente naquela espécie de nicho e comecei a construir a estátua como uma simples experiência… Quando dei por mim, tinha nas mãos algo que realmente tinha superado as minhas expectativas!

Farás alterações / melhoramentos?
Definitivamente! Neste momento o MOC está praticamente destruído… Fui precisando de algumas das peças para outras experiências…… Mas em breve irá ser reconstruído e simultaneamente ampliado e (espero eu) melhorado! Tenho já algumas ideias para determinadas alterações (para além do aumento) e posso assegurar para já que para o ano não decorrerá uma estreia de cinema…. Teremos outro tipo de acção completamente diferente a envolver este MOC!

Inspirações (se existem):
Não me recordo de ter tido qualquer inspiração particular neste MOC. Segui um estilo arquitectónico que aprecio bastante e talvez por aí tenha sido algo influenciado pelas belíssimas fachadas de vários prédios no Porto (em particular na Avenida dos Aliados).

Características, Medidas, nº de peças, peças raras (quais):
A construção tem uma dimensão incomum e está dividida em dois módulos: a fachada (com 48×32) e as traseiras (com 64×32). Esta irregularidade, no display, era depois compensada por um outro módulo contíguo que construí. É um prédio que obedece às especificações do CC standard e não contém peças raras, à excepção de alguns minifigs que possuem elementos e/ou acessórios recentes ou pouco comuns.


Publicado

em

por

Etiquetas: