A Comunidade 0937

 

 

A Comunidade 0937 nasceu de um pequeno grupo de pessoas que partilhavam, entre outras coisas, uma enorme e entusiasta paixão por LEGO e que sentiam necessidade de ter o seu próprio espaço, ao seu jeito, sem falsas pretensões ou interesses secundários.

O principal objectivo da comunidade é fomentar o interesse sobre o hobby, oferecendo para isso uma plataforma de comunicação – o seu fórum – com a qual se pretende promover a discussão de novidades, técnicas e ideias de construção e tudo o mais que esteja relacionado com aquilo que julgamos ser muito mais do que um brinquedo.

Esta comunidade de utilizadores de LEGO tem vindo a crescer na organização de eventos e encontros, estando sempre aberta a novas propostas e sugestões. Em 2008 e 2009, co-organizou os mega-eventos “TOMARLEGO”, tendo a segunda edição recebido mais de 22 mil visitantes. Em 2010, “Arte em Peças LEGO(r) Fan Event” é o verdadeiro sucessor ao maior evento LEGO em Portugal, estando a ser preparado em colaboração com a CM de Paredes de Coura para o próximo mês de Junho. Ao longo do ano, vão surgindo outros convites e oportunidades para pequenas mostras ou exposições, que são avaliados e se concretizam consoante a disponibilidade dos membros.

Enquanto LUG, temos ainda alguns objectivos para cumprir a médio-longo prazo, como a consolidação de eventos relacionados com o hobby em Portugal, dando-lhes dimensão e apelo internacional. Pretendemos estimular e motivar cada vez mais os membros para que promovam também a título individual actividades que contribuam para a promoção do hobby em Portugal. O reconhecimento da importância e valor de eventos internacionais leva-nos a procurar sempre incentivar a participação dos nossos membros nesses mesmo eventos, quer em delegação comunitária, quer com apoio do grupo. A promoção de actividades de elevado valor para fãs, em contexto de grupo, é também um dos nossos mais fortes objectivos.

A Comunidade promove ainda a manutenção online de algumas ferramentas auxiliares do Hobby, nomeadamente a wiki0937 e o mapa0937. Estas destinam-se a facilitar a integração dos novos membros, proporcionando-lhes logo ao início uma forma eficaz de esclarecer em português dúvidas mais comuns e de saber quais os demais membros mais próximos. Apesar de a Comunidade ser baseada no ciberespaço, estimulamos a criação de núcleos de proximidade como uma das formas mais eficazes de promoção do hobby, já que permitem um contacto mais intenso e regular do que seria possível apenas com encontros nacionais.

A vertente social do hobby é por conseguinte de grande importância para todos nós, que valorizamos cada vez mais os vários encontros que vão havendo, nos quais é possível conviver, falar cara-a-cara, dar umas boas-vindas mais calorosas a novos membros e preparar exposições, futuros eventos, novos desafios…

Acima de tudo, pretende-se gerar um movimento criativo, dinâmico e agradável, onde há lugar garantido para todos aqueles que vêm por bem e para as suas famílias.


Publicado

em

por

Etiquetas: