MOC do Mês de Setembro de 2009

Pequena descrição do MOC:

É um buggy com chassis tubular e controlo remoto. Tubular não será a palavra certa, uma vez que na realidade é feito com axles sólidos.

A razão deste MOC:

Além de servir para me divertir um bocado, também é uma espécie de concept car. Serviu para testar este tipo de estrutura criada a partir de axles e angle connectors. É algo que eu não me lembro de ter visto antes e ficou aqui provado que funciona muito bem, resultando numa estrutura bastante resistente e leve.

Serviu também para testar uma ideia já conhecida, a direcção que volta ao centro. Ficou provado que funciona muito bem, melhorando bastante o controlo do carro. Foi usado um sistema pouco vulgar. Compacto, simples e sem recurso a rodas dentadas, resultou muito bem e até hoje não deu problemas.

Maiores dificuldades:

Conseguir fazer uma estrutura que aguentasse a força dos motores. Mudanças rápidas no sentido de rotação dos motores faziam com que as peças se soltassem.

O carro também não é muito grande, o que dificultou a tarefa de conseguir encaixar no chassis todos os elementos Power Functions. E ainda tinha de haver espaço para o Stig se sentar.

Um pormenor que tiveste dificuldade em fazer e que te deu um prazer enorme em o conseguir ultrapassar ou uma técnica que utilizaste com particular satisfação:

O mais difícil de fazer foi mesmo o chassis. Fiquei bastante contente quando vi que a técnica resultava.

Em seguida foi a direcção. Experimentei vários mecanismos que não funcionavam ou ocupavam demasiado espaço até que finalmente cheguei a esta solução.

Por fim, esconder os fios e arranjar um espaço para o piloto se sentar.

Farás alterações / melhoramentos?

Em princípio não. Serviu apenas para testar algumas técnicas que deverão ser aplicadas em MOCs futuros.

Inspirações (se existem):

A inspiração veio de umas fotos de um buggy que encontrei no Flickr. No entanto, este carro acabou por ficar muito diferente do original.

Características, Medidas, nº  de peças, peças raras (quais):

Tem cerca de 30 cm de comprimento, 15,5 cm de largura e 9,5 cm de altura.

Tem as seguintes características:

    * Chassis muito leve, construído principalmente a partir de axles e angle connectors, simulando o chassis tubular vulgar neste tipo de veículos;
    * Direcção que volta ao centro, graças a uma x928cx1;
    * Direcção com efeito Ackermann e sem gears;
    * Dois motores M e caixa de pilhas;
    * Tracção traseira com diferencial;
    * Receptor IR escondido que serve de banco para o condutor.

Não contei as peças, mas não deverá  ter mais de 200.

Acho que não tem peças raras, embora os elementos Power Functions e as rodas sejam mais caros e mais difíceis de encontrar.


Publicado

em

por

Etiquetas: