MOC do Mês de Outubro de 2009

Pequena descrição do MOC:
Este veículo está situado no universo/tema que criei há uns anos atrás, o OutroMundo.
Construído no Séc. XVIII DD, foi primariamente pensado para acções de pirataria e ataque a outras naves voadoras. No declínio da Era do Gas Calx a Tempestas Volatilis foi convertida num veículo de contrabando, aproveitando as suas características de grande poder de manobra e de velocidade. O grande poder de manobra era obtido pela grande manobralidade que as velas principais davam, além da já obtida pela vela-leme na popa. O veículo possuia uma lâmina frontal para ataque, dois canhões que poderiam ser utilizados em ambos os lados, dois contentores de gas calx com os respectivos estabilizadores e várias dívisões internas.

A razão deste MOC:
Construído propositadamente para os oitavos de final da competição luso-brasileira LusOlympics.
Já tinha pensado em construir qualquer coisa deste género para o meu tema, a competição só fez despoletar todo o processo de criação (desde o processo de pesquisa até à apresentação)

Maiores dificuldades:
O tempo foi de longe a maior dificuldade. Apesar de a ter pronta uns dois dias antes do limite da prova, tive-a que a fazer praticamente toda num só dia por falta de mais tempo disponível.

Um pormenor que tiveste dificuldade em fazer e que te deu um prazer enorme em o conseguir ultrapassar ou uma técnica que utilizaste com particular satisfação:
Não senti dificuldades com alguma técnica em particular que tenha utilizado . No entanto fiquei bastante agradado com a integração das peças bionicle na embarcação. Já tinha visto vários MOCs em que isso acontecia (principalmente do Mark Staford) e sempre quis fazer algo com a mesma técnica. Outro pormenor que me agradou foi o esquema de cores. Corria o risco do MOC se tornar num bloco castanho. Consegui dar a volta com a aplicação das peças Bionicle e a utilzação do cinzento claro para dar o ar de “armadura/esqueleto” da embarcação.

Farás alterações / melhoramentos?
Sim, mas somente em alguns acessórios e minifigs. É que com a pressa, esqueci-me de tirar fotografias com os interiores completamente acabados a nível de acessórios e minifigs.

Inspirações (se existem):
A primeira ideia seria fazer uma embarcação do género daquelas que aparecem no livro Estandartes de Sa’yen. Por estranho que pareça não encontrei nenhuma gravura da Internet com o que queria. Apesar de já ter lido o livro há já alguns anos, lembrava-me dos principais pormenores: embarcações tipo os grandes veleiros mas com mastros tanto em cima como em baixo.
Ao fazer as pesquisas na Internet tropecei na Weatherlight, embarcação/personagem do jogo Magic: The Gathering. A imagem trouxe-me um par de recordações porreiras de quando era jogador de Magic e assim decidi aproveitar um modelo que sempre tinha gostado.

Características, Medidas, nº de peças, peças raras (quais):
A embarcação tem cerca de 93 studs de comprimento, cerca de 18 studs de largura (fora velas) e cerca de 24 bricks de altura (fora velas). Não consigo fazer uma estimativa de peças, visto que tenho uma grande quantidade de tiles. Exceptando as velas e o casco, não acredito que tenha peças de grande raridade.


Publicado

em

por

Etiquetas: