Bem-vindo ao site oficial da Comunidade 0937

Somos um grupo de fãs de LEGO sediado em Portugal e fundado em 2006.
Temos como missão promover este passatempo para todas as idades, realizando exposições e encontros um pouco por todo o país. Disponibilizamos ainda este espaço online, uma plataforma de discussão e informação que é também a principal porta de entrada para novos membros que se queiram iniciar neste passatempo.
Clique aqui para saber mais sobre nós.

MOC do Mês de Outubro de 2009

Pequena descrição do MOC:
Este veículo está situado no universo/tema que criei há uns anos atrás, o OutroMundo.
Construído no Séc. XVIII DD, foi primariamente pensado para acções de pirataria e ataque a outras naves voadoras. No declínio da Era do Gas Calx a Tempestas Volatilis foi convertida num veículo de contrabando, aproveitando as suas características de grande poder de manobra e de velocidade. O grande poder de manobra era obtido pela grande manobralidade que as velas principais davam, além da já obtida pela vela-leme na popa. O veículo possuia uma lâmina frontal para ataque, dois canhões que poderiam ser utilizados em ambos os lados, dois contentores de gas calx com os respectivos estabilizadores e várias dívisões internas.

A razão deste MOC:
Construído propositadamente para os oitavos de final da competição luso-brasileira LusOlympics.
Já tinha pensado em construir qualquer coisa deste género para o meu tema, a competição só fez despoletar todo o processo de criação (desde o processo de pesquisa até à apresentação)

Maiores dificuldades:
O tempo foi de longe a maior dificuldade. Apesar de a ter pronta uns dois dias antes do limite da prova, tive-a que a fazer praticamente toda num só dia por falta de mais tempo disponível.

Um pormenor que tiveste dificuldade em fazer e que te deu um prazer enorme em o conseguir ultrapassar ou uma técnica que utilizaste com particular satisfação:
Não senti dificuldades com alguma técnica em particular que tenha utilizado . No entanto fiquei bastante agradado com a integração das peças bionicle na embarcação. Já tinha visto vários MOCs em que isso acontecia (principalmente do Mark Staford) e sempre quis fazer algo com a mesma técnica. Outro pormenor que me agradou foi o esquema de cores. Corria o risco do MOC se tornar num bloco castanho. Consegui dar a volta com a aplicação das peças Bionicle e a utilzação do cinzento claro para dar o ar de “armadura/esqueleto” da embarcação.

Farás alterações / melhoramentos?
Sim, mas somente em alguns acessórios e minifigs. É que com a pressa, esqueci-me de tirar fotografias com os interiores completamente acabados a nível de acessórios e minifigs.

Inspirações (se existem):
A primeira ideia seria fazer uma embarcação do género daquelas que aparecem no livro Estandartes de Sa’yen. Por estranho que pareça não encontrei nenhuma gravura da Internet com o que queria. Apesar de já ter lido o livro há já alguns anos, lembrava-me dos principais pormenores: embarcações tipo os grandes veleiros mas com mastros tanto em cima como em baixo.
Ao fazer as pesquisas na Internet tropecei na Weatherlight, embarcação/personagem do jogo Magic: The Gathering. A imagem trouxe-me um par de recordações porreiras de quando era jogador de Magic e assim decidi aproveitar um modelo que sempre tinha gostado.

Características, Medidas, nº de peças, peças raras (quais):
A embarcação tem cerca de 93 studs de comprimento, cerca de 18 studs de largura (fora velas) e cerca de 24 bricks de altura (fora velas). Não consigo fazer uma estimativa de peças, visto que tenho uma grande quantidade de tiles. Exceptando as velas e o casco, não acredito que tenha peças de grande raridade.

Comments are closed.