Pedro Agnelo em entrevista

Fala-nos um pouco sobre ti: Quem és, o que fazes e de onde vens?
Chamo-me Pedro Agnelo, tenho 26 anos, sou médico e nasci em Viseu.

Como foi que descobriste o LEGO? Lembras-te do teu primeiro conjunto?
Boa pergunta mas acho que deves perguntar aos meus pais… 😛 O meu primeiro conjunto foi um 2705 ou um 2634 mas tenho alguns herdados bem mais antigos.

Qual é o teu tema favorito e o que gostas mais de construir?
O tema de eleição sempre foi Technic e gosto de construir qualquer coisa que seja mecanizada, algumas vezes faço uma mistura de Model Team para criar um modelo visualmente mais apelativo. É claro que também dou uma escapadela a outros temas como cidade, steam punk e mais dois ou três.

Passaste por uma “dark age”?
Sim, estive numa dark age desde cerca dos 13 anos até aos 23. Actualmente não estou activo na comunidade mas tenho feito umas experiências.

O que é que te atrai mais no LEGO para que o tenhas eleito como hóbi?
O desafio de replicar mecanismos e outros objectos do mundo real com a limitação imposta pelo formato das peças. Sim, sou um purista!

Como descobriste o Fórum 0937? Que impacto teve nos teus hábitos, enquanto AFOL?
Descobri o Fórum logo no inicio de Setembro de 2006, sou o membro 21 por isso nãotinha passado muito tempo desde a sua criação. Descobri o fórum por tua culpa (Baixinho) quando te contactei sobre uns 8421 e me mandaste o link.

Enquanto membro da Comunidade 0937, alguns dos teus trabalhos foram destacados nacional e internacionalmente. De todos os teus MOCs, qual é o que consideras o mais marcante?
Não posso deixar de recordar a minha réplica da Demag, ainda hoje a acho impressionante tanto em tamanho, com 5,40 metros ainda está empatada com a do Alvin Brant pelo título de maior de sempre, como pela funcionalidade, levantando 6,6kg! Já pensei várias vezes fazer uma nova de raiz mas depois quando penso que demorei 11 meses a fazer esta… canso-me! Dos MOCs pós Power Functions gosto de quase todos, têm um grau muito maior de possibilidades. O meu preferido será o Tatra 813 de Trial.

Estiveste ausente da Comunidade 0937 e das suas actividades durante algum tempo. Podes explicar o motivo da tua ausência?
Posso, embora seja infeliz… Quem me conhece sabe que sou um gajo que gosta de perder pouco tempo no paleio e mais tempo a fazer coisas; Depois de um longo período de ataques e todo o tipo de outras baixarias por parte da plug lá conseguimos chegar a um acordo de não agressão mútuo, que é coisa curiosa porque os insultos sempre vieram do mesmo lado, visando o mesmo grupo restrito de pessoas. Após o encontro de Viana terá havido uma provocação sub-reptícia de um membro (que entretanto desapareceu) à qual respondi. Estava verdadeiramente cansado da prepotência dos indivíduos e da inércia dos responsáveis do fórum mas na realidade acabei por ser eu, moderador e um dos dois dinamizadores da comunidade a ser moderado… ora não achei grande piada e entrei em ruptura com os dois mods globais. O resultado foi a minha saída imediata e o abandono de todos os meus cargos na comunidade e fórum, bem como grande parte da vontade de construir.

Durante essa ausência, começaste algum projecto novo do qual nos queiras falar?
Projectos novos não… bem, tenho um chassis novo e um carro de trial meios feitos… A grande novidade foi ter voltado à competição nas bicicletas e em parte responsável por absorver a quantidade de tempo dedicada ao LEGO.

Onde procuras inspiração para as tuas criações? E quem é que tens nos “Favoritos”?
A inspiração está por aí, em todos os estaleiros de obras e estradas por onde passo. Favoritos tenho muitos, no meu tema não costumo seguir o rumo de outros tentando sempre inovar, o que por vezes se torna complicado. O que eu gosto mesmo de ver são as construções muitas vezes destacadas no Brothers Brick, adorava ter o engenho e paciência para construir como o Tyler Clites, manos ARVO entre outros. É claro que se uma montagem não sobreviver a um encontro com o chão também não serve para mim 😉

Qual é o teu elemento LEGO preferido?
Não faço a mais pálida ideia… nem sei quantos elementos há!?

Projectos futuros?
Hummmmm, retomar os projectos antigos, nomeadamente o Le Quartier e o Trial para citar os dois mais prováveis. O resto logo se vê!

Enquadramento
O Fórum 0937 surgiu no Verão de 2006, logo após a saída da PLUG de alguns dos seus membros fundadores. Pouco tempo depois o Fórum serviu de base para o aparecimento da Comunidade 0937, fundamentalmente constituída por utilizadores do Fórum.

Durante todo este processo de desenvolvimento da Comunidade 0937, foi habitual a existência de ondas de provocações, campanhas de desinformação, sabotagens, desvalorização e até mesmo de insultos por parte de membros da PLUG, tendo como alvo a Comunidade 0937 ou alguns dos seus membros.
A Comunidade 0937 decidiu responder com silêncio. Esta medida tinha como objectivo que o ambiente pudesse serenar com o passar do tempo.

Em Junho/Julho de 2008 uma nova onda de provocações e desinformações por parte de membros da PLUG levou a que a Comunidade 0937 se queixasse deste comportamento da PLUG à LCD Team. No intuito de resolver o assunto, foi combinado um encontro entre representantes da PLUG, da 0937 e da LCD Team enquanto decorria o Club Meeting 0937 de Viana do Castelo em Setembro de 2008.

Desse encontro saíram várias medidas como forma de estabilizar a relação entre os dois LUGs portugueses. Essas medidas incluiam pontos como a não sobreposição das datas de actividades, contenção nos respectivos fóruns, não assediar membros comuns, respeito, etc.

A PLUG não aplicou imediatamente estes pontos devido à sua burocracia interna.

Durante este período (Setembro a Dezembro de 2008) o clima continuou o mesmo. Num dos episódios o membro da Comunidade 0937 e moderador do Fórum, Pedro Agnelo, viu uma das suas mensagens apagada no Fórum 0937 pelo moderador LBaixinho. A mensagem basicamente quebrava o voto de silêncio em relação à PLUG e às suas provocações. Não contente com o sucedido e não estando de acordo com o silêncio imposto na Comunidade, Agnelo suspendeu as suas actividades.

A PLUG emite o seu parecer sobre o encontro de Viana a Dezembro de 2008. Apesar de um comunicado na sua essência vazio, a Comunidade 0937 decide aceitar na esperança que seja suficiente para pelos menos uma coexistência pacífica.

Não tardou muito que houvesse uma escalada de provocações, sabotagens e desinformações, atingindo o seu momento máximo durante o evento que a Comunidade 0937 organiza em Tomar em Junho de 2009.
Após esse evento a Comunidade 0937 dá conhecimento à LCD Team do que se passou e também que não se sente obrigada a manter o acordo combinado em Viana (Setembro de 2008) após a PLUG ter quebrado todos os pontos propostos.


Publicado

em

por

Etiquetas: