“Aonde!?”

Billund é provavelmente o ponto mais importante do mapa mental dos AFOLs, mas não diz nada à maioria das pessoas. Todos os anos, em paralelo com milhares de visitantes que acorrem ao parque Legoland da aldeia (e sim – tem aeroporto internacional, mas é uma aldeia), há autênticas romagens organizadas pelos LUGs, que procuram conhecer um pouco sobre os bastidores da empresa. E a LEGO abre algumas portas, qual catedral medieval cheia de relíquias para maravilhar os peregrinos.
Alguns dos mais abonados pela fortuna conseguem mesmo aquilo que só encontra contraponto num convite para a fábrica do chocolate do Willy Wonka: uma LEGO Inside Tour. Creio que não devo alongar-me sobre isto sem conhecimento de causa; mas a descrição feita pelo Tormod Askildsen é sucinta, e reveladora. “It is a Premium Experience”. Claro que é. São acontecimentos raros, exclusivos, e que nunca acontecem da mesma maneira.
A Comunidade 0937 resolveu lançar-se numa ida a Billund.
Mas como boa Comunidade que somos, queríamos passar uma semana de arromba, se possível capitalizando a mesma boa disposição que nos anima em encontros e eventos. Portanto – optámos por fazer uma autêntica loucura, uma Road Trip. Fizeram-se os contactos, preparou-se a logística (e que logística!), e marcou-se tudo.
E essa é talvez a parte mais incompreensível para quem não nos conhece.
O facto de termos tamanho à-vontade entre todos que podemos partilhar dias a fio numa camioneta, viajando para um país longínquo (bem… desta ponta da Europa, é quase tudo longínquo). O facto de todos sabermos de antemão que cada um tem a sua cama, mas todos têm um cantinho no “bengalow F”. O facto de termos mais tempo de viagem do que de estadia. O facto de lá ser frio quando cá já se vai à praia, mas levarmos à mesma o fato de banho. O facto de passar a Páscoa longe da família. O facto de não irmos lá para trazer coisas, mas tão-somente para aprender, na certeza de que esta experiência será muitíssimo melhor por a podermos viver em comum. É quase um rito iniciático.
Por isso é que quando me perguntam “aonde”, eu agora respondo:
“Não interessa aonde vou. Interessa é com quem lá chego.”

Pedro


Publicado

em

por

Etiquetas: