Bem-vindo ao site oficial da Comunidade 0937

Somos um grupo de fãs de LEGO sediado em Portugal e fundado em 2006.
Temos como missão promover este passatempo para todas as idades, realizando exposições e encontros um pouco por todo o país. Disponibilizamos ainda este espaço online, uma plataforma de discussão e informação que é também a principal porta de entrada para novos membros que se queiram iniciar neste passatempo.
Clique aqui para saber mais sobre nós.

Onde comprar LEGO?

Qualquer adulto quando que sai das suas dark ages pergunta-se onde é que poderá comprar conjuntos LEGO. É normal essa pergunta aparecer não só quando se torna difícil arranjar todos os conjuntos de um tema com também por achar-se que os preços praticados são extremamente caros.

Quanto aos preços, os conjuntos LEGO são relativamente caros não só por se “pagar a marca” mas porque realmente são de qualidade. A LEGO é uma das mais prestigiadas empresas do mundo (e não estou a referir-me somente ao mundo dos brinquedos), tem um controlo de qualidade superior às leis de qualquer país do mundo, tem um serviço ao cliente várias vezes premiado e também tem várias preocupações desde as ambientais, sociais, etc que a tornam uma empresa numa situação invejável.

Há que lembrar que também que os conjuntos LEGO são um brinquedo muito rico a nível didáctico e de longa duração. É normal o brinquedo atravessar gerações e as peças servirem tanto na infância dos pais como da dos filhos.
Isso faz que o preço de um conjunto LEGO seja bem relativizado.

Para uma pessoa saber se está a pagar mais do que devido e como os catálogos deixaram de ter o preço recomendado há quase vinte anos, é sempre bom consultar a loja on-line da LEGO (http://shop.lego.com) onde se pode encontrar “os preços de tabela”. Recomendo também a utilização da aplicação “GetPrice” para os telemóveis com a plataforma Android para uma rápida consulta aos preços da LEGO e até do Bricklink.

Mas voltando ao tema deste artigo, “onde se pode comprar LEGO?”.

A primeira forma é visitar as grandes superfícies. Apesar de terem uma variedade fraquinha, é por norma onde é mais fácil encontrar conjuntos fora das grandes cidades. A variedade aumenta na quadra natalícia e até se pode aproveitar as promoções de Novembro de algumas cadeias e outras promoções pontuais no lançamento de novos temas (por norma em Janeiro e Fevereiro).

Para uma variedade maior aconselho a visita à maior cadeia de brinquedos do mundo, costuma até ter alguns exclusivos além de praticar preços muito próximos dos de tabela. O sistema de pontos desta cadeia até podem dar jeito para alguns descontos jeitosos. Não se pode esquecer-se também as LEGOWears, que estão presentes em várias cidades portuguesas. Além de se poder comprar vestuário da marca (e onde posso assegurar a boa qualidade por experiência própria) existe sempre um sortido bem grande dos conjuntos do ano.

Existem outras cadeias de lojas de brinquedos que por norma possuem alguma variedade de conjuntos. Podem ser interessantes quando não temos outras lojas maiores perto de casa.

As cada vez mais raras lojas de brinquedos que se encontram enquadradas no mundo do comércio tradicional por vezes também possuem alguma variedade. Como os contratos actuais com a LEGO Iberia são “pesados”, infelizmente muitas destas lojas decidiram não ter conjuntos LEGO nas suas prateleiras.

No entanto nos dias de hoje as compras pela Internet vulgarizaram-se, e é mesmo por este método que se torna vantajoso a compra de conjuntos quando não vivemos perto de lojas físicas. O primeiro site a visitar é mesmo a loja da LEGO que referi acima. Encontra-se todo o sortido actual bem como exclusivos e até temas que por norma não chegam a Portugal. Os preços praticados no outro lado do Atlântico são bem mais atraentes (principalmente em temas licenciados) mas há que ter em conta as taxas alfandegárias e o facto de termos uma morada lá.

Além dos conjuntos actuais, o Bricklink (http://www.bricklink.com) é uma boa fonte para se encontrar conjuntos mais antigos. Atenção que neste site também são vendidos conjuntos em segunda-mão. Há que ler a descrição para termos a noção do estado do conjunto. Para conjuntos ainda fechados, deveremos procurar pela designação MISB. O site funciona como um gigantesco shopping de lojas on-line espalhadas pelo mundo inteiro, muitas delas geridas por AFOLs como nós. Em Portugal posso aconselhar a loja do Martins (http://www.bricklink.com/store.asp?p=superbelem) e a do Proença (http://www.bricklink.com/store.asp?p=ztp) onde já fiz várias compras. Semelhante ao Bricklink, existe também o eBay, conhecido site internacional de leilões e onde se encontra facilmente conjuntos LEGO. Existem também várias lojas on-line de brinquedos com conjuntos LEGO. As alemãs são bem conhecidas por possuírem uma boa variedade como também praticarem preços atraentes.

Por fim, aconselho a visita ao Arte em Peças ou outros eventos da Comunidade 0937 onde por norma existem sempre lojas associadas que participam vendendo conjuntos.

Claro que estar presentes em encontros da Comunidade também é uma boa forma de conhecer mais informações sobre este assunto bem como outros temas relacionados com o mundo LEGO.

ps. Posteriormente irei escrever um artigo relacionado com as compras de peças.

pps. Se alguns dos termos o confunde, utilize  a Wiki 0937 para aprender vários factos sobre LEGO.

Comments are closed.