MOC do Mês de Outubro de 2012: “Minifigures Tugas – Série 1”

A Comunidade 0937 elegeu como MOC do Mês de Outubro de 2012 uma criação do migbarroso que transporta para o conceito das minifiguras coleccionáveis algumas das figuras conhecidas do universo português. A apresentação do MOC no fórum pode ser lida e comentada aqui.

Recuperando uma atividade que a 0937 tinha há algum tempo, o migbarrroso foi convidado a escrever um pouco mais sobre esta criação.

Pequena descrição do MOC:
Este MOC pretende ser a 1ª série de um projecto que alie o conceito das collectible minifigures (CMF) ao universo português. Para tal, idealizei diversas séries com 8 elementos cada (metade das CMF) que representem as principais figuras históricas, culturais, desportivas ou mediáticas de Portugal.

A razão deste MOC:
Depois de diversos MOCs alusivos a temáticas nacionais, mas normalmente referentes a elementos arquitectónicos ou veículos (como o eléctrico da Graça) achei que estava nada altura de aparecerem também figuras portuguesas.

Maiores dificuldades:
A maior dificuldade é sem dúvida conseguir reunir para cada figura a combinação ideal a nível de peças, cabelos, acessórios, cores e feições que permitam facilmente identificar cada uma delas. Algumas feições foram aliás o pormenor que mais tempo consumiu. Para diversas personalidades não existem no vasto universo de cabeças de minifigs feições idênticas à figura. Há parecidas, mas não são a mesma coisa. Estou a pensar por exemplo no António Variações, no Fernando Pessoa ou até no Camões. Para resolver este problema tive de recorrer a autocolantes personalizados que fiz usando um conhecido programa informático de desenho, tentando dentro dos padrões das feições LEGO desenhar uma cara o mais fiel possível ao original.
Algumas figuras futuras estão ainda em stand-by devido à ausência de peças (até mesmo recorrendo a cortes, adaptações ou pinturas, ou até a outras marcas especializadas em acessórios). Por exemplo, a ausência de uma peruca branca típica do séc. XVIII para o Pombal ou de outros modelos de cabelo, tais como só com caracóis de lado e careca à frente (o Saramago e o Zeca Afonso agradeciam).

Um pormenor que tiveste dificuldade em fazer e que te deu um prazer enorme em conseguir ultrapassar, ou uma técnica que utilizaste com particular satisfação:
Uma das maiores dificuldades que tive foi em encontrar o chapéu que melhor se adaptasse ao D. Henrique. De início considerei 3 hipóteses: o sombrero do mexicano (mas que teria de pintar de preto), o do mosqueteiro e até o chapéu do Cad Bane das Clone Wars. Quando já estava resignado a pintar o sombrero lembrei-me de tentar encaixar parcialmente o chapéu do mosqueteiro e levantá-lo o máximo na parte da frente.

Farás alterações / melhoramentos?
Em princípio não, mas há sempre essa possibilidade caso surjam novas peças ou acessórios que melhor se adaptem a cada figura. Estou a pensar por exemplo na inclusão de uma coroa de louros na cabeça do Camões ou um cabelo mais ao estilo actual do Ronaldo (que de resto está sempre mudar a toda a hora!), ou possivelmente um equipamento das quinas alternativo (como curiosidade o equipamento usado nesta minifigura é o de 2011).

Inspirações (se existem):
A inspiração base centra-se como é óbvio nas séries das CMF e surgiu há já mais de um ano na altura em que fiz o MOC referente uma rua típica de Lisboa. Quando estava a “povoar” a rua com minifigs e coloquei a camisa do Ronaldo no estendal comecei a estudar a viabilidade de executar este projecto e se iria ter peças e figuras suficientes para tal (daí ter levado tanto tempo a finalizar a 1ª série).

Características, Medidas, nº de peças, peças raras (quais):
Cada minifigure tem mais ou menos o mesmo número de peças e acessórios disponíveis também nas séries oficiais de CMF, ou seja 5 a 6 (com um ou dois acessórios nas mãos e que ajudam a identificar melhor cada figura nacional). Grande parte das peças são também provenientes das diversas figuras das 7 séries de CMF, por isso não se pode falar propriamente de peças raras, pese embora com o passar do tempo, alguns dos acessórios e partes de minifigs se tornem mais difíceis de obter.

As outras construções que foram nomeadas para a sondagem do MOC do Mês de Outubro de 2012:

0937 superfan

LBaixinho

alexis

Jotabe

nuno2500

ePombo

ePombo

ePombo

Alex

migbarroso

Noro

 


Publicado

em

,

por

Etiquetas: