MOC do Mês de Janeiro de 2013: Space Travel

Nuno 2500 volta a supreender com mais uma construção que envolve movimento. Supreende tanto que este magnífico MOC foi eleito como o melhor do primeiro mês de 2013. Segue-se um pequeno texto sobre a construção feito em colaboração do próprio autor.

Pequena descrição do MOC:

Trata-se de uma recriação dos carroceis antigos, com a estética da ficção científica dos anos 50/60. É motorizado com dois motores PF-M, um para a rotação e outro para o sistema de elevação das naves. Conta ainda com seis light bricks que acendem quando as naves atingem a  altura máxima e um sound brick do tema Alien Conquest.

A razão deste MOC:

Este moc foi construindo no seguimento do que tenho feito dentro da temática dos divertimentos de feira. Após a modificação da roda gigante, dos carrinhos de choque e do elevador, surgiu a ideia de um carrossel de naves espaciais.

Maiores dificuldades:

O mais difícil foi criar o mecanismo suficientemente compacto para que o MOC não tivesse um tamanho exageradamente grande quando colocado num display de cidade.

Um pormenor que tiveste dificuldade em fazer e que te deu um prazer enorme em conseguir ultrapassar, ou uma técnica que utilizaste com particular satisfação:

Sem duvida o mecanismo de elevação. Não só porque tinha que ser compacto mas também resistente. O esforço que o sistema de elevação faz é enorme pois da forma como está feito o peso das naves é ampliado pelo efeito de alavanca dos braços que as ligam ao centro. A solução foi utilizar um sistema de cambota e biela dentro do qual gira o eixo do movimento de rotação.

Farás alterações / melhoramentos?

O sistema mecânico já foi reforçado após a presença no Arte em Peças 3 e após o evento que a comunidade 0937 realizou em Leiria este Natal, foi novamente alterado. O sistema de luzes foi retirado durante parte do evento pois obriga a grande esforço para que os seis light bricks sejam ligados. Entretanto como funcionou durante muito tempo em Leiria, o pó resultante do desgaste das gears passou a actuar como uma espécie de lubrificante o que fez com que a fixação das gears aos eixos perdesse eficácia. Este aspecto também já sofreu correcções e o sound brick foi retirado para aumentar a fiabilidade.

Inspirações (se existem):

O MOC feito de raiz sem recurso a nenhum modelo real, tendo no entanto a inspiração dos anos 50/60. O esquema de cores pretende dar a ideia do uso da madeira e do ferro pintado. A opção de utilizar um leque de cores reduzido foi propositada.

Características, Medidas, nº de peças, peças raras (quais):

Dizer o número de peças é complicado, nunca as conto. A base tem 32×48 studs. Não tem peças raras embora o esquema de cores tenha obrigado a adquirir várias peças em pearl gold. A peça em torno da qual foi construída a versão final do mecanismo de elevação foi a 87082  dentro da qual gira o eixo de rotação.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: