Bem-vindo ao site oficial da Comunidade 0937

Somos um grupo de fãs de LEGO sediado em Portugal e fundado em 2006.
Temos como missão promover este passatempo para todas as idades, realizando exposições e encontros um pouco por todo o país. Disponibilizamos ainda este espaço online, uma plataforma de discussão e informação que é também a principal porta de entrada para novos membros que se queiram iniciar neste passatempo.
Clique aqui para saber mais sobre nós.

Hobby LEGO: Primeiros passos na Internet.

Acredito que quando um adulto resolve entrar neste fantástico mundo do hobby LEGO, se sinta um pouco perdido com tanta oferta de informação que existe na Internet. Com este artigo vou tentar indicar resumidamente os primeiros passos para descobrir esse mundo.

O primeiro passo passa obviamente por explorar o site oficial da marca (http://www.lego.com). Só que apesar de alguns cuidados da empresa dinamarquesa, o site é claramente dirigido aos mais novos, ou aos pais destes, e rapidamente se torna insuficiente para alguém mais interessado e curioso com o hobby.

Para nos espantarmos com o melhor que se faz e para conhecermos as principais novidades do mundo LEGO, nada melhor que o The Brothers Brick (http://www.brothers-brick.com). A equipa de editores está sempre atenta às melhores e mais originais construções do momento. Apesar de não ser o principal focus, também regularmente informa sobre o lançamento de novos conjuntos LEGO.

Mas por falar em conjuntos. Para sabermos que conjuntos saíram em 1973, em que anos foram lançados os conjuntos do tema Slizers ou quantas peças tem o conjunto 7141, o melhor site é mesmo o BrickSet (http://brickset.com/). Este site possui uma enorme base de dados sobre conjuntos LEGO em que realço também as poderosas ferramentas de pesquisa e navegação bem como a qualidade da informação.

O BrickLink (http://www.bricklink.com/) também pode ser utilizado como consulta de informação de conjuntos, bem como de peças. Torna-se imensamente útil para saber em que conjuntos saiu determinada peça. No entanto a sua principal missão é a comercialização de conjuntos, peças e outros produtos da marca. Funciona como uma gigantesca superfície comercial onde milhares de lojas tem milhões de produtos à venda.

Apesar dos sites já referidos possuírem formas de comentar e/ou discutir, a forma como são especializados fazem com que não sejam os melhores para colocar aquela dúvida especial ou apresentar uma construção. Para isso os fóruns de discussão são mais apropriados. Destaco o Fórum 0937 (http://comunidade0937.com/forum/index.php) em português e o EuroBricks (http://www.eurobricks.com/forum/) em inglês.

Só que ver, ler e escrever não é suficiente para um amante do jogo de construção LEGO. Devido a várias razões, construir com peças reais pode não ser uma opção. Para tornear esse problema aconselho o LDD (http://ldd.lego.com/), software da LEGO bem simples de utilizar. Ou o LDraw (http://www.ldraw.org/) criado por fãs, mais completo e poderoso, mas também mais complexo na utilização.

E como é normal, queremos mostrar as nossas construções (reais ou virtuais) na Internet, através ou não dos fóruns que mencionei acima. Por norma os fóruns não permitem a colocação de imagens no próprio servidor, mas utilizando terceiros. Para hospedar as imagens, a comunidade de adultos por norma utiliza o BrickShelf (http://www.brickshelf.com/, design e interface antigo, mas funcional) o MOC Pages (http://www.mocpages.com/ além de hospedar também tem algo de rede social) e finalmente o Flickr (http://www.flickr.com/ genérico, ao contrário dos dois primeiros que são dedicados apenas ao LEGO, mas utilizado por uma grande parte dos adultos fãs de LEGO).

Por fim, para perceber muito da linguagem utilizada pelos adultos fãs de LEGO ou como funcionam as coisas indico a Wiki 0937 (http://comunidade0937.com/wiki/P%C3%A1gina_principal) e esta FAQ (http://comunidade0937.com/forum/index.php/topic,11868.0.html) no Fórum 0937. Perguntar não custa nada e este quadro (http://comunidade0937.com/forum/index.php/board,19.0.html) também no Fórum 0937 é o ideal.

Claro que além dos sites que indico, existem muitos outros interessantes. No entanto para não tornar o artigo demasiado extenso, limitei as minhas escolhas.

Tentei ser generalista, no entanto estou consciente que os meus gostos e interesses podem ter inflenciado algumas das soluções propostas.

Comments are closed.