MOC do Mês de Julho de 2013: Architecture – Lisbon Oceanarium

A Comunidade 0937 elegeu a réplica do Oceanário de Lisboa do Miguel Barros como MOC do Mês de Julho de 2013. Este trabalho enquadra-se perfeitamente no tema Architecture da LEGO estando recheado de interessantes detalhes. Segue-se o habitual artigo com a colaboração do autor da construção.
Pequena descrição do MOC:
Baseado no tema oficial Architecture da LEGO, este MOC pretende recriar como seria um set oficial de um dos edifícios mais emblemáticos da zona da Expo em Lisboa – O Oceanário.

A razão deste MOC:
Depois de vários MOCs referentes a minifiguras portuguesas, este projecto segue a mesma lógica de dar destaque a elementos portugueses convertidos em LEGO. O meu interesse recente pelo universo Architecture com a compra de diversos sets este ano fez a ligação natural.
O clic para avançar para este edifício deu-se quando ao observar o Oceanário diversos elementos assemelharam-se logo a gigantescos bricks, tais como as paredes centrais de cada fachada de cor vermelha e laranja.

Maiores dificuldades:
Numa fase inicial foi a concepção do modelo e tentar recriar todos aqueles pormenores, ângulos e elementos pouco usais num edifício e adaptar numa escala tão reduzida usando apenas peças LEGO. Na fase seguinte, foi também difícil conseguir reunir todas as peças necessárias, tanto mais que alguns elementos era necessário repetir até oito vezes. Razões que levaram a concluir este projecto só ao fim de vários meses.

Um pormenor que tiveste dificuldade em fazer e que te deu um prazer enorme em conseguir ultrapassar, ou uma técnica que utilizaste com particular satisfação:
Houve muitas e que até atrasaram o projecto até conseguir o efeito pretendido. Desde a concepção das escadas, passando pelo efeito dos vidros esfumados oblíquos. Mas sem dúvida aquela que perdi mais horas foi na fachadas cinzentas com todos aqueles recortes e ângulos e que se repetem simetricamente por todas as fachadas.

Farás alterações / melhoramentos?
Penso que sim. Um deles deverá ser prender os vidros com recurso a elásticos,  graças a uma sugestão do Baixinho.

Inspirações (se existem):
O modelo real como é natural foi a base de inspiração. Várias imagens de diversos ângulos foram utilizadas de modo a tentar obter um modelo o mais próximo possível do original e numa escala proporcional ao tema.

Características, Medidas, nº de peças, peças raras (quais):
Assente numa base de 24×24 studs, tem mais peças do que à primeira vista parece, pois praticamente cada fachada teve de ser feita a quadruplicar, mas não consigo adiantar um número. Tem também diversas peças raras tais como os ski poles usados a servir de postes ou as peças brancas que usei a servir de escadas oblíquas.


Publicado

em

,

por