MOC do Mês de novenbro de 2014: Far away and far above

Para Novembro de 2014 a Comunidade 0937 elegeu dois MOCs do Mês, o Far away and far above do César “CesBrick” Soares e o “A antiga Fronteira” do Alexis. Segue-se o artigo sobre o primeiro destes excelentes MOCs.

Descrição: Esta construção foi baseada no clássico conto dos irmãos Grim: Rapunzel. Consiste numa torre isolada, sem portas e apenas com janelas no topo, na floresta, onde uma bela jovem foi encarcerada por uma bruxa. A Disney fez recentemente um filme inspirado nesta história, o “Tangled”.

Razão: Este MOC foi o meu primeiro para o Colossal Castle Contest XXXII do site Classic Castle, um dos maiores concursos do tema Medieval/Castelo da comunidade AFOL internacional. Esta em particular foi para a categoria de Castelo de Conto de Fadas.

Maiores dificuldades: A construção da torre, em forma circular e com um estreitamento progressivo foi a maior dificuldade deste MOC, até porque também era a primeira vez que tentava fazer algo do género. Também a parte superior, onde habita a Rapunzel, mostrou-se uma dificuldade, pois a estrutura é bastante pesada e tive de reforçar o interior da torre para aguentar com o peso.

Pormenor com dificuldade: O pormenor mais difícil de conseguir foi conferir uma forma não retilínea e “fantasiosa” ao telhado. Uma vez mais recorri ao uso de vários tipos de dobradiças e “plates” curvas para atingir o efeito pretendido. A árvore, com aquele aspeto curvo e torto também foi difícil devido ao peso das folhas, mas resolvi o problema reforçando a sua estrutura.

Alterações: Como esta construção foi para o concurso, não se pode fazer alterações.

Inspirações: Como já foi referido, esta construção foi inspirada no conto “Rapunzel”. Há várias versões da torre, que foram surgindo ao longo do tempo, mas esta foi sobretudo baseada na que a Disney criou para o filme que referi em cima.

Nº peças/ peças raras: Não sei ao certo quantas peças utilizei mas julgo que talvez por volta das 3000. Não foram utilizadas peças raras, à exceção talvez das tiles 1×2 em “dark orange” As medidas são 48×48, restrição imposta pelo concurso.


Publicado

em

,

por