MOC do Mês de Novembro de 2016: Porsche 919 – Le Mans 2015 v.

LEGO Technic - Porsche 919 - Le Mans 2015 v.Para o mês de novembro de 2016 a Comunidade 0937 elegeu uma miniatura ultra-realista de um Porsche de competição. Esta criação do Manuel Nascimento foi notícia em vários cantos do mundo AFOL e é também aqui, na Comunidade 0937. Seguem-se as habituais palavras do autor para descobrirmos mais sobre esta estonteante construção.

Descrição:
Esta construção é uma tentativa de réplica  do Porsche 919 hybrid vencedor das 24 horas de Le Mans em 2015.  Este MOC tem as dimensões em studs de 60x28x15 (comp; larg; alt) respectivamente e estará dentro da escala 1/10.
É construído com 100% peças LEGO com exceção dos autocolantes que são inerentes e característicos de um carro de competição e que tentei recriar o mais fielmente possível. Está motorizado com elementos Power Functions que lhe permite ter iluminação, abertura das portas e capô traseiro electricamente bem como a marcha para a frente e para trás e também vira as rodas.

Razão:
Sendo um grande apreciador de carros e motas, a corrida 24 horas de Le Mans do campeonato WEC é rainha para mim! Ora sendo fã da Porsche e louco por LEGO, porque não juntar tudo!? E assim nasceu este carro.

Maiores dificuldades:
A maior dificuldade sem dúvida foi colocar todos os elementos Power Functions sem estragar a estética do carro. Para quem está habituado a lidar com estes artigos sabe bem o espaço que isto ocupa.  Para se ter uma ideia, coloquei neste carro 3 motores; 1 receiver ; 3 pares de lâmpadas LED; duas extensões e uma caixa de pilas (6 pilhas tipo AA). Em termos de cabos estão a imaginar a confusão que isto dá!
Não posso deixar de referir a decoração que foi extremamente trabalhosa , todos os autocolantes foram recortados à mão, sendo que este MOC teve uma duração de construção de 4 meses.

Pormenor a destacar:
Vou realçar as rodas. Sendo um detalhe controverso devido aos autocolantes, é desta forma que gosto de olhar para ele todos os dias! Este será sempre um detalhe meu no que diz respeito a réplicas, caso entenda que melhora a estética final do carro.

Alterações:
Fazer alterações é algo que ficamos tentados a fazê-lo, pois entretanto surgem novas ideias e peças com cores diferentes. Como não sou exceção  à regra também fui confrontado com esta situação, contudo, como já estava prevista a construção da versão de 2016 deixei estes detalhes para o novo MOC  que entretanto já foi apresentado no último AeP e que brevemente serão publicadas fotos e vídeo. Mas tenho como princípio não fazer qualquer alteração aos meus MOC a partir do momento em que são fotografados e publicados.

Inspirações:
Não posso dizer que tive qualquer inspiração nalgum MOC ou set a não ser pelas razões acima referidas na questão 2. Tive o cuidado sim em analisar o set 42039. Contudo a inclusão prevista de Power Functions levou-me à conclusão que nada ou quase nada seria aproveitado deste set e assim resolvi fazer tudo à minha maneira.

Peças raras:
Não tenho o valor exato do nº de peças mas andará por volta das 1800. À data não posso dizer que tem peças raras. Posso dizer sim que tive alguma dificuldade e reunir algumas peças pois estavam muito dispersas no Bricklink, como foi o caso dos “Hose, soft Axle” brancos e os elementos Power Functions.
Mas no final posso dizer que o carro é 100% português , pois todas as peças foram adquiridas em lojas no território nacional.

A apresentação deste MOC pode ser vista aqui.


Publicado

em

,

por