MOC do mês de Dezembro de 2016 – Guarded Inn

Guarded InnPara o mês de Dezembro de 2016 a Comunidade 0937 elegeu uma reedição de um set muito conhecido dos anos 80, o 6067-1: Guarded Inn.
Esta foi a primeira criação do Guilherme “gads” Santos apresentada na Comunidade 0937, e é caso para dizer que entrou em grande. Seguem-se as habituais palavras do autor para descobrirmos mais sobre esta estonteante construção.

Descrição:
O Guarded Inn é uma estalagem fortificada aproveitando os destroços de uma muralha do antigo castelo que defendia uma das principais vias de trânsito desta região medieval.
Trata-se de uma interpretação alternativa e “reconstrução” do LEGO set #6067-1 Guarded Inn lançado em 1986 http://(http://brickset.com/sets/6067-1/Guarded-Inn)

Razão:
O Guarded Inn foi um dos sets que tive a felicidade de receber em criança e dos quais guardo com carinho as memórias das incontáveis horas de brincadeira que proporcionou.
Um dos artigos que publiquei no HistoryBricks e que mais me marcou foi a reconstrução da fortaleza El Dorado https://historybricks.wordpress.com/2009/11/14/eldorado-remake-by-kris-kelvin/.
Ao admirar esta maravilhosa reconstrução do El Dorado e talvez por este também ser um dos sets que me marcaram durante a infância, desencadeou a enorme vontade de tentar algo na mesma linha.
É na minha opinião um forma muito interessante de prestar tributo às grandes obras clássicas relembrando o impacto que tiveram na geração de crianças que hoje em dia continuam a admirar a marca lançada por Ole Kirk Christiansen.

Este foi um dos principais motivos que me levou a construir o Guarded Inn, no entanto, não foi o único…
Há uns anos atrás, ao ler um artigo na Internet sobre a possibilidade de limpar o efeito amarelado causado pela passagem do tempo em plástico, tive a infeliz ideia de aplicar o processo a alguns dos sets da minha colecção que guardava e guardo religiosamente desde criança. Enquanto os resultados com as peças brancas foram satisfatórias, infelizmente não poderei dizer o mesmo das peças de cor azul, cinzenta e preta em que decidi aplicar o mesmo procedimento…
Como já devem ter calculado, o Guarded Inn foi um dos sets afectados…
Tendo em conta a especial estima que tinha por este set a decisão de prestar tributo a um set clássico recaiu automaticamente e imediatamente sobre a reconstrução do Guarded Inn.

Desafios relevantes:
O primeiro desafio está relacionado com a escolha da palete de cores, nomeadamente sobre a decisão de ser usado o vermelho básico na construção das paredes.
Depois de testar várias combinações entre vermelho escuro e vermelho para as paredes versus o preto, castanho e castanho escuro para as madeiras de suporte, acabei por seleccionar o vermelho básico e o castanho por considerar que ajudavam a manter a ligação ao modelo original.

O segundo desafio surgiu quando comecei a construir a torre por cima do telhado.
Pessoalmente não estava a ficar satisfeito com o resultado de forma que acabei por deslocar a torre para o lado esquerdo e estabelecer um ponto de ligação com a muralha. Esta alteração tornou o modelo mais “realista” com a colocação da porta de acesso à muralha tornando-se num dos principais pontos diferenciadores em relação ao modelo original.

Pormenor a destacar:
Gostaria de destacar o pormenor da técnica de construção das paredes de pedra. Ficou na minha opinião bastante bem conseguido e remete para as técnicas de construção do mestre César Soares, cujas construções foram uma das minhas principais fontes de inspiração.

Realço também o fumo da chaminé usando cones de gelado brancos. Embora não seja uma técnica original acho que transmite muito bem o efeito pretendido.

Alterações:
Tipicamente em qualquer projecto existe sempre espaço para melhoramentos, pormenores que gostaríamos de adicionar mas que não foi possível por falta de peças, ou pequenos ajustes que surgem após o feedback recebido.
O Guarded Inn não é excepção à regra e da minha parte gostaria de terminar a construção do interior do edifício. Tarefa que iniciei mas que a dada altura optei por adiar para uma potencial versão 2.0.
A porta azul era um pormenor muito característico do modelo original e recebi feedback sobre transpôr essa característica para esta construção. Embora tenha feito esse teste numa fase inicial do projecto e descartado a hipótese, acho que merecia uma segunda oportunidade. Talvez utilizando um tom diferente de azul ou uma técnica de construção diferente consiga alcançar o resultado desejado.

Peças raras:
Embora o número de peças seja elevado devido ao trabalho pormenorizado das paredes de pedra, felizmente não houve a necessidade de utilizar peças incomuns ou raras.

A apresentação deste MOC pode ser vista aqui.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: