Bem-vindo ao site oficial da Comunidade 0937

Somos um grupo de fãs de LEGO sediado em Portugal e fundado em 2006.
Temos como missão promover este passatempo para todas as idades, realizando exposições e encontros um pouco por todo o país. Disponibilizamos ainda este espaço online, uma plataforma de discussão e informação que é também a principal porta de entrada para novos membros que se queiram iniciar neste passatempo.
Clique aqui para saber mais sobre nós.

MOC do mês de Junho de 2017 – Italian Restaurante

Para o mês de Junho de 2017 a Comunidade 0937 elegeu o  “Italian Restaurante” , da autoria de Alex. Seguem-se as habituais palavras do autor para descobrirmos mais sobre esta construção.

Descrição:
O Italian Restaurant é um edifício modular, dentro da mesma linha que os que a LEGO faz.
Está dividido em 4 partes:
– Pizzeria no rés-do-chão, com take-away
– 1º andar com bar, onde as minifiguras podem relaxar enquanto aguardam uma mesa no restaurante, e apreciar a vista para a cidade numa das varandas. Existe também um pequeno WC neste piso.
– 2º andar com restaurante com vista panorâmica, cozinha e despensa.
– Telhado com águas-furtadas, uma pequena estufa com alimentos que vão ser utilizados no restaurante, e um pequeno pátio.

Razão:
Os edifícios modulares são as construções que mais prazer me dão a fazer, além de que todos os edifícios modulares são bem-vindos aos displays citadinos que a Comunidade 0937 faz nas suas exposições.
Tento sempre fazer algo que não exista já. A LEGO já teve alguns conjuntos com uma pizzeria, como por exemplo o 6350 e o 7641, mas ainda não teve nenhum modular.
Já andava com a ideia de fazer uma pizzaria desde que surgiram as “scooters” em vermelho, e agora com as novas pizza “slices”, não podia esperar mais.
A ideia original era ter uma pizzeria com apartamentos nos pisos superiores, mas depois quis explorar mais o conceito e transformei o resto do edifício para funções totalmente comerciais.

Desafios relevantes:
Quando se constrói modulares, um dos primeiros aspectos a considerar é se o mesmo vai ser linear ou de esquina. Originalmente era para ser linear, mas quando decidi fazer o restaurante panorâmico no 2º andar, decidi mudar para um edifício de esquina.
Isso originou outro “problema” que foi o telhado. Queria dar um ar bastante “italiano” ao edifício e acho que a utilização de round bricks 1 x 1 (como se vê no 10232 Palace Cinema) resultaria muito bem. O problema foi mesmo fazer a esquina, e foi onde perdi mais tempo.

Outro aspecto onde testei várias soluções foi com as cores usadas no edifício. Se na pizzeria usei muito as cores da bandeira italiana, já no 1º andar e no 2º andar foi mais complicado. Quis dar um ar mais sóbrio mas ao mesmo tempo acolhedor. O Dark Red é uma cor que resulta muito bem e quis conjugar com os bricks modified 1 x 2 com a forma de tijolo. Gostei da mistura de cores, mas foi necessário introduzir algumas cores mais claras (nomeadamente no chão), para o panorama geral ficar mais claro.

Pormenor a destacar:
Ui, muitos. Uma das características que costumo colocar nos meus edifícios é a inclusão de uma ou várias collectible minifgures. E neste foram mesmo várias, nomeadamente três: Pizza Delivery Guy (série 12), Gangster (série 5) e Gourmet Chef (Série 17).
Tento sempre também colocar uns apontamentos de humor, como por exemplo a tartaruga ninja a carregar as pizzas, a rapariga a correr atrás do gato, o chef que de alguma maneira incendiou a comida no forno, a cena a recriar “a dama e o vagabundo” no telhado…e toda a conspiração entre as famílias da mafia no piso do restaurante.
Gostei muito (apesar de simples), do pormenor da dinheiro e arma escondidas na sala do restaurante, foi mesmo uma inclusão de última hora.
Também gostei da solução encontrada para as escadas. Apesar de as mesmas estarem “fora” da baseplate 32 x 32, se o edifício adjacente seguir as regras do Standard CC não haverá problema. Se não for esse o caso, as escadas podem ser retiradas pois estão apenas presas por technic pins.

Alterações:
O Telhado. Foi onde perdi mais tempo e mesmo assim não consegui uma solução totalmente satisfatória. Queria apresentar este moc no Paredes de Coura Fan Weekend e não houve tempo para mais.
Devo mudar a maneira como está feita a esquina do telhado, e mesmo este acho que está demasiado alto. Talvez eliminar uma ou duas filhas de round bricks 1 x 1.
Quanto aos restantes pisos, estou bastante satisfeito com a solução alcançada.

Inspirações:
Os mesmos de sempre. Edifícios reais. A pizzeria é baseada numa que existe em Leiria, e o bar do 1º piso foi inspirado num restaurante onde estive em Lisboa, que tinha um par onde os clientes aguardavam por uma mesa para comer.
O restaurante em si, retirei ideias de fotografias de restaurantes italianos que pesquisei no google. Foi muito importante para decidir a disposição dos elementos, da decoração e mesmo das cores usadas no modelo final.

Peças raras:
Não me recordo de ter tido dificuldades em usar/encontrar uma outra peça. Além de algumas figuras específicas, destaco (por causa da quantidade usada) as várias Brick, Modified 1 x 1 with Stud on 1 Side em dark red, as diversas scooters vermelhas (adquiridas no 41092 ), as Black Fence Ornamental em black (aparecem 3 unidades no 40237) e algumas portas que só aparecem na casa dos Simpsons e no Ghostbusters Headquarters.

A apresentação deste MOC pode ser vista aqui.

Comments are closed.