4.5V

4.5V foi uma das voltagens que a LEGO utilizou nos anos 70 e 80, em Comboios mas não só.

As primeiras caixas de pilhas e motores do sistema de 4.5V, foram lançadas com o intuito de serem usadas em comboios. As caixas são de um tamanho adequado para serem embutidas num vagão, e os motores tem entrada para quatro rodas de comboio, revestidas com anéis de borracha (para uso em carris), e daí ser conhecido em alguns meios como “Train Motor”. O motor conta com terminais superiores assim como terminais nos topos frontais, ideais para a ligação das fichas junto dos engates locomotiva-vagão. Os motores mais recentes tem também uma entrada para um axle (eixo) Technic, e há também rodas de pino metálico mas com base de suporte para pneus normais assim como para “lagartas” de borracha (countinuous track // treads) podendo desta forma circular livremente pelo chão.

O sistema 4.5V é alimentado exclusivamente a pilhas, (3 pilhas do tipo C ou “Baby” ) e usa um interruptor (que pode até chegar a ser amovível) para ligar e desligar ao mesmo tempo que altera a polaridade da corrente que debita, podendo assim inverter-se o sentido de marcha do motor. Isto não tem qualquer efeito visível para as luzes, porque este é um sistema eléctrico “puro”, com lâmpadas normais de filamento, e sem qualquer electrónica de comando, apenas com ligações directas pilha-dispositivo. Mas no sistema 9V que viria a ser lançado mais tarde, a inversão de polaridade pode por exemplo, implicar o piscar ou não das luzes, recorrendo para tal a alguma electrónica discreta, integrada no próprio plate de suporte das luzes.

Todas as ligações eléctricas deste sistema são feitas com cabos de dois conductores. Nos primeiros sets as ligações eram feitas com conectores tipo “Banana”, mas nas versões mais modernas usa-se com fichas que possibilitam até a ligação “em série” ou uma derivação de corrente em qualquer das fichas de um cabo. Nesta altura ainda não havia as ligações dissimuladas em alguns studs (pinos), estas só viriam a aparecer no sistema de 9V. Assim sendo, isto implica que se deixe sempre algum espaço livre para a ficha estar ligada ao motor ou à lâmpada. Uma forma de dissimular e lidar com os cabos passa por usar peças especiais que dão uma pequena passagem para os cabos por debaixo delas. Note-se que os cabos encaixam perfeitamente no meio de dois pinos, podendo assim passar-se corrente para o interior de casas por exemplo, sem ter de deixar um buraco de uma plate ou um brick numa parede da casa.

Ligações Externas

  • 4.5v.txt
  • Última modificação em: 2017/01/15 19:59
  • por 0.0.0.0