Diferenças

Esta página mostra as diferenças entre as duas revisões da página.

Ligação para esta vista de comparação

4.5v [2017/01/15 19:59] (Actual)
0.0.0.0 Criação deste novo documento.
Linha 1: Linha 1:
 +====== 4.5V ======
  
 +**4.5V** foi uma das voltagens que a [[LEGO]] utilizou nos anos 70 e 80, em [[comboio|Comboios]] mas não só.
 +
 +As primeiras caixas de pilhas e motores do sistema de 4.5V, foram lançadas com o intuito de serem usadas em comboios. As caixas são de um tamanho adequado para serem embutidas num vagão, e os motores tem entrada para quatro rodas de comboio, revestidas com anéis de borracha (para uso em carris), e daí ser conhecido em alguns meios como "//​Train Motor//"​. O motor conta com terminais superiores assim como terminais nos topos frontais, ideais para a ligação das fichas junto dos engates locomotiva-vagão. Os motores mais recentes tem também uma entrada para um //​[[axle]]//​ (eixo) Technic, e há também rodas de pino metálico mas com base de suporte para pneus normais assim como para "​lagartas"​ de borracha (//​countinuous track <​nowiki>//</​nowiki>​ treads//) podendo desta forma circular livremente pelo chão.
 +
 +O sistema 4.5V é alimentado exclusivamente a pilhas, (3 pilhas do tipo C ou "//​Baby//"​ ) e usa um interruptor (que pode até chegar a ser amovível) para ligar e desligar ao mesmo tempo que altera a polaridade da corrente que debita, podendo assim inverter-se o sentido de marcha do motor. Isto não tem qualquer efeito visível para as luzes, porque este é um sistema eléctrico "​puro",​ com lâmpadas normais de filamento, e sem qualquer electrónica de comando, apenas com ligações directas pilha-dispositivo. Mas no sistema [[9V]] que viria a ser lançado mais tarde, a inversão de polaridade pode por exemplo, implicar o piscar ou não das luzes, recorrendo para tal a alguma electrónica discreta, integrada no próprio //​[[plate]]//​ de suporte das luzes. ​
 +
 +Todas as ligações eléctricas deste sistema são feitas com cabos de dois conductores. Nos primeiros //​[[set|sets]]//​ as ligações eram feitas com conectores tipo "​Banana",​ mas nas versões mais modernas usa-se com fichas que possibilitam até a ligação "em série"​ ou uma derivação de corrente em qualquer das fichas de um cabo. Nesta altura ainda não havia as ligações dissimuladas em alguns //​[[stud|studs]]//​ (pinos), estas só viriam a aparecer no sistema de [[9V]]. Assim sendo, isto implica que se deixe sempre algum espaço livre para a ficha estar ligada ao motor ou à lâmpada. Uma forma de dissimular e lidar com os cabos passa por usar peças especiais que dão uma pequena passagem para os cabos por debaixo delas. Note-se que os cabos encaixam perfeitamente no meio de dois pinos, podendo assim passar-se corrente para o interior de casas por exemplo, sem ter de deixar um buraco de uma //​[[plate]]//​ ou um //​[[brick]]//​ numa parede da casa.
 +
 +{{tag>​draft}}
 +
 +====== Ligações Externas ======
 +[[http://​www.peeron.com/​inv/​parts/​4350c01|Caixa de Pilhas 4.5V]] - Peeron.
 +[[http://​www.peeron.com/​inv/​parts/​x472|Interruptor Amovível]] - Peeron.
 +
 +[[http://​www.peeron.com/​inv/​parts/​7039?​img=9418|Roda para Pneu/​Lagarta]] - Peeron.
 +[[http://​www.peeron.com/​inv/​parts/​x556?​img=28291|Roda para Carril]] - Peeron.
 +
 +[[http://​www.bricklink.com/​catalogItemPic.asp?​P=766c01|Fichas de "​segunda"​ geração]] - Bricklink.
 +[[http://​www.bricklink.com/​catalogItem.asp?​P=3134|Peça Especiais 1x2]] - Bricklink.
 +
 +{{tag>​elementos}}
 +{{tag>​termos}}