Minifig é a designação universalmente dada à figura LEGO mais comum.
Esta surgiu em 1978, como forma de suprir a necessidade de um pequeno boneco articulado e com características humanas reconhecíveis, que ao mesmo tempo fosse suficientemente pequeno para se enquadrar nos pequenos modelos LEGO. Destinava-se à faixa etária entre os 5 e os 12 anos.
A minifig teve desde o início a sua configuração condicionada por uma experiência prévia da LEGO, o stubbie: este era uma figura muito mais simples, surgida em meados dos anos 70, mas cuja ausência de mãos ou pernas articuladas impedia uma utilização verdadeiramente alargada.
É assim que a minifig surge com uma altura de 4 bricks, tronco trapezoidal (reminiscência do stubbie, assim criado para não ter um aspecto excessivamente anguloso), pernas articuláveis, e um “pescoço” suficientemente longo para segurar a cabeça e simultaneamente comportar um ou dois utensílios. Os braços da minifig também eram articulados, mas por causa da configuração do tronco eram incapazes de manter a mesma distância entre si em todas as posições; isto veio a ter consequências futuras para o design de acessórios. Finalmente, as mãos das minifigs tinham um diâmetro interior compatível com o das antenas LEGO (3mm) e um diâmetro exterior compatível com o dos studs LEGO (5mm) - isto permitia á minifig agarrar outros elementos LEGO de pelo menos duas formas distintas.
Evolution of the Minifig - VignetteBricks.
History - Minifig.co.uk.