Padrão 0937 é a designação do padrão de construção modular adoptado pela Comunidade 0937 após discussão no Fórum 0937. O objectivo da sua definição é permitir a interligação de módulos de vários criadores, assim originado cidades LEGO de grandes dimensões (o Padrão 0937 diz respeito apenas ao tema Cidade)
Este padrão é definido pelo chamado “módulo base”, o mínimo necessário para se poder participar do esforço colectivo de construção. O módulo base tem a definição e regras mais simples possíveis. Além do módulo-base existem os chamados “módulos especiais”, tendo estes regras adicionais de construção.
É importante conhecer a nomenclatura utilizada nos módulos. genericamente, por não haver uma “frente” e uma “traseira” definidas (os módulos podem ser observados de dois lados), falamos de fachadas opostas, e interfaces nos lados a elas adjacentes. A pista de comboio é designada por linha; estrada é a parte da roadplate que não tem studs. Os módulos (especiais) que se situam nas extremidades designam-se pontas.
O módulo mais simples tem as seguintes características:
- 192 studs de comprimento obrigatório, medido no interface;
- 32 studs de comprimento de fachada;
- linhas 9V centradas a 8 e 24 studs de cada fachada, dispostas ortogonalmente ao interface;
- uma roadplate entre os studs 33 e 64 a contar de uma fachada, com a estrada a terminar nos dois interfaces;
- altura livre mínima acima dos carris: 14 bricks.
Abaixo listam-se algumas variações do módulo base:
- comprimento de fachada pode ser um múltiplo de 32 studs;
- as linhas só têm que ser ortogonais ao interface no ponto de ligação, podem tomar qualquer configuração no interior do módulo;
- as roadplates só têm de ter uma parte da estrada orientada para o interface, ou seja, as estradas podem ter várias configurações no interior do módulo.
A parte mais importante é que as ligações entre os módulos sejam perfeitamente compatíveis, estando as vias de comunicação (linhas e estradas) em posições coincidentes.
Pode haver módulos destinados exclusivamente a trocar a posição dos pontos de ligação da estrada entre um módulo e outro, passando a estrada para o “fundo” (que pode ser o primeiro plano, vendo a maquete do lado oposto).
INSERIR IMAGEM
As pontas, que são apenas duas por maquete, têm regras especiais para reger a sua construção. DEIXAR PARA DEPOIS!