bogie

Bogie

Bogie é a designação inglesa do elemento de um vagão que congrega dois ou mais eixos e é articulado no topo, permitindo a rotação num eixo vertical do elemento que lhe está por cima.

Dois bogies são normalmente usados num vagão, porque permitem aumentar o seu comprimento - o raio das curvas da via pode ser mais pequeno do que se as rodas estivessem directamente ligadas à estrutura do vagão.

Por outro lado, no caso das carruagens de passageiros há a vantagem de a força centrípeta nas aproximações às curvas ser sentida de forma gradual, sem o “efeito chicote” que ocorreria nas extremidades dum vagão não-articulado. Este fenómeno pode facilmente ser verificado se num vagão não-articulado forem colocadas extensões, e medida a aceleração linear nas extremidades num trajecto curva+recta feito a velocidade constante.

No caso dos comboios LEGO, os bogies são a forma mais simples de permitir ligar vagões entre si; nos comboios de verdade há outras soluções, mas não facilmente implementadas a escala reduzida. Também porque apenas há um raio de curvatura nas linhas de comboio LEGO, o uso de bogies é praticamente indispensável a partir do momento em que seja necessário afastar as rodas mais de 8 studs entre si. As agulhas são ainda mais limitativas nesta matéria, porque têm curva e contra-curva numa pequena extensão.

  • bogie.txt
  • Última modificação em: 2017/01/15 19:59
  • por 0.0.0.0