Diferenças

Esta página mostra as diferenças entre as duas revisões da página.

Ligação para esta vista de comparação

bogie [2017/01/15 19:59] (Actual)
0.0.0.0 Criação deste novo documento.
Linha 1: Linha 1:
 +====== Bogie ======
  
 +**Bogie** é a designação inglesa do elemento de um vagão que congrega dois ou mais eixos e é articulado no topo, permitindo a rotação num eixo vertical do elemento que lhe está por cima.
 +
 +Dois bogies são normalmente usados num vagão, porque permitem aumentar o seu comprimento - o raio das curvas da via pode ser mais pequeno do que se as rodas estivessem directamente ligadas à estrutura do vagão.
 +
 +Por outro lado, no caso das carruagens de passageiros há a vantagem de a força centrípeta nas aproximações às curvas ser sentida de forma gradual, sem o "​efeito chicote"​ que ocorreria nas extremidades dum vagão não-articulado. Este fenómeno pode facilmente ser verificado se num vagão não-articulado forem colocadas extensões, e medida a aceleração linear nas extremidades num trajecto curva+recta feito a velocidade constante.
 +
 +No caso dos comboios [[LEGO]], os bogies são a forma mais simples de permitir ligar vagões entre si; nos comboios de verdade há outras soluções, mas não facilmente implementadas a escala reduzida.
 +Também porque apenas há um raio de curvatura nas linhas de comboio LEGO, o uso de bogies é praticamente indispensável a partir do momento em que seja necessário afastar as rodas mais de 8 [[stud|studs]] entre si. As agulhas são ainda mais limitativas nesta matéria, porque têm curva e contra-curva numa pequena extensão.
 +
 +{{tag>​termos}}