comboio

Comboio

Comboio é um tema LEGO, geralmente associado ao tema Cidade (pese embora não fazer dele parte), e que possui vários sub-temas baseados no sistema de alimentação e controlo:

- 4.5V

- 12V

- 9V

- IR

(NOTA: Os comboios não-motorizados não são considerados um tema em si mesmo, estando em geral incluídos na categoria que lhes é mais próxima ou para a qual tinham instruções oficiais de adaptação)

História

A LEGO introduziu os primeiros comboios nos anos 60, recorrendo a um sistema de motorização de 4.5V, e usando carris azuis com travessas brancas (uma combinação pouco realista, mas a possível com o escasso leque de cores então disponível). Estes comboios iniciais faziam conjunto com o precursor da Cidade LEGO, aquilo que hoje são conhecidos por “Sets Clássicos” ou “LEGOLAND” (não confundir com o nome “LEGOLAND” quando usado após 1978)

A insuficiência da motorização então usada levou às primeiras experiências com o sistema de 12V, em 1969: introduziu-se um terceiro carril central, metálico, alimentado com essa voltagem a partir de uma fonte externa (e não mais de pilhas no interior dum vagão). O controlo remoto era assim tornado possível; consequentemente, fizeram-se as primeiras experiências com controlo remoto de agulhas e restante sinalização.

Apesar do sucesso desta experiência, foi só com o advento da minifig (após 1978) que o tema comboios conheceu a primeira grande evolução qualitativa. De facto, em 1981 aparece um conjunto de comboios (tanto de 4.5V como de 12V) à “escala minifig”, e gradualmente também toda uma panóplia de acessórios complementares, desde estações completas a semáforos. A manutenção do sistema de carris usado anteriormente - pese embora a introdução de cores mais realistas - teve como consequência a distorção inevitável da escala real (por exemplo, num vagão comum apenas um minifig pode ir sentado em cada fila).

A evolução dos sets de 12V foi prosseguindo, caindo gradualmente em desuso o sistema de 4.5V (aliás, houve um kit de conversão de motor apropriado para este fim). No entanto, em meados dos anos 80 este sistema tinha estagnado a sua evolução: a LEGO decidiu não mais investir em novos sets com esta motorização, por entretanto ter tomado a decisão de unificar todas as voltagens dos produtos LEGO, recorrendo ao novo padrão de 9V.

Em 1991 surgiu o primeiro sistema de 9V: os carris passaram a ser construídos numa peça única, e a ser eles mesmos condutores (eliminando o carril central). As rodas eram doravante lisas, reduzindo significativamente o atrito, mas com sacrifício da capacidade de tracção. O sistema de acoplamento sofreu modificações que não mais permitiriam o recurso ao desacoplamento remoto; os acessórios (como semáforos) sofreram uma redução muito grande, dado o seu escasso volume de vendas. O controlo da corrente era efectuado com recurso a um reóstato (similar ao usado no sistema de 12V).

Finalmente, em 2006 foi introduzido um novo sistema de alimentação e controlo: a alimentação seria feita a 9V como até então, mas com recurso a pilhas eléctricas no interior de um vagão motorizado (locomotiva ou qualquer outro); e o controlo remoto passaria a ser feito com recurso a um comando de infravermelhos, semelhante em conceito ao controlo remoto dum televisor.

  • comboio.txt
  • Última modificação em: 2017/01/15 19:59
  • por 0.0.0.0