Diferenças

Esta página mostra as diferenças entre as duas revisões da página.

Ligação para esta vista de comparação

juniorizacao [2017/01/15 19:59] (Actual)
0.0.0.0 Criação deste novo documento.
Linha 1: Linha 1:
 +====== Juniorização ======
  
 +**Juniorização** é o nome pelo qual ficou conhecida a tendência de simplificação excessiva dos modelos [[LEGO]] no final dos anos 90.
 +
 +Em 1997 foram lançados no mercado os primeiros conjuntos do tema [[Town Jr.]], cuja montagem era pela primeira vez feita com recurso quase exclusivo a [[POOP|POOPs]]. De facto, este novo tema substituiu completamente os conjuntos tradicionais de [[Cidade]], de montagem tecnicamente mais exigente.
 +
 +O objectivo desta estratégia era apelar a grupos etários mais jovens que os 5 anos habitualmente estabelecidos,​ partindo do pressuposto que a montagem teria de ser mais rápida, e a ênfase deveria estar na jogabilidade do conjunto uma vez montado.
 +
 +A introdução de numerosas peças com utilidade limitada (das quais os chassis dos veículos será talvez o exemplo mais evidente) tornou este tema mal-amado entre os coleccionadores,​ apesar de incluir algumas ideias interessantes e quase inéditas (como o Banco).
 +
 +O termo juniorização derivou directamente do nome do tema Town Jr., e foi veio mais tarde a ser considerado de abrangência global para a linha de produtos que a LEGO vendeu até 2003. Os temas mais afectados foram, além da Cidade, o [[Comboio]] e o [[Espaço]] (com o sub-tema [[Insectoids]])
 +
 +Esta estratégia não foi eficaz na captação de maior quota de mercado, pelo que pouco depois veio a ser substituída pelos [[Tema Licenciado|temas licenciados]] e pelo tema [[Bionicle]].
 +
 +{{tag>​termos}}