image/svg+xml

Autor Tópico: LEGO e Electrónica  (Lida 5425 vezes)

alexis

• Moderador
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
Re: LEGO e Electrónica
« Responder #15 em: 29 de Outubro de 2012, 14:33:23 »
Quem falou em interferências?  :P

Ninguém, mas aquilo que aprendi com o droidpf é que se quiseres enviar um sinal para cada canal ao mesmo tempo através de um só emissor irá existir sobreposição de mensagens e perda de uma ou varias. E no droidpf há pouca coisa a fazer para contornar isso. No entanto com o Arduino podes criar vários emissores independentes, cada um destinado a um canal.

Mas é só uma sugestão, vinda devido aos problemas que eu tenho verificado.
De resto está muito porreiro agora quero ver uma interface porreira e também uns inputs (sensores) ligados ao arduino mesmo que  não sejam de lego, isso sim era porreiro, seria quase o equivalente a um nxt.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2012, 14:47:16 por ePombo »

ztp

• .....
  • José Proença
    • Flickr
« Responder #16 em: 30 de Outubro de 2012, 08:34:22 »
Quem falou em interferências?  :P
Ninguém, mas aquilo que aprendi com o droidpf é que se quiseres enviar um sinal para cada canal ao mesmo tempo através de um só emissor irá existir sobreposição de mensagens e perda de uma ou varias. E no droidpf há pouca coisa a fazer para contornar isso. No entanto com o Arduino podes criar vários emissores independentes, cada um destinado a um canal.

Uma queue para enviar os sinais não resolveria a sobreposição?

alexis

• Moderador
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
« Responder #17 em: 30 de Outubro de 2012, 09:11:04 »
Sim mas iria criar possíveis "delays" no envio das mensagens.

ztp

• .....
  • José Proença
    • Flickr
« Responder #18 em: 30 de Outubro de 2012, 12:58:42 »
Cada comando não demora no máximo 16ms? Ou seja, esse delay não andaria abaixo dos 100ms?

alexis

• Moderador
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
« Responder #19 em: 30 de Outubro de 2012, 14:59:10 »
sim 16ms no máximo a transmissão da mensagem, sem o processamento do computador e neste caso do Arduino.
E se eu tiver uma aplicação que recebe os comandos através do teclado por exemplo e enviar 4 comandos distintos para 4 canais diferentes cada um relacionado a um tecla, se carregar nas quatro teclas ao mesmo tempo muito provavelmente irá criar um delay, isto se usar um só emissor e uma queue para fazer a gestão dos envios de comando.

Por isso é que existe o direct Mode para dar a possibilidade de enviar 2 comandos contínuos em simultâneo através de um só emissor.
Se tiver 4 canais a usar o direct Mode em simultâneo num só emissor vai ser muito complicado gerir, e a acumulação de delay seria muito provavelmente maior.

Se for continuous Mode ai acredito que o delay não seja muito severo ou até perceptível.

Mas isto é só a minha opinião, nada que uns bons testes para pôr a teoria em prática, e também dar trabalho ao tito  >:D para vermos coisas novas, pois porque eu já estou farto de programar e de andar atrás dos bug´s com insecticida  :facepalm: , quero uma injecção de ABS a tempo inteiro durante 2 semanas no mínimo  :-)|| .

Lucasbaro

• .
  • Fan de LEGO
« Responder #20 em: 01 de Dezembro de 2012, 13:33:15 »
Nossa achei muito legal a ideia!!!! (inclusive comprei um arduino para poder controlar os meus moc já que com o NXt fica um pouco complicado.
 Eu estou tentando usar o arduino para controlar um rov que montei usando um joystick só que não consigo fazer as frequencias a serem enviadas para os receptores do lego.Como você conseguiu os códigos de frequências do IR, vc leu eles com um circuito do arduino?

Tito

• Moderador
« Responder #21 em: 01 de Dezembro de 2012, 14:03:56 »
Eu implementei o protocolo com a ajuda das especificações da LEGO e muitas pesquisas em fóruns da especialidade.
"Desmontar MOCs faz parte do Ciclo de Vida do ABS!"

joaopedro

• ....
  • I love LEGO
« Responder #22 em: 04 de Janeiro de 2013, 20:21:17 »
Já fiz as primeiras experiências com o novo servo e a implementação do protocolo protocolo Power Functions no Arduino.

Desta forma evitaste assim a "antiquada" solução do PDA ou do Computador com IR que falas aqui: http://comunidade0937.com/forum/index.php/topic,5230.msg92267.html#msg92267
Gostei de ver a diferença sobre o que se falava sobre este aspecto a 4 anos atrás.. ;)
...ou para oferecer ao miúdo que quer estar entretido com algumas peças de LEGO...nem quer saber.

Tito

• Moderador
« Responder #23 em: 05 de Janeiro de 2013, 00:33:14 »
Eishh! Já nem me lembrava dessas experiências. Claramente aquela solução não funcionava e agora que conheço o protocolo sei a razão.

Entretanto já não tenho o PDA/PocketPC mas ele tinha um emissor IR bastante potente e integrado, o que seria muito mais elegante do que um arduino!  :?

Acabei por seguir a solução Computador + IR, sendo que com o arduino não tive que construir nenhum emissor especial, no entanto nunca consegui arranjar tempo para mais do que pequenos protótipos.

joaopedro

• ....
  • I love LEGO
« Responder #24 em: 05 de Janeiro de 2013, 12:08:09 »
Claro, as informações conhecidas naquele tempo e agora são completamente diferentes.
Sim, eu tive e tenho (arrumado no Sotão um PocketPC HP iPAQ 5550) que também tinha o emissor IR e o nevo e realmente o emissor era potente e era útil para muita coisa.
Sinceramente gostava de experimentar um dia um Arduino. Pois, parece-me ter muitas funcionalidades possiveis por um baixo preço. Quem sabe um dia teste.. :D
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2013, 12:25:05 por joaopedro »
...ou para oferecer ao miúdo que quer estar entretido com algumas peças de LEGO...nem quer saber.

Tito

• Moderador
« Responder #25 em: 05 de Janeiro de 2013, 14:30:50 »
O que eu tinha era um HP iPAQ 2210!

Podes sempre aprender a programar para Windows Mobile 2003 e fazer uma experiências com esse que tens.  ;)

joaopedro

• ....
  • I love LEGO
« Responder #26 em: 07 de Janeiro de 2013, 14:52:17 »
São muito parecidos.. ;)

Sim, terei de aprender. Agora resta é arranjar paciência. :D

Tito

• Moderador
« Responder #27 em: 25 de Setembro de 2013, 02:19:50 »

Mais uma experiência e desta vez com o DroidPF do Alexis. Depois de muitos protótipos com o ePombo, chegamos a uma solução que chegou a atingir 8 metros de alcance. Esta foi a primeira versão soldada mas já estou a preparar uma mais simples.

Americo Verde

• ......
  • Old School. Gang member.
« Responder #28 em: 25 de Setembro de 2013, 02:25:28 »
Gosto :) Gosto muito ! :)
"Create like a god, command like a king, work like a slave!"

alexis

• Moderador
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations