image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 10937 - BATMAN: Arkham Asylum Breakout (PT)  (Lida 2750 vezes)

Alex

  • Núcleo de Gestão
  • *****
  • Mensagens: 10024
    • My Flickr Page
[Review] 10937 - BATMAN: Arkham Asylum Breakout (PT)
« em: 03 de Dezembro de 2012, 10:43:58 »
Review of the 10937 -  Arkham Asylum Breakout

Referência: 10937
Nome: Arkham Asylum Breakout
Tema: Super Heroes ( DC United – BATMAN)
Ano de Edição: 2013
Número de Peças: 1619
Preço LEGO®: €159.99
Preço por peça: 9.88 cêntimos por peça
Instruções: Sim, 3 livros (+-) A4
Autocolantes: Sim
Minifigs: Sim, 8
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim, no fim das instruções



Peças
10/10

Este conjunto apresenta um excelente sortido de peças, todas de fácil utilização.
Peças novas, como por exemplo a round plate 4 x 4 with hole, e as asas das estátuas do portão.



Os vários bricks modified dão um efeito muito porreiro no visual da fachada.
Algumas peças com cores novas, como por exemplo os braços do esqueleto em dark blue.
Destaco para os vários acessórios de minifigs, muitos usados na própria decoração do edifício, como por exemplo as lâminas de machado nas gárgulas, os “sais”, e as algemas no vitral.
Apresenta um ppp de 9.88 cêntimos por peça, o que até nem é muito tendo em conta o tema, e a exclusividade.
Traz um brick separator em Laranja.

Os minifigs estão excelentes! 8, sendo 5 vilões


(Algumas das minifigs)

Todos com impressões nas costas, e grande parte deles com dupla face. Quem gostar de colecionar minifigs, este é o set a comprar. Destaco a dupla face da Harley quinn, que a cara da vilã apresenta uma coloração branca por cima do flesh, dando um efeito muito engraçado.



É a prova que se pode fazer um grande set com peças relativamente comuns e de fácil utilização.

Destaque para as muitas peças de sobras :D





A construção
9/10

Nota-se claramente o dedo de um Afol na construção do set.
A construção está dividida em 3 livros, com 13 saquetas numeradas de 1 a 9, excepto o saco que contem as plates maiores.



O edifício é parcialmente modular. Primeiro constrói-se a parte central, com a entrada no rés do chão, e um gabinete médico no 1º andar. A direita do edifício engloba as celas (no rés do chão) e duas celas “especiais” no primeiro piso. A parte da esquerda do edifício apresenta o “camarim” da Harley Quinn e no primeiro piso um pequeno escritório.

O primeiro livro de instruções serve para construir a carrinha, o portão e o rés do chão da entrada do edifício.
A carrinha que transporta o Joker está bastante bem conseguida. Foge um pouco ao aspecto das últimas ambulâncias produzidas pela marca, assemelhando-se mais ao modelo “quadrado” americano. Muito snot utilizado, dando-lhe um aspecto muito limpo e bonito.



O destaque vai todo para a maca feita para prender o Joker. O minifig fica preso pelos pés na plate 1 x 2, mas mesmo que não ficasse, o mecanismo usado para prender é bastante firme (até eu tive alguma dificuldade em abrir).



O portão é uma das minhas partes favoritas. As estátuas estão simplesmente divinais. As asas usadas são peças novas que permitem criar um aspeto fantástico e sinistro.  Destaco também a maneira como foi feita o candeeiro, ficando preso por um tubo 1 x 3.



A entrada do edifício apresenta uma recepção, e um telefone (muito bem construído por acaso)



No segundo livro, constrói-se o resto da parte central do edifício, e o rés-do-chão da parte direita, com as celas.


(Nota: a foto foi tirada após a construção completa do edifício)
O primeiro andar apresenta um pequeno consultório médico. Destaco a gaveta aberta, feito duma forma bastante simples mas bastante intuitiva e a cadeira de médico,facilmente reconhecível. O destaque vai para as janelas, feitas com recurso a painéis 1 x2 em trans clear, em snot, dando um efeito muito engraçado.

As celas são normais, talvez esperasse aqui uma outra maneira para os prisioneiros fugirem (um buraco escondido por exemplo”. O sistema de abertura das grades está engraçado. Deslizam para a direita, abrindo-se ao mesmo tempo, e ficam presas nos studs de uma plate 1 x 2.



No piso de cima, fica a cela “especial” da poison Ivy, usando dois painéis curvos que se fecham e abram. Destaco a janela com os “vidros” partidas. A técnica é a mesma usada nas janelas anteriores, mas recorreu-se ao uso das cheeses para dar o efeito de vidros partidos.



Por fim, no 3º livro constrói-se o resto do edifício.
Destaco 2 pormenores deliciosos: o vitral, que se recorreu a uma peça nova, e à maneira como fica presa entre 2 arcos 1 x 6 ( e estes 2 com uma plate modified), e às Gárgulas.



Estas deixaram-me completamente de boca aberta: sem recorrer a nenhuma técnica complicado, o resultado final é simplesmente espectacular.



O Desenho
9/10

Acho-o excepcionalmente bem concebido, muito mais realista que o seu antecessor .
Penso que foi inspirado no da Banda desenhada, e não o do filme.
Acho engraçado o facto de incluir celas específicas (Poison Ivy e Mr. Freeze), mesmo apesar deste último não estar incluído no set.
Apesar de ter bastante snot,é um set muito resistente. O esquema de cores é muito bom, sem aqueles contrastes estranhos que alguns conjuntos por vezes apresentam.
Destaco o facto de todo o conjunto  ser praticamente construído com peças pequenas, em detrimento de peças grandes, dando-lhe um aspecto muito detalhado.
Os vários mecanismos presentes são todos de fácil utilização, alguns até funcionam bem demais (a maca do joker fica mesmo muito bem presa), e as Gárgulas e o vitral só engrandecem este set.
Um aspecto muito positivo, é que este é dos poucos conjuntos de super heróis que não tem nenhum flick míssil ou qualquer outro tipo de arma.





A única imperfeição que detectei, mas isso é um preciosismo meu, é o facto dos portões quando se fecham não encostam. Podia usar por exemplo uma algema, em cor preta, a servir de cadeado?

Jogabilidade
9/10

Nada a dizer, tem aqui pano para muitas horas de diversão. Muitos vilões, muitas  maneiras para escapar, uma carrinha para simular grandes escapadas…
É um set bastante resistente, para não desanimar quem quer brincar com ele.
E tudo isto sem mísseis.
Melhor só com a inclusão de um veículo para o Batman e os restantes vilões, mas isso seria pedir muito…



Conclusão
9/10

É um grande conjunto, para mim o melhor de sempre deste tema. Não consigo encontrar nada que possa ou deva ser melhorado.
Um set a comprar sem dúvida.



Este set traz um special comic book, que nos conta a trama original que dá origem ao set. Também fáz referência aos novos conjuntos que vão sair em 2013 do Universo DC United, com o Aqua Man e o Batman Branco.




Trivia:

Como já é sabido, este conjunto foi desenhado e elaborado por Marcos Bessa, um Lego Designer português e membro da comunidade 0937.
Como forma de homenagear esta comunidade,  a referência deste conjunto é 10937, em alusão ao nome do grupo.
O nº da matrícula do veículo é 28 MB 89. MB é as iniciais do autor (Marcos Bessa), 89 é o ano em que nasceu, e 28, se não estou em erro, é um dos seus números favoritos, e a junção da sua data de nascimento, 25 de Março (25 + 3 ).
.

Some Trivia for this review

O Set foi uma oferta, e estava destinado a ser apresentado no evento que está a decorrer em Leiria, no dia 1 de Dezembro.
Foi contruido na madrugada anterior, acabado muito perto das 4 da manhã  :facepalm:
Por isso, é possível que existam alguns erros na construção (alguns foram detectados a tempo, por isso dêem o desconto  :D


Podem ver mais fotos aqui:

http://www.flickr.com/photos/61941523@N08/sets/72157632158625108/
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2013, 16:17:14 por Tito »
Citação de: Namath
Antes pequeno e brincalhão do que grande e trapalhão
Grande Namath ;D

rupi

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 7034
    • my brickshelf
Re: [Review] 10937 - BATMAN: Arkham Asylum Breakout (PT)
« Responder #1 em: 20 de Janeiro de 2013, 22:01:35 »
Só tive a oportunidade de ver este set pela primeira vez ao vivo este fim de semana. Está excelente. Nota-se a mestria do Marcos em todos os pormenores, tudo que poderia ser construido de modo mais simplificado (e económico se calhar) não o foi nest set.
Diria que este é um excelente exemplo de um set feito por um Designer/AFOL :-)d

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [Review] 10937 - BATMAN: Arkham Asylum Breakout (PT)
« Responder #2 em: 24 de Agosto de 2013, 08:59:18 »
Montei ontem este set e realmente está muito bom. Cheio de pormenores.
Dá para notar que alia na perfeição a beleza e quantidade de detalhes que normalmente existe nos MOCs e a qualidade e estabilidade padrão dos sets LEGO.
Parabéns, Marcos. Um excelente set. Dou-lhe um 10 em 10 :)

Só lhe consigo encontrar um defeito. Não é propriamente de um tema que eu aprecie :)

real_life

  • ...
  • **
  • Mensagens: 164
Re: [Review] 10937 - BATMAN: Arkham Asylum Breakout (PT)
« Responder #3 em: 24 de Agosto de 2013, 11:03:45 »
Este set esta demais, muitos cinzentos, pormenores sinistros como as gargulas, vitrais, e as estátuas do portão estão demais... para mim o único senão esta no preço... mas claro esta, pelo ppp esta muito bom, mas mesmo assim 150€ duma assentada custam.

É a primeira vez que vejo um set criado por um português, devem da andar por ai outros, mas como é o primeiro e pelos detalhes que apresenta, esta espectacular e com isso merece os meus parabéns.

Obrigado ao alex também pela review, bem elaborada, explicita nos detalhes e ilustrações.
Parabéns e continua assim  :-)d

Noro

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2182
    • Flickr
Re: [Review] 10937 - BATMAN: Arkham Asylum Breakout (PT)
« Responder #4 em: 24 de Agosto de 2013, 11:41:30 »
Para mim continua a ser um forte candidato a Set do Ano.
I'm in it for the building!

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [Review] 10937 - BATMAN: Arkham Asylum Breakout (PT)
« Responder #5 em: 25 de Agosto de 2013, 10:59:02 »
(...)
É a primeira vez que vejo um set criado por um português, devem da andar por ai outros, mas como é o primeiro e pelos detalhes que apresenta, esta espectacular e com isso merece os meus parabéns.
(...)
O Marcos já tinha desenhado outros conjuntos, basta seguir o Flickr dele para saber em que é que ele trabalhou.

Além do Marcos existem e/ou existiram outros designers portugueses na LEGO.

real_life

  • ...
  • **
  • Mensagens: 164
Re: [Review] 10937 - BATMAN: Arkham Asylum Breakout (PT)
« Responder #6 em: 25 de Agosto de 2013, 13:07:17 »
O Marcos já tinha desenhado outros conjuntos, basta seguir o Flickr dele para saber em que é que ele trabalhou.

Além do Marcos existem e/ou existiram outros designers portugueses na LEGO.

Obrigado Lbaixinho, de certeza que irei dar uma olhada.
Quanto ao facto de haver mais designers portugueses, nunca duvidei que os houvesse, só não sei quem são, e infelizmente teem passado ao lado... ah ver se daqui em diante presto mais atenção ao conteudo nacional e lhes preste o devido valor  :-\

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [Review] 10937 - BATMAN: Arkham Asylum Breakout (PT)
« Responder #7 em: 25 de Agosto de 2013, 14:02:32 »
Além do Marcos, temos o Ricardo "Evildead" Silva que pelo que sei trabalha com o tema Friends. Iremos ver conjuntos dele no próximo ano. A Rosário Costa é a pessoa que está à frente do tema Friends e trabalha na LEGO há mais de uma dezena de anos. Não sei se fez algum conjunto em particular, mas pelo que sei sempre trabalhou na parte de design. Tens aqui uma entrevista que ela cedeu ao nosso portal: http://comunidade0937.com/portal/2007/11/rosario-costa-uma-portuguesa-creative-director/
Há uns anos atrás havia também um João Esteves que esteve pelo menos à frente do tema Orient Expedition. Desconheço se desenhou algum set.