image/svg+xml

Autor Tópico: [Grande Jogo 0937] - Reflexões  (Lida 2479 vezes)

alexis

• Moderador
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
Re: [Grande Jogo 0937] - Reflexões
« Responder #60 em: 29 de Dezembro de 2016, 14:17:50 »
Teria com toda a certeza construído mais, certamente muito menos diversificado verdade seja dita, mas dedicado a algo que gostasse mesmo que resultasse num display novo, o qual teria muito mais gosto em expor que expor 12 construções medíocres.

É que ao construir muitas coisas pequenas e diferentes não se perde somente o tempo gasto na construção , também perde-se tempo no processo de pensar em algo novo e criativo,mas também ao preparar o espaço para tirar as fotografias e tirar as fotografias, pensar numa historia e postar. Tudo isso multiplica o tempo perdido.

Só de tirar fotografias é um dia perdido.

Esta edição quando chegou ao meio já dava praticamente para definir quem iria ser os 6 primeiros, logo a competição era somente entre esses 6, os restantes já só estavam a participar por participar, e não para obterem um prémio. Se fosse eu perdia de imediato o interesse todo.

E para ser honesto mantendo esta estrutura de concurso não irei participar para o ano, para primeiro dar mais hipóteses a outros e sobretudo dedicar o meu tempo a projectos de grande dimensões.

hugosantos

• LEGO Ambassador
  • O Polivalente
    • Flickr
« Responder #61 em: 29 de Dezembro de 2016, 14:40:05 »
Olá a tod@s,

Tendo já participado em vários concursos deste e de outro género e tendo feito uma muito fraca participação este ano tenho a dizer o seguinte:

- Continua a ser um jogo que é uma maratona olímpica, certo, mas se repararem apenas se alargou o grande jogo a todo o tipo de provas existente no fórum "engolindo" todos os outros concursos individuais grandes ou pequenos, com mais ou nenhum LEGO, porque agora há pontuação a contar para o grande jogo nesses concursos. Acho que depende do ímpeto de cada um, noto uma competição desenfreada, por vezes demasiado agressiva e sinceramente algumas participações apenas para pontuar. Na minha opinião, continuo a achar que tem impacto na construção normal de cada um e afecta outros campos.

- Deixem de se lamentar da quantidade de peças e de que não dá para concorrer etc, já vi imensas construções espectaculares com poucas peças, que colocam no bolso outras enormes com qualidade fraca. Ter muitas peças não é sinónimo de ser bom, podem apenas ter mais possibilidade ou ter amealhado mais peças por estarem no hobbie há mais tempo... Posso até ter muitas peças e nem ter grande jeito ou inspiração ou tempo para criar algo... Aliás creio que o grande jogo tem tido regras bem diversas que permitem a participação a todos os níveis e em todas as provas (por exemplo, mesmo o concurso de Natal, poderia ser set grande ou ao estilo promocional mais pequeno).

- Quanto a outros tipos de provas, se acharem bem, façam uma categoria livre todos os meses ou anual por exemplo, façam uma prova do género, melhora a tua foto de um moc apresentado este ano ou mesmo melhora um moc teu apresentado no passado sejam deste ano ou de há 10 anos, vale tudo... eu diria encharquem o grande jogo de provas de forma até que nem seja possível a participação total se acharem bem... afinal de contas transformou-se numa prova de regularidade...

- Fazer várias ligas?! Por favor e sinceramente... poupem-me... acho que temos diversidade que chegue.

- Somos diferentes em muita coisa, mas vão ver os concursos em fóruns internacionais e comparem, dá para tirar os vários prós e contras.

- Pontuação "viciada"... a sério? E vocês dormem bem com isso...? Cada um sabe de si, se vale tudo até arrancar olhos ou não... Isto é um hobbie gente. Eu gosto de ter a minha consciência tranquila... ter moral para tal...

- Medo...? Já vi muitos LEGO Designers sairem daqui e começaram com construções modestas e com poucas peças e olhem a evolução que tiveram e onde estão agora... e não precisam de aspirar a LEGO Designers isto é um hobbie, pode apenas tratar-se de puro prazer e satisfação pessoal.

- Lembrem-se de que nem todos que constroem apresentam as suas criações no fórum, há tanta construção que existe no anonimato das exposições, há lá melhor coisa que presenciar o facto de se proporcionarem sorrisos não só nos mais pequenos, mas também nos mais crescidos e até idosos... isso não se paga com prémios!

- E falando em prémios/troféus... acho bem que se recompense, mas vale muito mais o gosto de fazer uma construção de que se adore, de viver esse processo e se outros gostarem melhor ainda! Olhem para o Iron Builder, o prémio é manter-se num grupo de gente que constrói espectacularmente bem, não tem outro prémio que não o reconhecimento e prestigio. O prémio tem surgido para dar algum incentivo precisamente a quem participa menos, obviamente nem sempre isso é necessário porque alguns desafios estão mais em voga ou são ao gosto de mais participantes. E lembrem-se que se há prémios para dar é porque muita gente nesta Comunidade deu muito de si, sofreu, dedicou-se, esforçou-se para que isso fosse possível e sabem o que receberam em troca? Poderem gabar-se que conseguiram ultrapassar obstáculos enormes e reunir um grupo espectacular em volta de um espírito impar, sim único! Para quê? Para depois ver e ler algumas coisas que aqui se vêm, é verdade... Acho que alguns se estariam a contorcer... Porque tudo isto é uma comunidade com as heterogeneidades típicas de uma sociedade, depois uns ficam outros não. Fica o meu muito obrigado a todos.

- Há uns anos, havia mais concursos aqui, havia mais gente, haviam muito menos peças... O pessoal agora queixa-se de barriga cheia! Crescemos e crescemos muito e em vários níveis e continuamos a aprender como deveremos continuar e para onde deveremos ir e por isso é que é sempre bom ouvir/ler/saber as várias opiniões.

- @Alex: Quanto ao desistir... sim pode ser apelidado dessa forma, mas simplesmente me deve ter acontecido o mesmo que a outros, prioridades e falta de tempo porque estamos deslocados longe das peças e quando estamos perto das peças temos outras coisas mais importantes à frente delas... ou porque dedicamos o tempo a organizar outras coisas como "Concursos", "Eventos", "logisticas" e outros assuntos que sabemos... e nem faz diferença nesse caso ter muitas ou poucas peças.

- Acho que acima de tudo deve imperar o bom senso, coisa rara hoje em dia e ainda mais raro é constatar e encarnar o próprio espírito da Comunidade 0937 para quem souber do que eu falo.

Com tudo isto, pretendi dar a minha opinião, sem recriminar ninguém nem nenhuma opinião, mas ao mesmo tempo apontando alguns dedos e metendo mesmo sal em algumas feridas. Acima de tudo depende de cada um decidir como pretende viver em comunidade e nesta Comunidade, com certeza que cada acção vossa terá uma reacção oposta, é o chamado par acção reacção ou por outro lado vejam do ponto de vista do karma, como lhe queiram chamar. Sejam felizes e lembrem-se que sozinhos não somos ninguém pelo menos por muito tempo... olhem menos para o vosso umbigo e mais em volta.

Uma vez que deixo as minhas reflexões aqui escritas e em jeito de revisão do ano que agora está terminar, aproveito a deixa para desejar a todos um excelente ano de 2017 repleto de coisas boas, que são essas que a gente leva da vida!

Por fim... convido à leitura/releitura dos 10 Mandamentos da Comunidade 0937
This is Comunidade 0937!!!

hugo.tx

• .....
  • SGT Teixeira
« Responder #62 em: 29 de Dezembro de 2016, 14:53:35 »
 :-)d

alexis

• Moderador
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
« Responder #63 em: 29 de Dezembro de 2016, 15:06:50 »
Só para ficar claro, o que eu proponho era algo simples não vejo porquê tanta discussão criar outro concurso com 4 provas realmente difíceis em paralelo com o grande jogo, e pus boas razões em cima da mesa para o fazer mas aparentemente dar prémios de forma mais justa aos novos membros e tempo aos antigos membros é algo que vai contra o espírito da comunidade.

Já agora não se esqueçam que esta proposição vai exactamente contra a minha própria pessoa, sou capaz de ser a pessoa que nos últimos anos mais prémios (set' s) tenho levado para casa no entanto gostaria muito de mudar isso de uma forma justa para todos, o tempo isso sim seria proveitoso para mim como para outros acho eu e não só não custaria nada a comunidade como iria trazer mais coisas a comunidade.

Também tenho uma grande colecção de peças e não me venham com historias que isso não contribua para fazer melhor que outros, isso seria simplesmente hipocrisia.

E pessoalmente Hugo Santos acho engraçado que falas da expressão "barrigas cheias" porque todos os que dizem que  as quantidade de peças não importa são todos os que tem um espolio enorme. >:D

Esta discussão mostra realmente o verdadeiro espírito da comunidade e ao meu ver  não é aquele que gostaria que fosse.

Alex

• Moderador Local
    • My Flickr Page
« Responder #64 em: 29 de Dezembro de 2016, 15:22:16 »
Acho que está a ser uma discussão saudável vá, claro que há algumas opiniões mais extremas que outras mas nada de grave.

Se houvesse uma criação de outro concurso (e isto é apenas hipoteticamente), como seria feita a divisão?
Não me parece saudável estar a dizer a membro x ou y que não pode participar num concurso porque tem demasiadas peças  :-\
Citação de: Namath
Antes pequeno e brincalhão do que grande e trapalhão
Grande Namath ;D

Seraph

• .....
  • ...
« Responder #65 em: 29 de Dezembro de 2016, 15:32:08 »
E sim seraph, estou a falar directamente para ti, acho que o modo como votas é bastante fatela e deturpa o espírito da cena.
Se queres ganhar... faz melhor... não uses estratégias para que os outros não ganhem.
(...)
(e só estou a escrever isto porque disseste que te podíamos chamar o que quiséssemos... por isso sei que não levas a mal  ;) )

Estratégia para que os outros não ganhem??? Onde na minha votação os meus votos influenciam alguma coisa a pontuação/vencedor? Porque assim não aumentei a distância que tinha de mim para ti e para o Alexis?
Aquando do meu voto, já tinhas uma quantidade de pontos a mais, restavam poucos membros por votar, por norma não voto com 3 pontos um MOC, aumentando ou não a diferença que tinha para ti em 1 ponto, onde está a minha estratégia "fatela"??? Qual a probabilidade de nos próximos votos (a seguir ao meu) membros votarem apenas em mim e não no teu ou no MOC do Alexis???

Uma coisa é o voto ser influenciado por várias circunstâncias (que assumi em post anterior), daí a apontares-me o dedo a dizer que uso estratégias "fatelas", vai um bom bocado! Mais "fatela" é a tua afirmação, não só para mim, mas, para com os membros em que eu votei ao estares a dizer que o fiz por estratégia. Votei com 2 pontos um dos MOC pela sua originalidade e acima de tudo pela mensagem transmitida numa época de falsas moralidades, o outro voto foi pela construção se manter ao estilo do seu autor apesar de ser um tema tão diferente daquele que ele mais aprecia. Condicionado sim - o meu voto em ti não alteraria nada, eu não ganho nada em votar ou deixar de votar em ti (na altura do meu voto o 1º lugar já estava bem definido), estratégia não! Nem acho que exista grandes estratégias nas votações, o que acho é que há condicionamentos, votações atrás de votações podemos ver membros que votam sempre nos mesmos concorrentes (factor amizade, laços criados ao longo do tempo, etc), é apenas isso condicionamentos!

Para evitar futuros apontar de dedos, não volto a votar em concursos e talvez deixe mesmo de participar naqueles que tiverem prémio!

(estava a enviar o comentário, mas, entretanto o Alexis comentou)
Parabéns! A meu ver és o membro com maior espírito de comunidade, algo que a Comunidade não está a ter...
Continuo a ver falsos moralismos vindos de outros lados >:D

Nada a acrescentar! Bom ano para todos!

Dedezani

• .....
  • DéDé para as amigas :P
    • BrickShelf
« Responder #66 em: 29 de Dezembro de 2016, 16:04:40 »
A primeira sugestão que faço é que o Grande jogo devia ser dividido em duas edições anuais, evitava que tal como alguém disse por aqui já so 5 ou 6 pessoas a partir de um certo momento estivessem a competir pelo 1º lugar (claro que tem muito mérito em participar em todas as provas).

Depois, a parte dos prémios, já comentei com algumas pessoas, é sempre giro receber prémios, mas não devia ser o principal objectivo pelo qual andamos aqui(pelo menos para mim), única coisa que ganhei num concurso desde que entrei para a comunidade foi mesmo o sw158 e nem foi aqui lol

Sendo um dos membros mais antigos vou expressar uma opinião que espero que não ofender ninguém, entrei para a comunidade em Setembro de 2006, na altura reconstrui a minha coleção de sets e com as peças que sobraram comecei a tentar construir qualquer coisa, aos poucos fui adicionando algumas peças da maneira que podia, ou ofertas de sets pelos meus pais, que na altura muito apoiaram a entrada no hobby, peças no bricklink, primeiro no estrangeiro e depois nas lojas portuguesas, ou sempre que podia gastava eu dinheiro num set ou outro.

Nunca fui um dos membros que mais participou com construções no fórum, nem na altura em que se construía por construir e não porque havia um concurso ou uma exposição, mas sempre que podia fazia qualquer coisa, tinha poucas peças? Talvez, se fosse comparar por exemplo com os Baixinhos a epoca, mas se eu não constuia mais por vezes era mais por preguiça e não querer "estimular" a imaginação que propriamente por ter menos peças que A B ou C.

Isto tudo para chegar onde, perguntam vocês? Bem realmente os tempos são outros para cada um e essencialmente para a Comunidade, mas acho que o essencial não se devia perder! Este fórum foi criado para se estimular o hobby! Se é engraçado haver um prémio ou recompensa por participar? Sim! Agora eu ainda me lembro quando recebemos cada um um saco de bricks BÁSICOS! E eu fiquei feliz da vida como se me tivessem dado um Modular.

O grande jogo devia servir tudo menos para criar confusão, claro que isto não se anda aqui para "gozar" com ninguém, mas não é preciso levar tudo a peito, agora se o objectivo disto é "só" levar o prémio para casa no fim do ano então acho que isto não é o sitio certo.

Bom ano a todos e que 2017 seja um grande ano na Comunidade.

PS: Provavelmente não disse nada de jeito, mas quem já me conhece sabe como sou e o que penso.
Sonho concretizado - Billund '10 - NÓS FOMOS!!
0937 - A minha segunda família
André Teixeira

hugosantos

• LEGO Ambassador
  • O Polivalente
    • Flickr
« Responder #67 em: 29 de Dezembro de 2016, 16:31:51 »
@Alexis: Eu acho bem que se implemente mais variedade nos concursos, mas se bem percebi, és a favor de criar categorias tudo bem é uma sugestão, no entanto eu apenas não concordo em não deixar que todos os que queiram participem num concurso da Comunidade. Mas a minha opinião não é lei e por isso é a minha opinião.
Falo em muita coisa sim e falo porque felizmente já participei em várias áreas como tu e muita gente e é pela diversidade que a Comunidade é rica do meu ponto de vista, mesmo com gente simpática como eu, obrigado por me aceitarem . :P
Se calhar chegamos ao ponto em que se percebe bem que não é por ter muitas peças que construo e crio algo com qualidade. Por isso já dei muitas peças e sets a quem tinha menos e vou continuar a fazê-lo porque é algo que também me dá bastante prazer, proporcionar o que não seria possível a outros.
Não discordo de que ter peças é pode beneficiar, mas ao mesmo tempo também pode atrapalhar. Neste mesmo jogo votei numa vic viper pequena que para mim me agradou muito mais que outra enorme que nem sequer nomeei com o meu voto.

Estas opiniões não creio que demonstrem nada mais nem menos que apenas reflexões dos participantes da comunidade como o tópico criado para esse efeito indica e não representam nem estão escritas em nome da Comunidade. Não se esqueçam que a interpretação e estado de espírito de cada um no mommento da leitura influenciam muita a forma como se lê e como se escreve. Não levem as coisas tão a peito nem deverá haver lugar para desistências.

@Seraph: Não creio que essa tomada de posição seja ponderada, estás a responder a quente creio. Cada um deve encarar o seu modo de jogar conforme se sentir melhor e não é por tu teres uma opinião e outro participante ter outra que não permita que cada um siga as regras da maneira que entender.

Estou a ver que o melhor é irmos todos jogar bilhar e beber uns copos ali para o bar da esquina porque a malta está a levar as coisas muito a sério e muito a peito. Bem hajam!
This is Comunidade 0937!!!

alexis

• Moderador
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
« Responder #68 em: 29 de Dezembro de 2016, 16:52:01 »
...no entanto eu apenas não concordo em não deixar que todos os que queiram participem num concurso da Comunidade...

Nunca pus isso em causa  ???, sempre disse e já me repeti imensas vezes que cada um é que escolhia qual o concurso que quer participar. Só não poderia participar nos dois ao mesmo tempo.

@Seraph: Não creio que essa tomada de posição seja ponderada, estás a responder a quente creio. Cada um deve encarar o seu modo de jogar conforme se sentir melhor e não é por tu teres uma opinião e outro participante ter outra que não permita que cada um siga as regras da maneira que entender.

Concordo completamente temos que aceitar criticas e se acharmos bem contradizê-las com o nosso ponto de vista, mas não é porque a nossa opinião não é valida aos olhos de outros que é errada, somos muitos aqui na comunidade e temos que saber viver uns com os outros. Se eu não aprendesse isso no inicio já cá não andaria  :D

alexis

• Moderador
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
« Responder #69 em: 29 de Dezembro de 2016, 19:02:09 »
.....
Parabéns! A meu ver és o membro com maior espírito de comunidade, algo que a Comunidade não está a ter...
Continuo a ver falsos moralismos vindos de outros lados >:D
.....

Atenção Seraph a comunidade tem um espírito muito forte, somos muito unidos, e trabalhamos todos pelo bem geral da comunidade. Mas isto sobretudo no ambiente offline  porque online muitas vezes muitos de nós esquecemos ou não tomamos tanto em consideração todos os seus membros por isso é que insistimos muito em que as pessoas se apresentem e que se dêem a conhecer pessoalmente.

Facto engraçado alias já que aparentemente no inicio desta comunidade uma regra era ser somente online e não existir encontros.

0937 superfan

• ......
  • " Nem todos nascem para ser 0937 "
    • Flickr
« Responder #70 em: 29 de Dezembro de 2016, 19:15:50 »
Facto engraçado alias já que aparentemente no inicio desta comunidade uma regra era ser somente online e não existir encontros.

:facepalm: até se fazer o primeiro evento.  ;D

sagh

• Núcleo de Gestão
  • We travel light. Let's hunt some orc.
« Responder #71 em: 29 de Dezembro de 2016, 19:29:14 »
...votações atrás de votações podemos ver membros que votam sempre nos mesmos concorrentes (factor amizade, laços criados ao longo do tempo, etc), é apenas isso condicionamentos!
Não te conheço de lado nenhum visto que nunca apareceste... mas voto bastante em ti... porquê? Porque fazes coisas que me agradam bastante. E acho que na maioria dos casos é isso que se passa com toda a gente.

Se te apontei o dedo? Apontei... e posso expor-te o meu ponto de vista quando nos encontrar-mos. Acho que não vale a pena continuar a escrever sobre isto... porque a palavra escrita é muitas vezes mal interpretada.
E esta é a minha opinião... não é a da Comunidade.

Mas espero que continues a participar (e a votar) nos diversos concursos. Porque como já te disse, fazes coisas muito fixes.

Seraph

• .....
  • ...
« Responder #72 em: 29 de Dezembro de 2016, 19:40:00 »
(...)
(...)

Pode ter sido a quente... mas, como se diz? Quem não se sente não é filho de boa gente (?)
Como te sentirias se viesse aqui apontar o dedo que votas sempre no mesmo membro e que deve haver estratégia por trás? Epá já notei que muitas vezes o teu voto vai para o Alexis, agora respeito-o por variados motivos - realmente gostas do trabalho dele, porque têm uma boa relação de amizade, etc... são condicionamentos que existem sem qualquer má intenção ou maldade ou qualquer coisa má que não é o que a Comunidade representa. Agora virem dizer que os meus votos são parte de uma estratégia para eu não deixar outros ganharem... por favor!

Atenção Seraph a comunidade tem um espírito muito forte, somos muito unidos, e trabalhamos todos pelo bem geral da comunidade. Mas isto sobretudo no ambiente offline  porque online muitas vezes muitos de nós esquecemos ou não tomamos tanto em consideração todos os seus membros por isso é que insistimos muito em que as pessoas se apresentem e que se dêem a conhecer pessoalmente.

É verdade que após 2 ou 3 anos de Comunidade 0937, ainda não me apresentei pessoalmente, mas, são as circunstâncias da (minha) vida, feitio tímido, enfim... há-de um dia acontecer...
Alexis, não digo o contrário, acredito que os membros com mais anos, com menos anos, mais participativos a olhos vistos e mais participativos em "background", seja tudo como uma grande família. Mas, como dizes, online, na questão de haver uma maior probabilidade de novos membros ganharem concursos porque têm um campeonato de uma "liga mais baixa" onde podem ser motivados (com prémio ou sem prémio) a prosseguir e a evoluir no hobbie, parece que está a haver uma grande resistência dos membros com maior espólio. Neste sentido, por seres um membro com maior espólio e experiência e teres a ideia e vontade de implementar é que disse que tens maior espírito de comunidade.

Mas acho que não vale a pena eu comentar mais sobre este assunto, parece que falo chinês e há muito pessoal a achar que sou um interesseiro em prémios e mais não sei o quê...

Seraph

• .....
  • ...
« Responder #73 em: 29 de Dezembro de 2016, 19:50:26 »
...votações atrás de votações podemos ver membros que votam sempre nos mesmos concorrentes (factor amizade, laços criados ao longo do tempo, etc), é apenas isso condicionamentos!
Não te conheço de lado nenhum visto que nunca apareceste... mas voto bastante em ti... porquê? Porque fazes coisas que me agradam bastante. E acho que na maioria dos casos é isso que se passa com toda a gente.

Se te apontei o dedo? Apontei... e posso expor-te o meu ponto de vista quando nos encontrar-mos. Acho que não vale a pena continuar a escrever sobre isto... porque a palavra escrita é muitas vezes mal interpretada.
E esta é a minha opinião... não é a da Comunidade.

Mas espero que continues a participar (e a votar) nos diversos concursos. Porque como já te disse, fazes coisas muito fixes.

Começando pelo fim... não me referia ao apontar de dedo, mas, à tentativa do Alexis implementar dois tipos de concurso...
Sinto-me satisfeito quando alguém diz que aprecia o que faço e tal como tu não me conheces de lado nenhum por nunca ter aparecido, também eu não conheço ninguém e continuo a votar no que aprecio... no dia em que votei posso apreciar mais do MOC X, no dia seguinte secalhar já votava diferente... o que me lixou, foi o facto de teres encarado os meus votos como pura estratégia, quando não foi.
Enfim, por mim está posta uma pedra sobre o assunto. The End :P

Alex

• Moderador Local
    • My Flickr Page
« Responder #74 em: 30 de Dezembro de 2016, 13:38:17 »
Acho que vocês estão todos com saudades de mexer em peças... isso remedeia-se já :P
Citação de: Namath
Antes pequeno e brincalhão do que grande e trapalhão
Grande Namath ;D