Olá a tod@s,
Tendo já participado em vários concursos deste e de outro género e tendo feito uma muito fraca participação este ano tenho a dizer o seguinte:
- Continua a ser um jogo que é uma maratona olímpica, certo, mas se repararem apenas se alargou o grande jogo a todo o tipo de provas existente no fórum "engolindo" todos os outros concursos individuais grandes ou pequenos, com mais ou nenhum LEGO, porque agora há pontuação a contar para o grande jogo nesses concursos. Acho que depende do ímpeto de cada um, noto uma competição desenfreada, por vezes demasiado agressiva e sinceramente algumas participações apenas para pontuar. Na minha opinião, continuo a achar que tem impacto na construção normal de cada um e afecta outros campos.
- Deixem de se lamentar da quantidade de peças e de que não dá para concorrer etc, já vi imensas construções espectaculares com poucas peças, que colocam no bolso outras enormes com qualidade fraca. Ter muitas peças não é sinónimo de ser bom, podem apenas ter mais possibilidade ou ter amealhado mais peças por estarem no hobbie há mais tempo... Posso até ter muitas peças e nem ter grande jeito ou inspiração ou tempo para criar algo... Aliás creio que o grande jogo tem tido regras bem diversas que permitem a participação a todos os níveis e em todas as provas (por exemplo, mesmo o concurso de Natal, poderia ser set grande ou ao estilo promocional mais pequeno).
- Quanto a outros tipos de provas, se acharem bem, façam uma categoria livre todos os meses ou anual por exemplo, façam uma prova do género, melhora a tua foto de um moc apresentado este ano ou mesmo melhora um moc teu apresentado no passado sejam deste ano ou de há 10 anos, vale tudo... eu diria encharquem o grande jogo de provas de forma até que nem seja possível a participação total se acharem bem... afinal de contas transformou-se numa prova de regularidade...
- Fazer várias ligas?! Por favor e sinceramente... poupem-me... acho que temos diversidade que chegue.
- Somos diferentes em muita coisa, mas vão ver os concursos em fóruns internacionais e comparem, dá para tirar os vários prós e contras.
- Pontuação "viciada"... a sério? E vocês dormem bem com isso...? Cada um sabe de si, se vale tudo até arrancar olhos ou não... Isto é um hobbie gente. Eu gosto de ter a minha consciência tranquila... ter moral para tal...
- Medo...? Já vi muitos LEGO Designers sairem daqui e começaram com construções modestas e com poucas peças e olhem a evolução que tiveram e onde estão agora... e não precisam de aspirar a LEGO Designers isto é um hobbie, pode apenas tratar-se de puro prazer e satisfação pessoal.
- Lembrem-se de que nem todos que constroem apresentam as suas criações no fórum, há tanta construção que existe no anonimato das exposições, há lá melhor coisa que presenciar o facto de se proporcionarem sorrisos não só nos mais pequenos, mas também nos mais crescidos e até idosos... isso não se paga com prémios!
- E falando em prémios/troféus... acho bem que se recompense, mas vale muito mais o gosto de fazer uma construção de que se adore, de viver esse processo e se outros gostarem melhor ainda! Olhem para o Iron Builder, o prémio é manter-se num grupo de gente que constrói espectacularmente bem, não tem outro prémio que não o reconhecimento e prestigio. O prémio tem surgido para dar algum incentivo precisamente a quem participa menos, obviamente nem sempre isso é necessário porque alguns desafios estão mais em voga ou são ao gosto de mais participantes. E lembrem-se que se há prémios para dar é porque muita gente nesta Comunidade deu muito de si, sofreu, dedicou-se, esforçou-se para que isso fosse possível e sabem o que receberam em troca? Poderem gabar-se que conseguiram ultrapassar obstáculos enormes e reunir um grupo espectacular em volta de um espírito impar, sim único! Para quê? Para depois ver e ler algumas coisas que aqui se vêm, é verdade... Acho que alguns se estariam a contorcer... Porque tudo isto é uma comunidade com as heterogeneidades típicas de uma sociedade, depois uns ficam outros não. Fica o meu muito obrigado a todos.
- Há uns anos, havia mais concursos aqui, havia mais gente, haviam muito menos peças... O pessoal agora queixa-se de barriga cheia! Crescemos e crescemos muito e em vários níveis e continuamos a aprender como deveremos continuar e para onde deveremos ir e por isso é que é sempre bom ouvir/ler/saber as várias opiniões.
- @Alex: Quanto ao desistir... sim pode ser apelidado dessa forma, mas simplesmente me deve ter acontecido o mesmo que a outros, prioridades e falta de tempo porque estamos deslocados longe das peças e quando estamos perto das peças temos outras coisas mais importantes à frente delas... ou porque dedicamos o tempo a organizar outras coisas como "Concursos", "Eventos", "logisticas" e outros assuntos que sabemos... e nem faz diferença nesse caso ter muitas ou poucas peças.
- Acho que acima de tudo deve imperar o bom senso, coisa rara hoje em dia e ainda mais raro é constatar e encarnar o próprio espírito da Comunidade 0937 para quem souber do que eu falo.
Com tudo isto, pretendi dar a minha opinião, sem recriminar ninguém nem nenhuma opinião, mas ao mesmo tempo apontando alguns dedos e metendo mesmo sal em algumas feridas. Acima de tudo depende de cada um decidir como pretende viver em comunidade e nesta Comunidade, com certeza que cada acção vossa terá uma reacção oposta, é o chamado par acção reacção ou por outro lado vejam do ponto de vista do karma, como lhe queiram chamar. Sejam felizes e lembrem-se que sozinhos não somos ninguém pelo menos por muito tempo... olhem menos para o vosso umbigo e mais em volta.
Uma vez que deixo as minhas reflexões aqui escritas e em jeito de revisão do ano que agora está terminar, aproveito a deixa para desejar a todos um excelente ano de 2017 repleto de coisas boas, que são essas que a gente leva da vida!
Por fim... convido à leitura/releitura dos
10 Mandamentos da Comunidade 0937