image/svg+xml

Autor Tópico: Maiores "flops" da LEGO  (Lida 525 vezes)

hugosantos

  • LEGO Ambassador
  • ****
  • Mensagens: 13247
  • O Polivalente
    • Flickr
Maiores "flops" da LEGO
« em: 30 de Agosto de 2017, 09:54:40 »
Olá a todos,

Apesar de na actualidade a LEGO estar em alta e com enorme demanda em termos de procura e variedades de temas com muito sucesso, nem sempre foi assim. Aliás no início do milénio a LEGO esteve quase a falir fruto da sua desorientação em termos de mercado, extrema variedade de peças produzidas e tipo de produtos lançados...

Fruto do tópico dos maiores flops do mercado especulativo LEGO, vimos lançar o desafio da partilha dos maiores flops da própria LEGO, na vossa opinião. Podem ser peças, sets, podem ser temas inteiros, vocês escolhem, partilhem a vossa opinião.

Diria até que dada a evolução do crescimento da própria empresa a mesma poderá ter-se dado ao luxo de testar e experimentar alguns temas que acabaram por não ter sucesso e que poderão ser exemplificados.

Que comece a discussão :)
This is Comunidade 0937!!!

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50488
    • Oficina dos Baixinhos
Re: Maiores "flops" da LEGO
« Responder #1 em: 01 de Setembro de 2017, 10:31:12 »

Galidor!

Pelo que me lembro além dos conjuntos não terem grande saída, o rombo foi maior porque a própria LEGO produziu, em parte, o programa.. que também foi um fracasso. É caso para dizer que foi um projeto duplamente ruinoso.

hugosantos

  • LEGO Ambassador
  • ****
  • Mensagens: 13247
  • O Polivalente
    • Flickr
Re: Maiores "flops" da LEGO
« Responder #2 em: 07 de Setembro de 2017, 00:12:52 »
Creio que a maioria das tentativas da LEGO até à data em conseguir entrar no mundo digital têm saído furadas. Na minha opinião o mercado digital é tão mais evoluído e desenvolvido que é de facto um meio onde a empresa não está habituada a trabalhar e inevitavelmente recorre a outsourcing que não tem conseguido atingir os objectivos.

Faço aqui uma lista de algumas tentativas, a meu ver, com algum potencial, mas que se revelaram fracassos.


LEGO UNIVERSE
Lançado a 26 de Outubro de 2010 e descontinuado a 31 Janeiro de 2012



Um jogo do tipo Massive Multiplayer Internet Game, sofreu atraso de quase 2 anos no seu lançamento, seria necessária a devida aquisição para a instalação do jogo e posterior investimento para ter acesso a outros conteúdos e pacotes especiais e vantagens no jogo, em regime de assinatura paga. Enquanto se manteve como um Free Play Game com muitas possibilidade de jogo conseguiu atrair muitos jogadores, no entanto, a ideia de gastar dinheiro mensalmente não resultou. A oferta nos MMOG (Massive Multiplayer Online Games) é tão grande que não fez sentido para o mercado consumidor, neste caso os pais a pagarem para os filhos estarem a jogar no computador. Creio que preferem pagar para estarem a construir fisicamente do que pagarm para estarem no mundo digital.

Este produto foi extinto por falta de assinaturas dentro do público alvo pretendido, mas creio que os envolvidos poderão falar mais sobre o assunto.


LEGO Minifigures Online
Lançado a 29 de Junho de 2015 e descontinuado a 30 Setembro de 2016



Um jogo do tipo Massive Multiplayer Online Game (MMOG) e tal como todos os outros existentes no mercado tinha livre acesso com instalação no PC e jogava-se online com intuito de ter alguma interacção entre jogadores, o lucro do produtor adviria de duas fonte, a primeira directamente da compra da Série de Coleccionáveis respectiva com códigos para libertar a figura aleatória que se comprava e por outro mais ligada à componente do jogo que seria aquisição directa de pacotes com opções extra a utilizar no jogo directamente e também acesso a níveis exclusivos. Cheguei a experimentar o jogo numa fase BETA, 2 ou 3 dias, desenvolvia-se bem, estava bem construído com detalhes engraçados, no entanto, não me conseguiu convencer creio que faltava interacção e missão.

Devido a não ter atingido o objectivo de retorno financeiro da empresa programadora a Funcom, o jogo foi descontinuado.


Rebrick (Versão Inicial)
Lançado a 15 de Dezembro de 2015 e totalmente remodelado a 3 de Março de 2016



Conhecido numa fase embrionária por LEGO Octopus, tratava-se de uma plataforma social para jovens e adultos que pretendia que houvesse uma troca activa e discussão online sobre a construção com peças LEGO.
Os utilizadores registados poderiam colocar online e comentar construções suas originais ou criações de outros. Incorporava também um blog no site onde eram discutidos vários assuntos, lançados alguns desafios ou concursos e também eram publicadas algumas entrevistas com fans e até contribuidores/curadores do site. O lema era "fans of the fans" e a principal ideia era a partilha de MOCs e chegaram a criar galerias, onde os utilizadores poderiam organizar os seus favoritos como categorias e partilha-lhas.
No entanto, falharam no principio essencial em que o crédito da criação deveria ficar com o nome do construtor e não do nome de quem realizava a partilha. As fotos partilhadas teriam de já estar presentes num motor de armazenamento de fotos para poderem ser , houve vários problemas de gestão porque o mesmo MOC podia ser partilhado em diversas fotos e esse filtro tinha de ser manual, além de que os destaques na página principal e partilhas também eram um pouco questionáveis em termos de qualidade. Havia também uma grande dificuldade na atribuição de TAGs aos MOCs, o que dificultava igualmente a pesquisa no site por tipos de construções e também existiram alguns problemas técnicos à mistura durante toda a sua existência... apesar de a sua gestão estar ao encargo da LEGO, todo o site era concebido e mantido por outsourcing, com enormes despesas.
Infelizmente era um site que poderia ter tudo para dar certo e ter algum impacto no mundo LEGO e que acabou por não singrar porque as bases/princípios de fundação usados para a sua criação impossibilitaram que financeiramente pudesse sr dinâmico em termos de programação para ter alterações simples futuras com as quais os gestores se debateram.

Por estes motivos e apesar de ainda existir com o mesmo nome, o Rebrick sofreu entretanto uma total remodelação e foi transformado num site de concursos online dos mais variados temas e formatos, não restando praticamente nada do conceito inicial, tendo apenas sobrevivido uma parte da plataforma que se tornou no todo, isto é, concursos.


LEGO Dimensions
Lançado em Setembro de 2015 - Presente



Jogo multiuniverso para consolas, uma aposta num jogo que reúne temas das mais diversas áreas, desde clássicos Arcade, clássicos de filmes, clássicos personagens de animação, super heróis, Harry Potter, entre muitos outros. Para se poder jogar teria de ser adquirido o jogo base composto por uma mesa de controlo onde são colocadas as mais variadas peças físicas de personagens, de veículos e de outros gadgets, que pela leitura do seu microchip poderiam ser introduzidos no jogo digital.
Surpreendeu a entrada da LEGO num mundo já fortemente saturado com várias opções no mercado e com um preço bastante questionável. Apesar de ter a chancela Warner Bros, houve com certeza uma grande despesa com licenças e creio que o retorno terá sido insuficiente, uma vez que claramente se nota que há muito stock nas prateleiras que acabam por ser sujeitas a muitas promoções ao preço da chuva dos mais diversos packs que foram produzidos.
O grande negócio acabou por ser o mercado paralelo da LEGO pela enorme fonte de novas minifiguras espectaculares e bastante apetecíveis para os coleccionadores que atingem valores incomportáveis para muitos, até porque a compra do pack em si já seria desinteressante para quem não teria o objectivo de usufruir do jogo, até porque isso implicaria ter uma consola que poderia ser um custo suplementar.


Apesar desta minha exposição em contrapartida temos alguns projecto que creio que vieram para ficar como o LEGO Ideas (antigo LEGO Cuusoo) e que até ver será um bom exemplo que não creio que se venha a enquadrar nesta categoria. Estão também em andamento o LEGO Life e o LEGO Worlds, os quais não vou comentar.

Acredito que a LEGO irá acertar um dia, tal como em Friends, que teve décadas de desenvolvimento e inúmeras iterações para chegar aquilo que hoje conhecemos com o sucesso reconhecido. Aliás ter sucesso nesta área poderá ditar a sua sobrevivência e crescimento digital num futuro que cada vez é mais tecnológico, porque em termos de brinquedo tradicional físico não precisa de provar que é uma excelente marca.
This is Comunidade 0937!!!

gads

  • ...
  • **
  • Mensagens: 467
    • HistoryBricks
Re: Maiores "flops" da LEGO
« Responder #3 em: 07 de Setembro de 2017, 01:19:23 »
Espero não estar a cair um offtopic, mas gostava de comentar sobre o mundo digital da LEGO.
Embora concorde que esses grandes projectos tenham falhado, acho que eles tem tido bastante sucesso com as apps móveis que tem lançado.
Tem um objectivo diferente que penso estar a ser cumprido e que agrada bastante ao público alvo.

Embora as apps sejam grátis acabam por complementar o brinquedo físico ou até encaminhar para a respectiva compra.
Dou como exemplo o jogo dos Nexo Knights que o meu miúdo mais velho jogou bastante e que tinha uma ligação engraçada com os escudos das minifigs.
Usando a App podia-se efectuar o scan dos escudos que eram adicionados à personagem no jogo.
Foi através da App que ele acabou por querer receber os sets desse tema.

Quanto aos outros projectos e como dono de uma empresa de jogos (http://www.zpx.pt), tenho uma visão muito critica e muito específica de algo que acredito que poderia funcionar tanto para o mundo da comunidade LEGO como para a comunidade de jogadores em forma geral.
O projecto foi apresentado à LEGO e chegámos muito longe mas infelizmente com o LEGO Worlds na altura quase a ser publicado fomos deixados para segundo plano.
Talvez um dia voltemos a ter essa oportunidade  ::)


LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50488
    • Oficina dos Baixinhos
Re: Maiores "flops" da LEGO
« Responder #4 em: 07 de Setembro de 2017, 08:12:47 »
Dos flops no mundo digital posso falar de dois deles.
O Universe tinha tudo para falhar desde o início. Como o hugo disse, apostaram num modelo de retorno financeiro que na altura já se estava a tornar num nicho (pagamento por mensalidades). Funciona, mas apenas para alguns tipos de jogos e para jogadores inveterados (tipo para o WOW ou EVA).
Além disso foram para a parte do "play" do brinquedo LEGO.. se tivessem ido para a parte "build".. o minecraft nunca teria visto a luz do dia :)

reBrick. Pergunto-me como durou tanto tempo. A necessidade de uma rede social para AFOLs ainda se mantêm, mas o reBrick foi criado por pessoas que sem duvida alguma não eram fãs e não perceberam bem o que é que o fãs precisavam.
Ahh.. e, pessoalmente, não consegui ver a utilidade do novo reBrick. Andam há um ano a darem prémios bestiais e mesmo assim ainda não conseguiram ter status na comunidade. Aliás, acho que o nosso MOC do Mês ainda tem mais status que qualquer um dos prémios que foram atribuídos por lá ;D

Parece-me que as investidas da LEGO não são para agradar quem já gosta de LEGO, mas para trazer novos clientes/nichos. Provavelmente o erro está mesmo nessa forma de aproximação :)

De notar que os jogos LEGO Star Wars e todos os clones foram um sucesso (talvez menor nos últimos).

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50488
    • Oficina dos Baixinhos
Re: Maiores "flops" da LEGO
« Responder #5 em: 07 de Setembro de 2017, 09:39:59 »
Já agora, o Hugo fez um trabalho bem interessante que mais uns pózinhos e dava um excelente artigo para a MOGazine.

NPimenta

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1119
    • NP Collection
Re: Maiores "flops" da LEGO
« Responder #6 em: 08 de Setembro de 2017, 11:23:39 »
eu particularmente acho que o Dimensions apenas tenha sido um "flop" por quererem demasiado, um jogo base com alguns level packs, algumas personagens, etc.. mas nada nesta escala, pois são muitos packs, mesmo muitos, alguns acabam por não ser necessários para nada, só se alguém gostar mesmo da personagem, dai se ver nas prateleiras muitos "fun packs", já os level packs não tanto pois têm algum sumo, apesar de caro... pagar 35€ +- para ter um novo nivel de 15m.... Mas talvez a grande culpa do retorno não ter sido o esperado foi por apenas se terem focado no mercado em meia duzia de paises e não globalmente, na europa resume-se a Alemanha, UK e França...

Como jogo acho que está muito bem conseguido, a incorporação de packs de niveis, historias novas, aumenta e muito o tempo de vida, e eu particularmente em conjunto com o meu filho já temos umas belas horas de jogo (50+), assumo que do ano 2 apenas comprei um level pack e um history pack, dado em PT não haver a venda globalmente, e a coisa assim vai morrendo.

Rick

  • ...
  • **
  • Mensagens: 435
  • Fan de LEGO Minifigs
Re: Maiores "flops" da LEGO
« Responder #7 em: 08 de Setembro de 2017, 12:16:57 »
eu particularmente acho que o Dimensions apenas tenha sido um "flop" por quererem demasiado, um jogo base com alguns level packs, algumas personagens, etc.. mas nada nesta escala, pois são muitos packs, mesmo muitos, alguns acabam por não ser necessários para nada, só se alguém gostar mesmo da personagem, dai se ver nas prateleiras muitos "fun packs", já os level packs não tanto pois têm algum sumo, apesar de caro... pagar 35€ +- para ter um novo nivel de 15m.... Mas talvez a grande culpa do retorno não ter sido o esperado foi por apenas se terem focado no mercado em meia duzia de paises e não globalmente, na europa resume-se a Alemanha, UK e França...

Como jogo acho que está muito bem conseguido, a incorporação de packs de niveis, historias novas, aumenta e muito o tempo de vida, e eu particularmente em conjunto com o meu filho já temos umas belas horas de jogo (50+), assumo que do ano 2 apenas comprei um level pack e um history pack, dado em PT não haver a venda globalmente, e a coisa assim vai morrendo.

Achei o jogo uma ideia interessante, nunca poderia jogar porque considero demasiado caro e acima de tudo não tenho consola para isso. Ainda assim, se tivesse à venda na Shop@Home teria gasto de bom grado alguns VIP points nuns packs mais pequenos, pelas figuras.

hugosantos

  • LEGO Ambassador
  • ****
  • Mensagens: 13247
  • O Polivalente
    • Flickr
Re: Maiores "flops" da LEGO
« Responder #8 em: 08 de Setembro de 2017, 14:30:55 »
É um assunto que me intriga um pouco e por isso decidi desenvolver um pouco sobre ele, se tiver tempo de facto sou capaz de limar as arestas para na devida altura lançar um artigo, pode ser boa ideia. Até ter um devido parecer da malta que participou nos vários programas que referi para dar mais insights.

Eu creio que o principio de agradar aos fans do brinquedo ajuda sempre a divulgar mais rapidamente, porque normalmente é mais exigente do que um total desconhecido, se tentares focar principalmente em terreno desconhecido podem nem sempre os esforços serem recompensados... que tem sido o caso.
This is Comunidade 0937!!!

hugosantos

  • LEGO Ambassador
  • ****
  • Mensagens: 13247
  • O Polivalente
    • Flickr
Re: Maiores "flops" da LEGO
« Responder #9 em: 20 de Outubro de 2017, 11:42:38 »
Para registo, tinha evidenciado e de momento deve estar para breve o anúncio oficial, tinha previsão de 3 anos e parece que se ficará pelo final do 2º.

LEGO Dimensions
Lançado em Setembro de 2015 - (???) 2017
This is Comunidade 0937!!!

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50488
    • Oficina dos Baixinhos
Re: Maiores "flops" da LEGO
« Responder #10 em: 20 de Outubro de 2017, 14:33:42 »
O Dimensions não é um produto da LEGO, mas da TT. Portanto o anúncio oficial terá que ser da TT Games.

hugosantos

  • LEGO Ambassador
  • ****
  • Mensagens: 13247
  • O Polivalente
    • Flickr
Re: Maiores "flops" da LEGO
« Responder #11 em: 20 de Outubro de 2017, 14:40:58 »
Até pode não o ser formalmente, mas a verdade é que é vendido como LEGO Dimensions e não como TT Dimensions que o cliente normal nem sequer conhece...

Nesse caso é a TT que pede autorização de licenciamento à LEGO?
This is Comunidade 0937!!!

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50488
    • Oficina dos Baixinhos
Re: Maiores "flops" da LEGO
« Responder #12 em: 20 de Outubro de 2017, 14:43:57 »
Sim, como os outros LEGO qualquer coisa Games. A TT é que tem domínio sobre a sua disponibilidade, já que a LEGO licencia a sua imagem. Algo como acontece em relação aos, por exemplo, filmes para LEGO.

hugosantos

  • LEGO Ambassador
  • ****
  • Mensagens: 13247
  • O Polivalente
    • Flickr
Re: Maiores "flops" da LEGO
« Responder #13 em: 20 de Outubro de 2017, 15:44:21 »
Se calhar por isso é que a LEGO não tem tido grande impacto nesses mercados.

Mas então poderemos concluir que um negócio desses independentemente de correr bem ou mal para a TT Games, a LEGO fica sempre a lucrar? Não será o mesmo de uma licença qualquer da LEGO por exemplo Disney ou Marvel/DC, vendam os sets ou não as entidades detentoras dos direitos lucram se vender muito, mas não deverão perder dinheiro se não vender.
This is Comunidade 0937!!!

golfman

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3406
  • Fan de LEGO, evidentemente!
    • My Flickr
Re: Maiores "flops" da LEGO
« Responder #14 em: 20 de Outubro de 2017, 17:03:21 »
Não dependerá da dimensão das marcas em questão?

Não acredito que entre a Marvel e a LEGO não haja um acordo que beneficie ambas as partes.  :?
LEGO, um hobby, uma paixão, sempre uma satisfação.
Fã de City e Modulares!