Creio que a maioria das tentativas da LEGO até à data em conseguir entrar no mundo digital têm saído furadas. Na minha opinião o mercado digital é tão mais evoluído e desenvolvido que é de facto um meio onde a empresa não está habituada a trabalhar e inevitavelmente recorre a outsourcing que não tem conseguido atingir os objectivos.
Faço aqui uma lista de algumas tentativas, a meu ver, com algum potencial, mas que se revelaram fracassos.
LEGO UNIVERSELançado a 26 de Outubro de 2010 e descontinuado a 31 Janeiro de 2012
![](https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/f/f9/LegoUniverse.png)
Um jogo do tipo Massive Multiplayer Internet Game, sofreu atraso de quase 2 anos no seu lançamento, seria necessária a devida aquisição para a instalação do jogo e posterior investimento para ter acesso a outros conteúdos e pacotes especiais e vantagens no jogo, em regime de assinatura paga. Enquanto se manteve como um Free Play Game com muitas possibilidade de jogo conseguiu atrair muitos jogadores, no entanto, a ideia de gastar dinheiro mensalmente não resultou. A oferta nos MMOG (Massive Multiplayer Online Games) é tão grande que não fez sentido para o mercado consumidor, neste caso os pais a pagarem para os filhos estarem a jogar no computador. Creio que preferem pagar para estarem a construir fisicamente do que pagarm para estarem no mundo digital.
Este produto foi extinto por falta de assinaturas dentro do público alvo pretendido, mas creio que os envolvidos poderão falar mais sobre o assunto.
LEGO Minifigures OnlineLançado a 29 de Junho de 2015 e descontinuado a 30 Setembro de 2016
![](https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/f/f3/Lego_Minifigures_Online_Logo.png)
Um jogo do tipo Massive Multiplayer Online Game (MMOG) e tal como todos os outros existentes no mercado tinha livre acesso com instalação no PC e jogava-se online com intuito de ter alguma interacção entre jogadores, o lucro do produtor adviria de duas fonte, a primeira directamente da compra da Série de Coleccionáveis respectiva com códigos para libertar a figura aleatória que se comprava e por outro mais ligada à componente do jogo que seria aquisição directa de pacotes com opções extra a utilizar no jogo directamente e também acesso a níveis exclusivos. Cheguei a experimentar o jogo numa fase BETA, 2 ou 3 dias, desenvolvia-se bem, estava bem construído com detalhes engraçados, no entanto, não me conseguiu convencer creio que faltava interacção e missão.
Devido a não ter atingido o objectivo de retorno financeiro da empresa programadora a Funcom, o jogo foi descontinuado.
Rebrick (Versão Inicial)Lançado a 15 de Dezembro de 2015 e totalmente remodelado a 3 de Março de 2016
![](https://itlug.org/wp-content/uploads/2012/07/rebrick.jpg)
Conhecido numa fase embrionária por LEGO Octopus, tratava-se de uma plataforma social para jovens e adultos que pretendia que houvesse uma troca activa e discussão online sobre a construção com peças LEGO.
Os utilizadores registados poderiam colocar online e comentar construções suas originais ou criações de outros. Incorporava também um blog no site onde eram discutidos vários assuntos, lançados alguns desafios ou concursos e também eram publicadas algumas entrevistas com fans e até contribuidores/curadores do site. O lema era "fans of the fans" e a principal ideia era a partilha de MOCs e chegaram a criar galerias, onde os utilizadores poderiam organizar os seus favoritos como categorias e partilha-lhas.
No entanto, falharam no principio essencial em que o crédito da criação deveria ficar com o nome do construtor e não do nome de quem realizava a partilha. As fotos partilhadas teriam de já estar presentes num motor de armazenamento de fotos para poderem ser , houve vários problemas de gestão porque o mesmo MOC podia ser partilhado em diversas fotos e esse filtro tinha de ser manual, além de que os destaques na página principal e partilhas também eram um pouco questionáveis em termos de qualidade. Havia também uma grande dificuldade na atribuição de TAGs aos MOCs, o que dificultava igualmente a pesquisa no site por tipos de construções e também existiram alguns problemas técnicos à mistura durante toda a sua existência... apesar de a sua gestão estar ao encargo da LEGO, todo o site era concebido e mantido por outsourcing, com enormes despesas.
Infelizmente era um site que poderia ter tudo para dar certo e ter algum impacto no mundo LEGO e que acabou por não singrar porque as bases/princípios de fundação usados para a sua criação impossibilitaram que financeiramente pudesse sr dinâmico em termos de programação para ter alterações simples futuras com as quais os gestores se debateram.
Por estes motivos e apesar de ainda existir com o mesmo nome, o Rebrick sofreu entretanto uma total remodelação e foi transformado num site de concursos online dos mais variados temas e formatos, não restando praticamente nada do conceito inicial, tendo apenas sobrevivido uma parte da plataforma que se tornou no todo, isto é, concursos.
LEGO DimensionsLançado em Setembro de 2015 - Presente
![](https://vignette.wikia.nocookie.net/lego-dimensions/images/1/12/Legodimensions_logo.png/revision/latest/scale-to-width-down/1000?cb=20150806175316)
Jogo multiuniverso para consolas, uma aposta num jogo que reúne temas das mais diversas áreas, desde clássicos Arcade, clássicos de filmes, clássicos personagens de animação, super heróis, Harry Potter, entre muitos outros. Para se poder jogar teria de ser adquirido o jogo base composto por uma mesa de controlo onde são colocadas as mais variadas peças físicas de personagens, de veículos e de outros gadgets, que pela leitura do seu microchip poderiam ser introduzidos no jogo digital.
Surpreendeu a entrada da LEGO num mundo já fortemente saturado com várias opções no mercado e com um preço bastante questionável. Apesar de ter a chancela Warner Bros, houve com certeza uma grande despesa com licenças e creio que o retorno terá sido insuficiente, uma vez que claramente se nota que há muito stock nas prateleiras que acabam por ser sujeitas a muitas promoções ao preço da chuva dos mais diversos packs que foram produzidos.
O grande negócio acabou por ser o mercado paralelo da LEGO pela enorme fonte de novas minifiguras espectaculares e bastante apetecíveis para os coleccionadores que atingem valores incomportáveis para muitos, até porque a compra do pack em si já seria desinteressante para quem não teria o objectivo de usufruir do jogo, até porque isso implicaria ter uma consola que poderia ser um custo suplementar.
Apesar desta minha exposição em contrapartida temos alguns projecto que creio que vieram para ficar como o LEGO Ideas (antigo LEGO Cuusoo) e que até ver será um bom exemplo que não creio que se venha a enquadrar nesta categoria. Estão também em andamento o LEGO Life e o LEGO Worlds, os quais não vou comentar.
Acredito que a LEGO irá acertar um dia, tal como em Friends, que teve décadas de desenvolvimento e inúmeras iterações para chegar aquilo que hoje conhecemos com o sucesso reconhecido. Aliás ter sucesso nesta área poderá ditar a sua sobrevivência e crescimento digital num futuro que cada vez é mais tecnológico, porque em termos de brinquedo tradicional físico não precisa de provar que é uma excelente marca.