image/svg+xml

Autor Tópico: [MOC] Makuta Apukon IV  (Lida 3301 vezes)

Guiler

  • ...
  • **
  • Mensagens: 218
    • Brickshelf
[MOC] Makuta Apukon IV
« em: 01 de Novembro de 2008, 01:52:11 »
MOC: Makuta Apukon IV (quarta versão)


Olá. Este é o primeiro MOC que apresento aqui  :-)|| .
Como o nome indica (Makuta Apukon IV) é um Bionicle.

Makuta é uma espécie de seres compostos por "antidermis" (antidermis é uma substância verde e gasosa, mais uma vez, fictícia da estória Bionicle) de acordo com a estória Bionicle, e estes podem tomar formas biomecânicas.
Apukon é um nome que inventei, e IV é por que esta é a quarta versão deste MOC. Antes de irmos direto ver a construção deste MOC, aqui vai uma pequena mostra das outras versões do Makuta Apukon:


Esta é a primeira versão do Makuta Apukon, criado em 2007. Foi desmontado semanas depois de montado, e infelizmente não sobraram muitas fotos (até por isso utilizei esta da Galeria LUG Brasil  :-\ )


Esta é a segunda versão, criada no início deste ano (mais ou menos em Fevereiro). Decidi reconstruir o Makuta Apukon depois de cerca de dez meses que estava desmontado. Mas essa era apenas a fase inicial de sua reconstrução, por isso parecia simples.


A terceira versão, que possuia na construcção cerca de 268 peças. Com um design mais agressivo do que a versão anterior, só faltou um pouco as incrementagens para melhor estabilidade da cabeça, pernas e corpo.



Esta é a versão atual, com muito mais estabilidade e, portanto, jogabilidade, do que as três versões anteriores. Ele é feito com 325 peças contadas, tanto Bionicle, Technic e system (sim, tem system, mas em pouquíssimas partes, conectadas por technic pins com studs).

Sobre o MOC

1 - A construcção e peças
A) as peças e a construcção das pernas e pés



A imagem acima mostra o MOC desmontado (só não desmontei algumas peças que se conectam por balljoints). Ele tem 325 peças, sendo que 124 são usadas nas duas pernas/antepernas (coxas) e pés, 49 utilizadas nos dois braços/garra/mão e armas, 85 são usadas no corpo e nas quatro asas, e de que 67 peças são utilizadas na cabeça.



A imagem acima mostra um pé já completo. Além da peça usada como suporte, há eixos technic encaixando na frente uma cabeça de um slizer, que, além de servir como uma adição ao design e padrão, serve também de suporte e equilíbrio. Atrás, á a conexão para as peças que formam os "tendões pneumáticos".



Acima, as pernas já estão praticamente prontas para o encaixe das antepernas. Além das peças usadas como suporte (as peças usadas como a base das pernas, consideradas "monos", ou seja, peças com" usos próprios"), há eixos technic e "armaduras", incrementando-as para auxiliar um melhor equilíbrio. Notem também que os "tendões pneumáticos" estão já ligados nos dois pés.



As pernas utilizam como base, eixos technic de tamanho 7, conectados ás peças de articulações pelas conexões "balljoints". Estes eixos de technic, por sua vez, utilizam peças que vão auxiliar na incrementagem das antepernas.



Através de "barras technic", e de eixos technic com tamanho 3 e stud na ponta, os tendões pneumáticos ficam conectados ás antepernas. Os studs impedem que os mesmos se desencaixem durante a jogabilidade.



As antepernas já estão preticamente completas com algumas peças servindo de incrementagens. Peças como dois pés pretos de Toa Inika (Toa Inika é uma linha de Bionicle lançada em 2006. O nome dos pés se deve ao fato de que estas peças começaram com esta linha).



As imagens acima dão um zoom em cada lado das antepernas, e mostram um pouco das incrementagens. Alguém consegue notar alguma peça system aí?  :D Desde já digo que há.



Acima, a visão geral das pernas, pés, antepernas e o início da construcção do corpo, a partir da "cintura". Esta fase da construcção utilizou cerca de 124 peças (muito mais do que os sets Bionicle comuns).

B) Construcção dos braços, asas e corpo



Depois de terminadas as pernas e pés, chega a hora de fazer o corpo. A peça utilizada para a estrutura do corpo e dos braços pode, sim, ser considerada uma peça sem muito uso, mas com algumas incrementagens, torna-se algo mais imponente. Na imagem acima, podemos ver a estrutura corpórea e dos braços.



Algumas peças de conexão do formato technic ajudam na estrutura do corpo, como podemos ver. E, nos braços, duas "armaduras" comuns vão ajudar no design final do MOC. E nas costas, o uso de algumas peças vai conectar as asas.



Mais peças são utilizadas nos antebraços, proporcionando um ajuste ao design. Além disso, são incluidas peças em forma de "braços" (já usados em Bionicle desde 2001, estas peças também estiveram presentes no tema Mars Mission e Alpha team), para contribuir na futura utilização das asas.



Para um encaixe melhor do design com a postura deste MOC, foram necessárias ainda algumas peças "monos", inclusive esta peça utilizada como armadura central, como visto na imagem.



Esta é a visão de trás. Para não deixar as costas muito smples, mostrando a barra de technic usada no suporte, utilizei algumas peças conctadas por um eixo technic com encaixe triplo. Isso foi o suficiente para incrementar o corpo nos dois sentidos, e ainda, alguns encaixes ficaram aptos para guardar uma arma de combate. 

 

Incluí no braço direito desta figura uma garra feita por "lâminas" , e uma arma de disparo também, que fica no lado.



Esta arma de disparo dispara quatro esferas de plástico maciço da cor prateada (já sei que vários fãs de Lego pensaram que são bolas de basquete prateadas, mas não tam o mesmo tamanho do que as bolas de basquete do tema sports, são um pouco maiores), ao puxar do "gatilho" ao pé da arma. Esta arma é chamada de "Midak Skyblaster" pelos fãs de Bionicle.

 

No seu braço esquerdo, eu criei uma mão de quatro dedos, três dedos em uma posição para frente e um polegar. Os quatro dedos são na verdade, peças que equivelçam as peças dos pequenos bohrok (uma linha dos Bionicle iniciada em 2002, que continuou em 2003 com o subtema "Bohrok-Kal"). Utilizei ainda conectores technic no meio da mão, para conectar uma arma de combate.



Acima, o corpo já está praticamente completo, e já podem notar que ele tem uma arma de combate na mão e já possui as suas quatro asas, sendo que as duas maiores, de cima, tem "ganchos".



Depois de que o corpo está completo, aqui está uma imagem da visão de trás.
Notem as conexões das asas, uma corrente conectada por dois studs, e uma arma de combate (espada) guardada em suas costas.  Esta fase de construcção (braços, corpo, asas, armas e cintura) exigiu 134 peças. Somando com a etapa de construcção anterior, até aí o MOC tem  258 peças.

C) Construcção da cabeça

Esta parte da construcção na minha opinião foi uma das mais divertidas. Aos poucos fui me lembrando da forma da cabeça da primeira versão do Makuta Apukon, e ao reunir algumas peças necessárias, obtive um resultado satisfatório.



Acima, o início da construcção da cabeça do Makuta Apukon. É a estrutura de sua mandíbula (ele possui uma mandíbula móvel, que abre e fecha facilmente, proporcionando um ponto a mais na jogabilidade).

 

A estrutura da cabeça é adicionada. Por mais que compacta, é uma estrutura complexa, e tive que tomar cuidado com a estabilidade. Graças a poucas peças adicionadas acima da mandíbula, consegui manter uma estabilidade na cabeça que não permite a fazer "balançar" durante a jogabilidade, ou quando a mandíbula estiver aberta. A segunda imagem mostra a visão de trás desta parte.



Com algumas conexões atrás da estrutura da cabeça, já é possível encaixar a cabeça ao corpo. Mas desde já aviso: O Makuta Apukon não tem um pescoço, basicamente não há nenhuma peça que possa segurar a cabeça a não ser  próprio corpo. Por isso ele vai ficar um pouco "corcunda" no final, mas nada que fique ruim no design. A imagem mostra a visão lateral.



Os "dentes" (ou presas) foram adicionados. Na falta da peça em forma de garra na cor branca, utilizei ambas peças na cor prateada.



Nos lados, usei mais peças para incrementar o design, e finalmente, através de um eixo technic de tamanho 6, conectei os dois olhos (na cor laranja) e uma máscara no lado inverso (esta máscara é conhecida como "Kanohi Ruru Hordika" pelos fãs de Bionicle). Desde que montei a primeira versão, gostei do design que esta máscara apresentou do lado inverso.



A cabeça já está completa, com uma peça em forma de "armadura" revestindo a parte de technic, mas não impedindo que o eixo possa se conectar ao corpo.



O MOC já está completo. A cabeça utiliza 67 peças (já é mais do que vários sets Bionicle de porte médo), somando com as 258 anteriormente usadas, agora são 325 no total.

2 - A jogabilidade

Como toda figura de ação montável do tema Bionicle, a jogabilidade deste MOC não decepciona. Com cerca de 21 pontos de articulações e uma ótima estabilidade, é muito divertido de brincar, desmontar, montar de novo...



A mandíbula aberta ao máximo. A boca tem o tamanho de um minifig  :?



Apukon "assustando" um minifig.


Nota: as imagens estão em um tamanho pequeno, mas ao clicarem a imagem aumenta. Infelizmente não consigo formatar as imagens para um tamanho melhor.
E também, por mais que este seja uma espécie de review, é um MOC, não um set  ;) (costumo tirar várias fotos de algus MOCs e formular reviews sobre eles).

Pasta no Brickshelf

E é isso, se tiverem qualquer comentário ou crítica, sintam-se livres para dizer  :-)d , embora o tema Bionicle não seja muito "apoiado". Espero que tenham gostado.

Abraço,
Guilherme.

Americo Verde

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 15475
  • Old School. Gang member.
Re: [MOC] Makuta Apukon IV
« Responder #1 em: 01 de Novembro de 2008, 03:26:31 »
Olha , um óptimo trabalho pelo review do MOC.
Está muito bem feito.
Quanto ao MOC , não sou grande apreciador de Bionicle , mas gostei muito das evoluções que foste fazendo.
Estás sempre a aumentar a dificuldade e o "valor" estético e a jogabilidade do MOC.

 ;D
"Create like a god, command like a king, work like a slave!"

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] Makuta Apukon IV
« Responder #2 em: 01 de Novembro de 2008, 07:21:46 »
Uau.. adorei a apresentação.

Como deves imaginar, não sou grande apreciador de Bionicles, no entanto e com a descrição da evolução, ficou com a ideia positiva!

Pena algumas fotografias terem fraca qualidade, tenta seguir um tutorial de fotografar MOCs como este: http://comunidade0937.com/forum/index.php/topic,2766.0.html

blueblock

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3490
  • O Prof de Física
    • Brickshelf
Re: [MOC] Makuta Apukon IV
« Responder #3 em: 01 de Novembro de 2008, 16:54:08 »
fixe :-)d
espero que ajudes os membros da comunidade a encarar o bio mais como LEGO ;D são feios, mas até são giros 0:) e têm partes bastante técnicas (os MOCs grandes)

cromido

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2126
  • Technician
    • Brickshelf
Re: [MOC] Makuta Apukon IV
« Responder #4 em: 01 de Novembro de 2008, 17:11:47 »
Não gosto do tema (embora tenha a minha quotaparte), porque não me vejo a utilizar aquelas peças noutras situações. (e as cores não são as melhores). Por issp, vou-me abster de comentar o MOC.

No entanto, a maneira como o apresentaste está engraçada, mas tenho uma pergunta, porque é que alojaste as imagens da review noutro sítio que não o BS?

Se as tens lá ::)

Biczzz

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4453
  • Fui eu que fiz os carrinhos 🚗
    • My LEGO @ Flickr
Re: [MOC] Makuta Apukon IV
« Responder #5 em: 02 de Novembro de 2008, 08:52:12 »
Eu também não gosto muito do tema, mas da última vez que vi Bionicle (no supermercado), nem tinham tanta peça nem eram tão complexos. Por isso acho que o teu até está muito bom. :D

Guiler

  • ...
  • **
  • Mensagens: 218
    • Brickshelf
Re: [MOC] Makuta Apukon IV
« Responder #6 em: 02 de Novembro de 2008, 11:59:09 »
Obrigado a todos pelos comentários.
Uau.. adorei a apresentação.

Como deves imaginar, não sou grande apreciador de Bionicles, no entanto e com a descrição da evolução, ficou com a ideia positiva!

Pena algumas fotografias terem fraca qualidade, tenta seguir um tutorial de fotografar MOCs como este: http://comunidade0937.com/forum/index.php/topic,2766.0.html

Sim, vou tentar seguir este tutorial para uma próxima vez, não tenho muita experência com fotos. Tentei criar um fundo branco, sendo que o MOC é 90% preto, mas em algumas fotos, acabou não dando muito certo.

fixe :-)d
espero que ajudes os membros da comunidade a encarar o bio mais como LEGO ;D são feios, mas até são giros 0:) e têm partes bastante técnicas (os MOCs grandes)

Não acho que sejam assim "feios", mas sim, estranhos. Mesmo assim alguns nao deixam de ser feios  :D . No caso deste MOC, essa foi a idéia. Eu queria montar um monstro das sombras, por isso a cor preta e por isso o design da cabeça, asas...
Mas mesmo assim, é muito divertido a construção.

Não gosto do tema (embora tenha a minha quotaparte), porque não me vejo a utilizar aquelas peças noutras situações. (e as cores não são as melhores). Por issp, vou-me abster de comentar o MOC.

No entanto, a maneira como o apresentaste está engraçada, mas tenho uma pergunta, porque é que alojaste as imagens da review noutro sítio que não o BS?

Se as tens lá ::)


Algumas peças não são muito utilizadas em situações mais comuns, mas não quer dizer que não sejam utilizáveis com LEGO System. O tema Exo-Force posui na maioria dos sets, uma peça que é um brick 4X4 com uma conexão de "Balljoint", e a mesma pode conectar membros (braços, pernas e até cabeças) mais comuns de Bionicle. Mas eu entendo o que quer dizer, as peças que formam as articulações simples servem mais para articulações, devidos aos balljoints, do que para qualquer outra coisa. E é claro, se misturado com system, acredito que  podem ficar ótimas para criar robôs.

Quanto as fotos, tenho as no brickshelf, mas as fotos que estão no brickshelf ficariam muito grandes aqui no tópico, por isso utilizei um site de formatação de tamanho de imagens, para tornar a visãó geral da foto mais fácil. O único problema é que eu acho que as imagens ficaram pequenas demais no tópico  :-\.

Eu também não gosto muito do tema, mas da última vez que vi Bionicle (no supermercado), nem tinham tanta peça nem eram tão complexos. Por isso acho que o teu até está muito bom. :D

É verdade, a maioria dos sets comuns Bionicle não mostram muita complexidade em construção.  Mas ainda há sim, sets de Bionicle complexos, os que vem em caixas maiores, por exemplo (das linhas de "titans" e "warriors"), incluem cerca de 200 peças.
 
E mais uma vez, obrigado por comentários e críticas.

cromido

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2126
  • Technician
    • Brickshelf
Re: [MOC] Makuta Apukon IV
« Responder #7 em: 02 de Novembro de 2008, 19:42:05 »
Algumas peças não são muito utilizadas em situações mais comuns, mas não quer dizer que não sejam utilizáveis com LEGO System. O tema Exo-Force posui na maioria dos sets, uma peça que é um brick 4X4 com uma conexão de "Balljoint", e a mesma pode conectar membros (braços, pernas e até cabeças) mais comuns de Bionicle. Mas eu entendo o que quer dizer, as peças que formam as articulações simples servem mais para articulações, devidos aos balljoints, do que para qualquer outra coisa. E é claro, se misturado com system, acredito que  podem ficar ótimas para criar robôs.

Quanto as fotos, tenho as no brickshelf, mas as fotos que estão no brickshelf ficariam muito grandes aqui no tópico, por isso utilizei um site de formatação de tamanho de imagens, para tornar a visãó geral da foto mais fácil. O único problema é que eu acho que as imagens ficaram pequenas demais no tópico  :-\.

Experimenta fazer isto:
Código: [Seleccione]
[img width=400][/img]Por acaso, também não muito fã de Exoforce  ::)

Eu também não gosto muito do tema, mas da última vez que vi Bionicle (no supermercado), nem tinham tanta peça nem eram tão complexos. Por isso acho que o teu até está muito bom. :D

É verdade, a maioria dos sets comuns Bionicle não mostram muita complexidade em construção.  Mas ainda há sim, sets de Bionicle complexos, os que vem em caixas maiores, por exemplo (das linhas de "titans" e "warriors"), incluem cerca de 200 peças.

Não te esqueças dos veículos

Guiler

  • ...
  • **
  • Mensagens: 218
    • Brickshelf
Re: [MOC] Makuta Apukon IV
« Responder #8 em: 02 de Novembro de 2008, 21:49:28 »
Sim, os veículos são mesmo muito complexos, mas sobre as figuras incluídas com eles, eu não diria o mesmo, são muito simples. Mesmo assim, eu estou pensando em obter pelo menos o 8942.
(...)
Experimenta fazer isto:
Código: [Seleccione]
[img width=400][/img](...)


Obrigado pelo código. Eu experimentei em uma imagem, mas acho que a qualidade da foto não ficou muito boa:



Richard03

  • ...
  • **
  • Mensagens: 205
  • Brasileiro na área!
Re: [MOC] Makuta Apukon IV
« Responder #9 em: 02 de Novembro de 2008, 22:07:50 »
gostei!

esta muito criativo :D
não sou fã desses ''monstrinhos'' mas esse até q ta legal ;D

tânia

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 11618
  • Ditadora...olha, decide tu!!
    • Pasta do brickshelf
Re: [MOC] Makuta Apukon IV
« Responder #10 em: 03 de Novembro de 2008, 15:30:16 »
É realmente uma personagem estranha ;)

Adorei o ler teu processo de construção, dá-nos uma ideia real do que é construir maioritariamente com peças Bionicle.
Ao longo destes anos tenho visto trabalhos muito bons nesta área, que embora tenha menos adeptos, não é em absoluto menos importante.
tânia
boas construções!

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] Makuta Apukon IV
« Responder #11 em: 03 de Novembro de 2008, 15:57:19 »
Sim, os veículos são mesmo muito complexos, mas sobre as figuras incluídas com eles, eu não diria o mesmo, são muito simples. Mesmo assim, eu estou pensando em obter pelo menos o 8942.
(...)
Experimenta fazer isto:
Código: [Seleccione]
[img width=400][/img](...)


Obrigado pelo código. Eu experimentei em uma imagem, mas acho que a qualidade da foto não ficou muito boa:


Acontece isso porque fizeste o redimensionamento a uma imagem pequena. Deverás fazer a uma grande. Por exemplo (com uma das tuas no brickshelf):



Outra coisa, não vale a pena colocar imagens tão grande no BS, ocupa espaço e torna o visionamento mais lento. 800 ou 1024 pixels de largura é mais que suficiente.

Guiler

  • ...
  • **
  • Mensagens: 218
    • Brickshelf
Re: [MOC] Makuta Apukon IV
« Responder #12 em: 03 de Novembro de 2008, 19:55:58 »
gostei!

esta muito criativo :D
não sou fã desses ''monstrinhos'' mas esse até q ta legal ;D


Obrigado  :D Eu também acho que alguns Bionicle se parecem com monstros (este é um caso  ;D ), mas alguns sets tem mais parecenças com robôs ás vezes.

É realmente uma personagem estranha ;)

Adorei o ler teu processo de construção, dá-nos uma ideia real do que é construir maioritariamente com peças Bionicle.
Ao longo destes anos tenho visto trabalhos muito bons nesta área, que embora tenha menos adeptos, não é em absoluto menos importante.

Obrigado, tentei descrever a construcção para não ficarem com dúvidas sobre algumas peças. E há muitos fãs de Bionicle pelo mundo afora que tem MOCs muito melhores do que alguns sets. Mas é claro, isso se deve a disponibilidade de peças, misturado com algumas técnicas. Se alguns MOCs de Bionicle que vejo no brickshelf fossem vendidos como sets, sairíam muito caros  ^:)^

Mas mesmo alguns sets tem uma certa construcção envolvida.

(...)
Acontece isso porque fizeste o redimensionamento a uma imagem pequena. Deverás fazer a uma grande. Por exemplo (com uma das tuas no brickshelf):



Outra coisa, não vale a pena colocar imagens tão grande no BS, ocupa espaço e torna o visionamento mais lento. 800 ou 1024 pixels de largura é mais que suficiente.

Opa, eu não havia percebido o problema, obrigado por dizeres.
E quanto ás imagens no brickshelf, preciso de um programa para redimensioná-las, pois a minha câmera fotográfica passa imagens muito grandes, e antes de redimensioná-las já coloco-as no Brickshelf (desculpem-me, mas resolução imagens não é o meu forte).

Mais uma vez, agradeço pelos comentários de todos.

rupi

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 7034
    • my brickshelf
Re: [MOC] Makuta Apukon IV
« Responder #13 em: 03 de Novembro de 2008, 21:02:06 »
Que grande "bicho" :o coitado do minifig ao lado.
Eu também não sou muito conhecedor/apreciador do tema Bionicle, mas dá para ver que está um MOC bem recheado de pormenores e bem construído.